Embarcação inovadora da Nippon Yusen Kaisha, construída pela Keihin Dock, promete revolucionar operações portuárias com zero emissões de CO2 e operação silenciosa, reforçando o compromisso do grupo com um futuro marítimo sustentável.
A gigante japonesa de transporte Nippon Yusen Kaisha (NYK) revelou o e-Crea. Este é o primeiro navio de trabalho do país movido exclusivamente a bateria. A Keihin Dock, uma empresa do Grupo NYK, construiu o navio em seu estaleiro Koyasu. Com 9 metros de comprimento e 3 metros de largura, o e-Crea foi projetado sem gerador a diesel a bordo. Ele dará suporte à atracação e desatracação de rebocadores no Estaleiro Koyasu.
Detalhes da construção e propósito do novo navio
A Keihin Dock, subsidiária de construção naval do Grupo NYK, foi responsável pela construção do e-Crea. O navio foi finalizado em seu estaleiro Koyasu. Suas dimensões compactas, 9 metros de comprimento por 3 metros de largura, são ideais para sua função. Este navio inovador não possui gerador a diesel. Seu principal objetivo é auxiliar nas manobras de atracação e desatracação de rebocadores dentro do Estaleiro Koyasu.
A visão do grupo NYK para o navio elétrico
O Grupo NYK tem explorado ativamente combustíveis de última geração. Esta busca inclui amônia e outras alternativas avançadas. A iniciativa responde à crescente demanda global por um transporte marítimo descarbonizado. O grupo considera que embarcações de trabalho totalmente elétricas, como este novo navio, são uma das opções mais promissoras. Elas visam um transporte marítimo sustentável. A Keihin Dock liderou essa iniciativa, impulsionando soluções inovadoras. A empresa também acelera a implementação de novas tecnologias.
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Benefícios e características do e-Crea
O e-Crea opera sem emitir dióxido de carbono. Sua energia provém exclusivamente de baterias. Estas são carregadas nas instalações em terra do Estaleiro Koyasu, na Doca Keihin. Além do benefício ambiental, o navio é notavelmente mais silencioso. A redução de ruído operacional é substancial em comparação com navios convencionais. O design do e-Crea permite excelente manobrabilidade em espaços confinados. Isso o torna adequado para auxiliar operações de atracação e movimentação de embarcações em estaleiros. A embarcação recebeu classificação da Organização de Inspeção de Embarcações do Japão (JCI).
Segurança e otimização no design do navio
Após a instalação do sistema de propulsão elétrica, incluindo os módulos de bateria, o peso do navio excedeu as projeções. Para manter o equilíbrio adequado, a equipe reconfigurou o posicionamento dos equipamentos e a fiação. Isso otimizou o espaço interno e garantiu a navegação segura. Temperaturas elevadas de baterias e motores elétricos podem aumentar os riscos de incêndio. Para gerenciar o calor eficazmente, foram implementados sistemas de resfriamento de água em várias camadas e dutos de ar integrados. A sala de baterias recebeu melhorias significativas. Estas incluíram medidas de proteção contra incêndio e gases perigosos, além de ventilação aprimorada, garantindo robustos padrões de segurança.
Impacto na descarbonização e próximos passos do navio elétrico
Espera-se que a introdução de sistemas de propulsão totalmente elétricos em rebocadores e embarcações de trabalho acelere a descarbonização. Isso se aplica não apenas a este navio, mas a todos os serviços marítimos e portuários. O Grupo NYK afirmou que continua comprometido em avançar e refinar as tecnologias de eletrificação. Isso inclui sua aplicação gradual a embarcações de maior porte. Os dados e insights obtidos com a construção e operação do e-Crea serão refletidos no desenvolvimento de um rebocador de propulsão elétrica. A conclusão deste futuro navio está prevista para dezembro de 2026. Em notícias relacionadas, a NYK concluiu no ano passado o rebocador movido a amônia Sakigake. Descrito como o primeiro navio comercial do mundo movido a amônia, a unidade concluiu recentemente sua viagem de demonstração. Ela alcançou uma redução de emissões de GEE de até 95%.