Executivo da Volkswagen desmente rumores sobre um novo VW Fusca; informações oficiais indicam que o lançamento não ocorrerá tão breve quanto imaginado no mercado automotivo global.
Com a recente revitalização da Kombi pela Volkswagen através do modelo elétrico ID.Buzz, surgiram especulações acerca do retorno do Fusca, também como um veículo elétrico. Esses rumores ganharam força após a Volkswagen apresentar um Fusca elétrico projetado para o desenho animado ‘Ladybug’. No entanto, para desapontamento dos entusiastas do modelo, a Volkswagen confirmou que não há planos para reintroduzir o Fusca no mercado.
Executivo da Volkswagen nega o retorno do novo VW Fusca
Quem deu a palavra final em relação aos rumores da volta do novo VW Fusca foi o CEO da marca alemã, Thomas Schäfer. Em entrevista à mídia durante a revelação do novo Tiguan, o executivo foi bem enfático sobre indagações relacionadas ao possível retorno do Fusca como um carro totalmente elétrico, algo que era, de fato, cogitado.
A frase definitiva do executivo da Volkswagen, ao ser questionado sobre a volta do Fusca, foi dizer que: “existem alguns carros que o tempo deles já se passou. Não faz o menor sentido trazê-los de volta”.
- Toyota Yaris e Honda City 2025: qual é o melhor hatch para você?
- Chevrolet Montana vs Fiat Toro vs Renault Oroch: Quem perdeu mais valor no último ano?
- China desenvolve um trem nunca visto antes! Novo trem chinês desafia a gravidade e “flutua” pelas ruas
- Citroën Basalt Shine 2025 promete ser o SUV turbo automático mais em conta do Brasil: Mas será que ele realmente cumpre o que promete em termos de economia, conforto e visual?
Isso porque a marca já tentou em duas ocasiões ressuscitar o VW Fusca, mas de formas diferentes com o New Beetle e o último Fusca.
Schäfer destaca que não diria com 100% de certeza, mas de onde está agora, não consideraria o retorno de um novo fusca. É a mesma coisa com o Scirocco: seu tempo já foi, depois a marca tentou fazer uma reinterpretação dele. Segundo o executivo, fazer isso de novo não poderia dar muito certo. Sem contar que é necessário olhar para frente e balancear todo os custos associados a isso.
Outros modelos da Volkswagen que podem voltar ao mercado
A volta do VW Fusca como um carro elétrico não é prioridade para a marca. Só que há a possibilidade de outros modelos voltarem. Isso porque a marca alemã vê com bons olhos o uso de nomes históricos dentro do seu portfólio e manterá alguns importantes, como é o caso do Golf e Tiguan, além de trazer novidades.
Segundo o CEO da Volkswagen, a empresa decidiu não jogar fora os nomes tradicionais e de sucesso que possui há tanto tempo e investiu por tanto tempo. Um Exemplo é o Golf e Tiguan. Então não há motivo para jogar fora.
É óbvio que há muitos nomes na história da marca alemã, mas tem poucos, digamos assim, que realmente são globais e icônicos. Esse ponto é destacado lembrando de alguns modelos como Golf e Tiguan, entretanto Schäfer rebate afirmando que provavelmente ninguém fará nada com Scirocco ou Arteaon. Isso é parte da filosofia de nomes da marca, agora eles que estão morrendo.
VW Gol SUV pode chega ao mercado em breve
Embora não traga um novo fusca, a Volkswagen está planejando o super lançamento de um carro popular amado pelos brasileiros, no caso, a volta do VW Gol SUV, e promete colocar medo em várias marcas, principalmente a Hyundai, ameaçando as vendas do HB20.
Este modelo carregado de nostalgia e ainda presente nas ruas brasileiras, está prestes a sofrer uma transformação significativa. Segundo dados recentes, a montadora planeja reimaginar o Gol como SUV de entrada, um movimento estratégico que promete impactar o mercado automotivo.
Segundo dados, a marca tem planos de implementar a nova tecnologia VW 246 no recém-projetado veículo. A estimativa é que o novo Volkswagen Gol SUV entre em produção em 2025 na fábrica de Taubaté, em São Paulo. Ainda sem um nome escolhido, o modelo compõe um ambicioso plano de investimentos da Volkswagen em tecnologias híbridas para o mercado nacional.