1. Início
  2. / Economia
  3. / O gigantesco império da Coca-Cola no Brasil — com 33 fábricas, investiu R$ 11 bilhões só nos últimos 2 anos, sustenta 574 mil empregos e injeta R$ 87,5 bilhões anuais no PIB do país
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

O gigantesco império da Coca-Cola no Brasil — com 33 fábricas, investiu R$ 11 bilhões só nos últimos 2 anos, sustenta 574 mil empregos e injeta R$ 87,5 bilhões anuais no PIB do país

Publicado em 08/10/2025 às 22:13
Fábricas, Coca-Cola, Refrigerantes
Imagem ilustrativa: IA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com presença em mais de 1 milhão de pontos de venda, a Coca-Cola investe pesado para expandir produção, inovação e eficiência no Brasil

Há mais de oito décadas no Brasil, a Coca-Cola consolidou sua posição como líder absoluta em refrigerantes e presença constante na vida dos consumidores. A marca está em mais de um milhão de pontos de venda, mas ainda vê espaço para crescer — tanto que investiu R$ 11 bilhões nos últimos dois anos para fortalecer sua operação nacional. As informações são do portal Exame.

Um sistema que movimenta bilhões

Segundo levantamento da consultoria Steward Redqueen, a Coca-Cola Brasil gera anualmente R$ 87,5 bilhões em impacto econômico.

Esse valor representa 0,7% do Produto Interno Bruto do país e mostra o peso do sistema produtivo que vai do campo até o varejo.

Ao todo, o sistema Coca-Cola responde por 574 mil empregos — sendo 50 mil diretos e mais de 520 mil indiretos.

O estudo indica ainda que R$ 25,9 bilhões foram pagos em salários e R$ 28,2 bilhões correspondem ao impacto no comércio.

Além disso, a companhia movimentou R$ 14,6 bilhões em compras de bens e serviços de empresas brasileiras.

Esses números demonstram a amplitude de uma rede que conecta agricultores, indústrias, centros de distribuição e varejistas.

Luciana Staciarini Batista, CEO da Coca-Cola Brasil e Cone Sul, define essa capilaridade como parte essencial da “fórmula secreta” da empresa. “É a consequência de um sistema muito distribuído, com forte presença local. Essa é parte da nossa fórmula secreta”, afirma.

O poder de cada real gasto

O estudo aponta que, a cada dólar gasto por consumidores com produtos Coca-Cola, outros US$ 0,94 são gerados para a economia brasileira.

Esse efeito multiplicador ocorre porque a operação está integrada a uma cadeia ampla de parceiros.

Luciana destaca que o impacto vai além da produção de bebidas. “Nosso modelo de negócios nos permite operar como um motor econômico robusto, promovendo emprego, renda e impacto direto na vida de milhares de famílias”, disse.

Investimento contínuo para manter o ritmo

Com R$ 7 bilhões previstos para 2025 e outros R$ 4 bilhões já aplicados em 2024, a Coca-Cola considera o Brasil um de seus principais motores de expansão global.

Por isso, inaugurou 14 novas linhas de produção neste período, ampliando a capacidade de fábricas e diversificando categorias.

Parte dos investimentos está voltada às embalagens retornáveis, vistas como alternativa sustentável e de menor custo.

Outras linhas atendem o crescimento de segmentos como sucos, isotônicos e águas minerais.

De acordo com a executiva, o Brasil oferece oportunidades que já se esgotaram em mercados mais maduros.

Inclusive quando a gente compara com outros países em termos de consumo, vemos espaço relevante para seguir crescendo. E isso vem acontecendo, tanto que o Brasil tem sido citado nos relatórios corporativos como uma das alavancas de crescimento da companhia.”

Expansão e eficiência logística da Coca-Cola

O aumento da produção exigiu reforço na estrutura de distribuição. A Coca-Cola investiu na abertura de novos centros logísticos, ampliação de frotas e aquisição de equipamentos de refrigeração para os pontos de venda.

A companhia também acompanha as mudanças no comportamento dos brasileiros. O consumo de bebidas sem açúcar, por exemplo, vem crescendo de forma acelerada.

A categoria zero está crescendo bastante no Brasil. Nosso papel é oferecer boas opções para todos os perfis de consumo, com o melhor sabor possível”, explica a CEO.

Mesmo com a expansão das versões zero, o sabor original continua sendo o carro-chefe. “Coca-Cola Original segue líder, mas as opções sem açúcar têm conquistado cada vez mais espaço”, reforça.

Essa transição reflete uma mudança cultural em torno da saúde e da moderação no consumo. A empresa investiu em tecnologia e pesquisa para manter o sabor das versões zero semelhante ao tradicional, o que levou anos de desenvolvimento.

Um sistema moldado pela regionalização

Um dos diferenciais do modelo brasileiro está na estrutura descentralizada. O sistema da Coca-Cola no país é formado por sete fabricantes e 33 fábricas distribuídas em diferentes regiões.

Esse formato permite adaptações locais. No Nordeste, por exemplo, a Fanta Caju se tornou um sucesso. Já no Sul, a produção de mate cresce com força.

Essa flexibilidade é o que torna nosso modelo tão eficiente. Somos 100% integrados com o país, operamos com brasileiros em todas as etapas da cadeia — do campo à indústria, da logística ao comércio”, afirma Luciana.

Coca-Cola: Uma presença enraizada no país

Com mais de 80 anos de história no Brasil, a Coca-Cola mantém sua relevância por combinar inovação e presença local.

Está em mais de um milhão de pontos de venda e sustenta uma rede que gera mais de meio milhão de empregos.

O modelo brasileiro se tornou referência dentro da empresa, servindo como exemplo de operação integrada e adaptável. Por isso, a companhia reafirma que continuará apostando no país.

O Brasil é prioridade. Continuaremos investindo em novas categorias, eficiência logística e inovação, porque acreditamos no potencial deste mercado”, conclui a CEO.

Em um cenário de consumo em transformação, a Coca-Cola reafirma sua liderança com investimentos robustos, estratégia regionalizada e um impacto econômico que já ultrapassa os R$ 87 bilhões por ano — consolidando-se como uma das maiores forças industriais e de consumo do país.

Com informações de Exame.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo para iOS
Baixar aplicativo
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x