O tesouro perdido de Hitler ainda desperta fascínio e mistério: toneladas de ouro nazista teriam sido enterradas nas montanhas da Baviera, e caçadores modernos acreditam que parte da fortuna bilionária ainda está escondida
Nos últimos dias do Terceiro Reich, a Alemanha mergulhava em caos e destruição, mas o regime nazista ainda tentava proteger sua fortuna. O tesouro com toneladas de ouro e moedas estrangeiras foi transportado às pressas para as montanhas da Baviera, com o objetivo de escapar das forças Aliadas que avançavam sobre o país.
Avaliado hoje em bilhões de dólares, o tesouro incluía barras, moedas e grandes somas em diferentes moedas internacionais.
Parte desse ouro teria sido enterrada nas proximidades do lago Walchensee, um local remoto e cercado por florestas.
-
Os relógios milionários de Messi: coleção inclui modelos raríssimos da Rolex que passam dos R$ 700 mil
-
Como Shenzen virou megacidade tech: zonas econômicas especiais, 17 milhões de moradores e um dia a dia totalmente automatizado
-
Entre na cozinha, no quarto e no banheiro dos anos 70 e descubra como era viver com móveis escuros, pôsteres de ídolos e azulejos coloridos
-
Se Elon Musk resolvesse gastar US$ 10 milhões por dia, levaria 50.000 dias — ou cerca de 136 anos — para zerar sua fortuna
Apenas fragmentos desse saque vieram à tona após o fim da guerra. A narrativa foi detalhada pelos historiadores Ian Sayer e Douglas Botting no livro Nazi Gold.
A operação secreta nas montanhas
Em abril de 1945, as forças Aliadas já haviam apreendido cerca de 93% do ouro do Reich, encontrado em uma mina de sal na Turíngia.
Restava, porém, uma parte significativa. Com Berlim prestes a cair, Adolf Hitler autorizou que o restante fosse enviado ao sul, em uma última tentativa de salvar o símbolo final de seu poder.
Caminhões e trens cruzaram um país devastado até Munique. Lá, os oficiais nazistas já agiam sem ordens claras.
O carregamento seguiu então para Mittenwald e, em seguida, para Einsiedl, às margens do Walchensee.
Segundo os registros, cerca de treze toneladas de ouro e outros valores foram empilhadas em um antigo campo militar.
Esconderijos e desaparecimentos
Na noite de 26 de abril, o ouro foi dividido em lotes menores e enterrado na região montanhosa de Steinriegl.
Poucos dias depois, os locais dos buracos foram alterados, o que tornou o mapa do tesouro ainda mais confuso.
As tropas americanas conseguiram recuperar apenas parte do saque, e até hoje não há registros precisos sobre o total original.
O historiador Ian Sayer reconhece que grandes somas “escaparam pelos dedos dos Aliados”. Há rumores de que milhões de dólares foram contrabandeados para a Suíça.
Além disso, moradores da região de Garmisch-Partenkirchen começaram a exibir carros de luxo logo após a guerra, levantando suspeitas sobre o destino de parte da fortuna.
A nova geração de caçadores
Cornelia Ostler, uma alemã de 40 anos, acredita que o restante do ouro ainda está enterrado na Baviera. Ela contou ao The Sun que sua busca começou com seu pai, Reinhold Ostler, também caçador de tesouros.
“Quando estou procurando, me sinto muito próxima dele”, disse. Recentemente, ela encontrou um distintivo nazista datado de 1934, considerado uma pista promissora.
Sayer, que já recuperou duas barras de ouro desaparecidas nos anos 1990, acredita que ainda existam esconderijos intactos.
“Se alguém morre, é preso ou simplesmente esquece o local, o ouro continua ali”, afirmou. Para Cornelia, o mistério está mais perto de ser resolvido do que nunca.
O inventário do tesouro
De acordo com Nazi Gold, o espólio original incluía 364 sacos com 728 barras de ouro, dezenas de caixas com moedas, além de milhões em dólares, libras, francos e coroas de vários países.
Uma herança monumental que, oitenta anos depois, ainda pode estar oculta sob o solo gelado das montanhas bávaras — esperando para ser descoberta.
Com informações de O Globo.


Seja o primeiro a reagir!