O Aeroporto do Galeão terminou o ano de 2022 com um recorde histórico de movimentação de cargas e foi destaque como um importante motor para a economia do Rio de Janeiro. O aeroporto apresentou um aumento no valor das mercadorias importadas, alcançando US$ 9,8 bilhões, um aumento de 33% em relação a 2019 e 15% em relação a 2021.
A princípio, foram registradas 55 mil toneladas de produtos importados e exportados, no aeroporto do Galeão, representando uma alta em peso de 7% em relação ao ano de 2021. De acordo com Leandro Lopes, gerente comercial da RIOgaleão Cargo, as indústrias de transporte aéreo, oil & gas, farmacêutico e químico contribuíram para essa excelente performance.
Desse modo, TAP Portugal, Air France, KLM e as frequências cargueiras da Cargolux e Latam Cargo atenderam mais de 60% dos volumes recebidos no terminal. Segundo Leandro Lopes, o retorno da malha aérea no RIOgaleão permitiu que os clientes fossem melhor atendidos.
Isso contribuiu para o aumento da movimentação de cargas em 2022 mesmo diante dos desafios causados pela pandemia. O segmento químico foi especialmente beneficiado pelo transporte aéreo devido às restrições de capacidade no modal marítimo.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
Motor da economia do Brasil
O Aeroporto Internacional Tom Jobim, em sua concessão desde 2014, tem contribuído significativamente para a economia brasileira com um valor total de importações de mais de US$ 60 bilhões. O terminal de cargas é responsável por uma malha aérea comercial e operações semanais de cargueiros, além de atendimento customizado aos clientes.
A RIOgaleão Cargo possui 55 mil m³ de armazenagem alfandegada, sendo 22 mil m³ destinados às operações de cargas controladas por temperatura. A equipe e os equipamentos do aeroporto estão preparados para atender às exigências legais da cadeia fria. Contudo, há soluções personalizadas para produtos grandes, valiosos ou perigosos que precisam ser manuseados individualmente.
Desse modo, foram anunciadas novas informações sobre o aeroporto Galeão Cargo, que se destaca pela eficiência operacional na liberação das cargas para os importadores. O terminal também se orgulha dos certificados conquistados, como o CEIV Pharma da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Operador Econômico Autorizado (OEA) da Receita Federal, ISO 9001 e Certificado de Boas Práticas da Anvisa.