1. Início
  2. / Automotivo
  3. / O carro a hidrogênio da Toyota em testes no Brasil, que abastece em 5 minutos, tem 600 km de autonomia e usa o etanol para criar seu próprio combustível
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

O carro a hidrogênio da Toyota em testes no Brasil, que abastece em 5 minutos, tem 600 km de autonomia e usa o etanol para criar seu próprio combustível

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 20/06/2025 às 22:34
O carro a hidrogênio da Toyota que solta água pelo escape: a verdade sobre a chegada do Mirai ao Brasil
O carro a hidrogênio da Toyota que solta água pelo escape: a verdade sobre a chegada do Mirai ao Brasil
  • Reação
3 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Com promessa de 600 km de autonomia e abastecimento em 5 minutos, o Toyota Mirai está em testes no país, mas seu futuro não deve ser nas garagens dos consumidores.

A notícia sobre a chegada do Toyota Mirai ao Brasil, um carro que usa hidrogênio como combustível e emite apenas água, gerou grande expectativa. A promessa de uma tecnologia que combina a conveniência de um carro a combustão com zero emissões locais parece a solução perfeita. No entanto, o papel do Mirai no país é muito mais estratégico do que um simples lançamento comercial.

O veículo é a estrela de um projeto pioneiro para produzir hidrogênio renovável a partir do etanol, uma aposta da Toyota e seus parceiros para transformar a matriz energética nacional. No entanto, a análise de seu alto custo revela que o futuro do Mirai não está nas ruas, mas sim como um catalisador para uma nova indústria focada no transporte pesado.

O que é o Toyota Mirai e como funciona um carro movido a célula de combustível de hidrogênio

O Toyota Mirai é um FCEV (Veículo Elétrico a Célula de Combustível). Ele não tem um motor a combustão e nem é recarregado na tomada como um elétrico comum. Seu funcionamento transforma hidrogênio em eletricidade em um processo que parece ficção científica:

  1. O hidrogênio, armazenado em tanques de alta pressão, é enviado para uma célula de combustível.
  2. Nessa célula, o hidrogênio reage com o oxigênio do ar.
  3. Essa reação gera eletricidade, que alimenta o motor elétrico de 184 cv do carro.
  4. O único subproduto desse processo é água pura, que sai pelo escapamento.

A grande vantagem é que o Mirai oferece os benefícios de um carro elétrico (silêncio e torque instantâneo) com a conveniência de um carro a gasolina: seu abastecimento leva apenas 5 minutos e sua autonomia chega a 600 km.

O projeto brasileiro: a parceria estratégica para produzir hidrogênio a partir do etanol

O carro a hidrogênio da Toyota em testes no Brasil, que abastece em 5 minutos, tem 600 km de autonomia e usa o etanol para criar seu próprio combustível

Para viabilizar o carro a hidrogênio, o Brasil não copiou o modelo de outros países. Em vez disso, criou uma solução própria e única no mundo. Uma parceria entre Toyota, Shell, Raízen, Hytron e a Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu uma estação piloto que produz hidrogênio renovável a partir do etanol.

A ideia é usar a infraestrutura de distribuição de etanol já existente no Brasil, o que seria muito mais barato e eficiente do que transportar hidrogênio puro. O processo, chamado de reforma a vapor, aquece o etanol e o transforma em hidrogênio no próprio local de abastecimento. A planta piloto, inaugurada na USP no final de 2024, já está em fase de testes em 2025.

A realidade da posse: os desafios de abastecimento e o alto custo do Mirai no exterior

Mas a promessa da tecnologia esbarra em uma dura realidade, e a experiência de ter um Mirai na Califórnia, o mercado mais desenvolvido para esse tipo de carro, serve como um grande alerta para o Brasil. Relatos de proprietários revelam os problemas do mundo real:

Infraestrutura não confiável: postos de hidrogênio frequentemente ficam fora de serviço, com longas filas e problemas de pressão que impedem um abastecimento completo.

Depreciação catastrófica: o carro perde valor de forma drástica. Um Mirai 2018 já foi vendido em leilão nos EUA por apenas US$ 6.300, uma fração de seu preço original.

Custo do combustível: o hidrogênio na bomba é muito caro. Encher o tanque pode custar até US$ 180 para uma autonomia de 500 km, um custo por quilômetro muito superior ao da gasolina ou da eletricidade.

O Toyota Mirai no Brasil em 2025: um carro de teste, não de rua

O Toyota Mirai no Brasil não está à venda para o público. As unidades que rodam no país fazem parte do projeto piloto da USP. O hidrogênio gerado a partir do etanol na estação experimental abastece um Mirai, um Hyundai Nexo e três ônibus, que circulam em rotas de teste.

O objetivo da Toyota e seus parceiros não é avaliar o Mirai como um produto de consumo, mas sim validar a tecnologia de produção de hidrogênio a partir do etanol. O carro funciona como um “garoto-propaganda” e um laboratório móvel para uma estratégia industrial muito maior.

O futuro da tecnologia: o foco no transporte pesado, como ônibus e caminhões

Diante do alto custo, da depreciação avassaladora e da falta de infraestrutura, fica claro que a tecnologia testada com o Toyota Mirai no Brasil tem um futuro muito mais provável em outro segmento.

O foco mais viável é o de transporte pesado e frotas comerciais. Ônibus e caminhões, que rodam em rotas definidas e podem ser abastecidos em garagens centralizadas, são os candidatos ideais para essa tecnologia. Nesses segmentos, o cálculo de custo é diferente e pode justificar o investimento. Portanto, o Mirai funciona hoje como um catalisador tecnológico para uma solução que pode, no futuro, mover a logística e o transporte público do país.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x