Três ações acontecem durante o evento com o objetivo de apoiar a indústria brasileira
O American Petroleum Institute ( API ) estará presente na Rio Oil & Gas 2022 como parceira institucional do evento e com uma agenda intensa de lançamentos, ao firmar parceria com três instituições brasileiras. Haverá um lançamento inédito fora do território americano com a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivo e Inspeção (Abendi)
. Além de outras parcerias com o Inmetro e o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). Com a presença de sete representantes do instituto, o API tem como objetivo apoiar a indústria local e ter os programas como ferramenta de qualidade, segurança e sustentabilidade para a indústria brasileira.
Estarão presentes no evento: Anchal Liddar, vice-presidente Sênior; Scott Garten, vice-presidente de Gestão de Projetos; Andri Orphanides, diretora dos Programas de Certificação de Pessoas; Alejandro Di Nunzio, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Delma Quintanilha, representante Chefe da America Latina, África, Portugal e Espanha.
- Descubra as Novidades do Google Cloud Summit Brasil para Desenvolvedores!
- ABM Week 2024: Soluções Inovadoras e Sustentabilidade Transformadora na Indústria
- Construsummit 2024: A Maior Edição em Tecnologia e Gestão na Construção Civil com Grandes Nomes!
- Echoenergia Revoluciona com Soluções em Energia Renovável na Ficomex 2024 em Goiânia
O foco é na indústria de petróleo e gás
Com o objetivo de fornecer uma plataforma para aprimorar a cooperação e colaboração entre as organizações, o API e a Abendi lançam uma parceria para oferecer certificação API inédita para inspetores de ensaios não destrutivos focada na indústria do petróleo e gás fora dos Estados Unidos.
A certificação API consiste em avaliar o conhecimento e experiência dos profissionais em técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem destruí-los ou danificá-los.
O uso da técnica vai desde a fabricação, construção e montagem até a manutenção. Desde 2020, as entidades têm uma parceria que inclui treinamento e troca de informações para facilitar a comunicação técnica com o mercado brasileiro e colaborar em fóruns conjuntos para facilitar o intercâmbio entre especialistas brasileiros e americanos na indústria do petróleo e gás. O lançamento acontece dia 26, às 14h, no estande do API.
Logo em seguida, às 16h, o API e o Inmetro assinarão um memorando de entendimentos (MOU) com o objetivo de apoiar o cumprimento da agenda regulatória e adequação do modelo de controle legal para o segmento de óleo e gás no Brasil.
O documento promove a cooperação, o intercâmbio de informações sobre normas para facilitar a tradução e implementação de Normas e Programas do API pela indústria local e a participação de especialistas brasileiros e americanos em reuniões, grupos e outras oportunidades conduzidas pelo Instituto e pelo Inmetro na elaboração e discussão de informações do setor de petróleo e gás, além de colocar em prática a colaboração na realização de fóruns conjuntos, conferências, mesas redondas, workshops e outras atividades similares.
O MOU será assinado no estande da Agência Nacional de Petróleo (ANP) com a presença da vice-presidente sênior de Serviços da Indústria Global da API Anchar Liddar, do diretor de Metrologia Legal Periceles Vianna e de representantes do Consulado dos EUA.
No dia 27, será anunciado o Programa de Treinamento sobre Lubrificantes Automotivos do IQA com apoio do API no stand 38 que fica no Pavilhão Kobra. Este lançamento vai ajudar o mercado a compreender mais sobre o impacto da qualidade dos lubrificantes para os motores e trará mais segurança para o consumidor final, já que as empresas brasileiras terão acesso a produtos com qualidade certificada pelo API.
No Brasil, cerca de 10% dos óleos vendidos não possuem a qualidade mínima necessária. A união do IQA e API pretende superar esta dificuldade de estabelecer óleos de boa qualidade. O evento terá a presença do vice-presidente de certificação e treinamento do API, Scott Garten, do Superintendente do IQA Alexandre Xavier.
Empresas brasileiras como a Ocyan conseguem registrar ganhos de produtividade e aumento de faturamento com a implementação de normais internacionais. A Ocyan estima um ganho de faturamento em U$ 200 milhões com uma estratégia de certificação por empresas independentes ao longo dos últimos cinco anos. Em março de 2022, a Unidade de Perfuração da Ocyan conquistou a certificação API Q2, que estabelece requisitos para Sistema de Gestão da Qualidade com foco na excelência na prestação de serviços para o setor de petróleo e gás natural. Segundo Heitor Gioppo, vice-presidente da Unidade de Perfuração da Ocyan, “esta certificação da APIQ2 coroa o nosso trabalho de busca por eficiência operacional iniciado em 2016”.
Sobre o API
O API é uma associação sem fins lucrativos com sede nos EUA que apoia todos os segmentos da indústria de petróleo e gás natural através de padrões e programas de segurança. O API foi fundado em 1919 como uma organização de desenvolvimento de padrões e desenvolveu mais de 800 padrões para melhorar a qualidade, segurança operacional e ambiental, eficiência e sustentabilidade. Mais informações: Link
Fonte: Approach Comunicação