1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / O asteroide que pode conter elementos ainda não vistos na Terra
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

O asteroide que pode conter elementos ainda não vistos na Terra

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 20/07/2025 às 21:29
asteroide
Foto: Reprodução
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
7 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Cientistas da Universidade do Arizona investigam o asteroide 33 Polyhymnia e levantam uma hipótese surpreendente: ele pode conter elementos que ainda não foram descobertos na Terra. A densidade observada ultrapassa o limite conhecido da matéria atômica estável e sugere a presença de materiais ultra densos e desconhecidos.

Um estudo recente da Universidade do Arizona trouxe uma possibilidade surpreendente: o asteroide 33 Polyhymnia pode ser formado por elementos que ainda não foram vistos na Terra.

A pesquisa investigou a densidade de certos asteroides e levantou a hipótese de que eles abriguem materiais com propriedades desconhecidas.

Densidade além do conhecido

A equipe de físicos analisou Objetos Compactos Ultradensos, conhecidos como CUDOs.

Esses corpos teriam densidades maiores que a do ósmio, o elemento estável mais denso da natureza. O ósmio possui 76 prótons, e sua densidade é um dos limites conhecidos para elementos estáveis.

No entanto, alguns asteroides observados superam esse limite. O caso mais notável é o do 33 Polyhymnia, que apresenta uma densidade de massa muito acima da matéria atômica conhecida. Com base nisso, os pesquisadores classificaram o objeto como um possível CUDO com composição desconhecida.

Elementos além da tabela periódica

A equipe estudou elementos com números atômicos superiores ao que existe atualmente na tabela periódica. Um exemplo é o oganesson, elemento de número atômico 118, criado pela primeira vez em laboratório em 2002.

Embora tais elementos já tenham sido produzidos, eles costumam ser instáveis e radioativos. Suas meias-vidas são extremamente curtas, o que dificulta sua análise. Mesmo assim, os cientistas continuam tentando modelar propriedades de elementos ainda mais pesados, inclusive usando o modelo relativístico de Thomas-Fermi para prever suas densidades.

Possível ilha de estabilidade

Ao aplicar esse modelo, os físicos não encontraram nenhum elemento conhecido que explicasse a densidade observada no 33 Polyhymnia. Mesmo elementos estáveis da tabela atual não alcançaram os valores registrados.

No entanto, os pesquisadores sugerem a existência de uma “ilha de estabilidade” teórica, próxima ao número atômico 164. Essa região pode abrigar elementos com densidades entre 36 e 68 g/cm³. Se esses metais superpesados forem estáveis, poderiam estar presentes no interior do asteroide.

Mineração e descobertas futuras

A possibilidade de que tais elementos existam no Sistema Solar é animadora. “Todos os elementos superpesados — tanto os instáveis quanto os não observados — foram agrupados como ‘unobtainium'”, disse o pesquisador Jan Rafelski. “A ideia de que alguns deles possam ser obtidos é empolgante.”

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x