A nova ponte que unirá Porto São José, no Noroeste do Paraná, e Taquarussu (MS), é resultado de uma parceria entre o Governo do Paraná e a Itaipu Binacional.
Os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção desta ponte foram elaborados em conjunto pelas duas partes envolvidas. Esta interligação ficará situada no Rio Paraná, permitindo a conexão entre esses dois territórios.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) anunciou nesta segunda-feira (13) que a licitação para a elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para construir uma nova ponte de ligação entre o Estado Paraná e Mato Grosso do Sul foi vencida.
A obra será realizada no Rio Paraná, conectando o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, na região Noroeste do estado, com o município sul-mato-grossense de Taquarussu. A licitação foi realizada por meio da modalidade Pregão Eletrônico, onde as participantes competem entre si oferecendo lances cada vez menores através da plataforma de licitações do Banco do Brasil.
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A empresa Prosul – Projetos, Supervisão e Planejamento foi declarada vencedora após a análise da comissão de julgamento do DER/PR. Esta foi a segunda classificada no pregão eletrônico, tendo sido convocada para assumir o cargo depois que a primeira arrematante não atendeu às exigências de comprovação de qualificação técnica. Após o vencimento do prazo para recorrer aos resultados, a próxima etapa é homologar o resultado, seguida pela assinatura do contrato.
O projeto de construção de uma ponte sobre o Rio Paraná, com extensão de 2 quilômetros, traz grandes benefícios para as regiões Sul e Centro-Oeste do País. Além de permitir a criação de um novo corredor logístico entre os dois estados, a obra também diminuiria o tempo de viagem até o Porto de Paranaguá, gerando economia e maior agilidade na escoação da produção.
Para completar a estrutura, serão restaurados 19,8 km da rodovia PR-577 no lado paranaense, além da construção de um contorno em Porto São José, 30 km da MS-473 no lado sul-mato-grossense, e um viaduto de acesso em Taquarussu. Esta iniciativa trará benefícios significativos, tanto socioeconômicos quanto ambientais, que serão medidos durante os 18 meses previstos para conclusão do projeto.
O Estado homologou o investimento de R$ 36 milhões em conservação de rodovias no Noroeste, beneficiando 168 mil moradores de 17 municípios. As obras de manutenção e conservação serão realizadas em 238 quilômetros de estradas, oferecendo muitos benefícios à região.
O DER/PR anunciou a homologação de uma licitação para obras de conservação de 238,25 quilômetros de rodovias estaduais da região Noroeste. Um investimento do Governo do Paraná no valor de R$ 36.333.943,86 trará benefícios diretos a mais de 168 mil habitantes de 17 municípios.
O diretor-geral do órgão, Alexandre Castro Fernandes, destacou que as obras incluem serviços rotineiros, remendos profundos e superficiais, reperfilagem, tapa-buraco, melhorias no sistema de drenagem e recomposição da sinalização horizontal. Os trabalhos começarão assim que o contrato for assinado e a ordem de serviço for emitida pelo DER/PR, garantindo um ano de manutenção contínua para as rodovias da região Noroeste do estado.
O Pró Conserva é um programa intermediário que visa garantir a conservação e segurança das rodovias estaduais no Noroeste do estado. Três lotes foram contratados, abrangendo 899 quilômetros de rodovias, com investimentos de R$ 89,4 milhões. O primeiro lote foi o único, cobrindo 307 quilômetros entre Tapira e Cianorte.
Os demais lotes (A e B) oferecem 592 quilômetros nos arredores de Paranavaí. Além disso, projetos estão sendo desenvolvidos para melhorar a modelagem dos contratos, trazendo indicadores de desempenho mais eficazes e duradouros.