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Novo túnel subaquático de 6,2 bilhões de euros: 17 km conectam Dinamarca e Alemanha em apenas 7 minutos

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 17/12/2024 às 02:14
Novo túnel subaquático de 6,2 bilhões de euros: 17 km conectam Dinamarca e Alemanha em apenas 7 minutos
O túnel Fehmarnbelt será construído a uma profundidade de até 40 metros abaixo do nível do mar, utilizando elementos pré-fabricados de concreto que serão submersos e conectados no fundo do mar. Cada seção do túnel pesa cerca de 73 mil toneladas, equivalente ao peso de mais de 13 mil elefantes africanos.

Com 17 km de extensão e previsão de conclusão em 2029, o novo túnel subaquático reduzirá o tempo de viagem de 45 minutos para apenas 7, revolucionando o transporte entre Dinamarca e Alemanha.

Imagine viajar entre dois países em apenas sete minutos de trem ou dez minutos de carro. Isso não é mais um sonho distante! O novo túnel subaquático Fehmarnbelt, que conecta o sul da Dinamarca ao norte da Alemanha, promete revolucionar o transporte europeu. Avaliado em 6,2 bilhões de euros, esse projeto de engenharia épico mudará a forma como turistas e trabalhadores viajam pela região.

A revolução do transporte entre Dinamarca e Alemanha

Atualmente, a viagem entre Lolland, na Dinamarca, e Fehmarn, na Alemanha, exige uma longa travessia de balsa que dura cerca de 45 minutos. Com o novo túnel subaquático, o tempo será reduzido para apenas 10 minutos de carro e sete minutos de trem. Isso é tempo suficiente para um café rápido!

Além de facilitar o deslocamento, o túnel será um atrativo para o turismo em ambas as nações. Moradores e visitantes poderão explorar novos destinos com praticidade, estimulando a economia local e tornando o cotidiano mais simples. Imagine um dinamarquês indo à Alemanha para um almoço casual ou um alemão visitando Copenhague sem perder o dia todo na estrada.

Detalhes impressionantes do novo túnel subaquático

O túnel subaquático Fehmarnbelt exigirá o uso de navios especializados para posicionar com precisão os 89 blocos de concreto no fundo do mar. Quando concluído, ele permitirá a passagem de 60 mil veículos por dia, além de trens de alta velocidade, tornando-se um corredor crucial para o transporte europeu.
O túnel subaquático Fehmarnbelt exigirá o uso de navios especializados para posicionar com precisão os 89 blocos de concreto no fundo do mar. Quando concluído, ele permitirá a passagem de 60 mil veículos por dia, além de trens de alta velocidade, tornando-se um corredor crucial para o transporte europeu.

Com 17 quilômetros de extensão, o Fehmarnbelt será o túnel subaquático mais longo do mundo. Ele foi projetado para comportar tanto uma rodovia moderna quanto linhas ferroviárias de alta velocidade, facilitando a mobilidade para carros, caminhões e trens.

A construção segue rígidos padrões ambientais, buscando um impacto mínimo nos ecossistemas marinhos. Navios especializados monitoram cada etapa da obra, garantindo que os efeitos adversos sejam compensados pela criação de novas áreas naturais. Essa é uma verdadeira combinação de tecnologia de ponta e compromisso com o meio ambiente.

Benefícios ambientais e sustentabilidade do novo túnel

O túnel Fehmarnbelt será composto por 89 elementos modulares de concreto, cada um medindo 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e 9 metros de altura, projetados para acomodar pistas rodoviárias e ferroviárias em dois níveis separados. A escavação subaquática removerá cerca de 19 milhões de metros cúbicos de sedimentos, o equivalente a 7.600 piscinas olímpicas.
O túnel Fehmarnbelt será composto por 89 elementos modulares de concreto, cada um medindo 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e 9 metros de altura, projetados para acomodar pistas rodoviárias e ferroviárias em dois níveis separados. A escavação subaquática removerá cerca de 19 milhões de metros cúbicos de sedimentos, o equivalente a 7.600 piscinas olímpicas.

Além de conectar dois países, o novo túnel subaquático terá um impacto direto na luta contra as mudanças climáticas. Ao oferecer uma rota mais curta para o transporte ferroviário e rodoviário, o túnel economiza 160 quilômetros de viagem, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2.

A expectativa é que o transporte ferroviário se torne a escolha preferida, devido à sua eficiência e sustentabilidade. Trens elétricos, que são significativamente menos poluentes, ajudarão a diminuir o número de caminhões nas estradas, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a mobilidade.

Como destacou Michael Løvendal Kruse, da ONG Sociedade Dinamarquesa para a Conservação da Natureza, o projeto representa um grande avanço em termos climáticos: “Fortalecerá o transporte de cargas e passageiros de forma ecológica.”

O impacto econômico e social

O Fehmarnbelt vai além de uma simples ligação entre dois pontos no mapa. Ele será um corredor de desenvolvimento econômico para a Escandinávia e a Europa Central. Empresas poderão transportar mercadorias com mais agilidade, facilitando o comércio internacional e estimulando a economia local.

O projeto será financiado pela Dinamarca, com os custos sendo amortizados pelos pedágios cobrados futuramente. Com o tempo, o túnel se pagará e ainda beneficiará milhões de pessoas.

Ele integra a Europa de forma prática, conectando Copenhague, na Dinamarca, à rede rodoviária e ferroviária da Alemanha. Essa interligação tornará o transporte mais acessível e eficiente.

Expectativas para o futuro

Com previsão de conclusão em 2029, o Fehmarnbelt será um divisor de águas para o transporte na Europa. À medida que o túnel ganha forma, ele reforça a importância de soluções de infraestrutura sustentáveis e inovadoras. Os próximos anos serão fundamentais para garantir que cada etapa seja concluída com qualidade e segurança.

Quando finalizado, o túnel se tornará uma referência global em conectividade, eficiência e sustentabilidade.

Um marco para a Europa

O novo túnel subaquático Fehmarnbelt não é apenas uma obra de engenharia; é uma revolução no transporte europeu. Reduzindo o tempo de viagem de 45 minutos para apenas 7, ele promete transformar o cotidiano de milhões de pessoas e fortalecer a economia e o turismo entre Dinamarca e Alemanha.

O projeto mostra como é possível combinar tecnologia e sustentabilidade, garantindo um futuro mais verde para todos. Se você planeja viajar pela região em breve, prepare-se para uma experiência muito mais rápida e eficiente.

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Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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