Novo trem que ligará São Paulo a Sorocaba trará mudanças importantes para a mobilidade, com tarifas variadas, estações modernas e previsão de operação em breve, prometendo transformar o transporte de passageiros entre a capital e o interior paulista.
O Governo do Estado de São Paulo anunciou uma importante iniciativa para melhorar a mobilidade no estado: o projeto do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, que vai conectar a capital paulista à cidade de Sorocaba, na região do interior.
A novidade é aguardada com expectativa, especialmente por aqueles que enfrentam a mobilidade urbana cada vez mais caótica na cidade de São Paulo.
O novo trem, que deve ser um marco na história do transporte ferroviário do estado, promete facilitar a vida de milhares de passageiros.
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De acordo com o governo estadual, a consulta pública sobre o projeto já está em andamento, e o leilão de concessão, que vai definir a empresa responsável pela operação do serviço, está previsto para ocorrer ainda em 2025.
A operação comercial do trem, segundo as projeções, começará em 2026.
O que é o TIC Eixo Oeste?
O Trem Intercidades (TIC) será uma linha ferroviária de alta qualidade, oferecendo duas modalidades de serviço para atender às diferentes necessidades de transporte dos passageiros: o trem expresso e o trem parador.
O trem expresso será o serviço de maior velocidade, com trajeto direto entre a Estação Água Branca, na capital paulista, e Sorocaba.
Já o trem parador, como o nome sugere, fará paradas intermediárias ao longo do caminho, permitindo que os passageiros desembarquem em estações como Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno e Carapicuíba.
Essa diversidade de opções tem como objetivo atender tanto os usuários que priorizam a rapidez quanto aqueles que preferem o custo mais acessível, mas que não se importam de fazer algumas paradas ao longo do percurso.
Como será a tarifa?
Uma das grandes preocupações dos futuros usuários é o valor das passagens.
O governo paulista já divulgou algumas informações importantes sobre as tarifas, embora os valores possam sofrer ajustes conforme o andamento do processo licitatório e outras variáveis econômicas.
A tarifa do serviço expresso será de R$ 45,00 inicialmente, com reajustes anuais com base na variação do IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, que mede a inflação no Brasil.
Isso significa que o valor da passagem poderá sofrer aumentos anuais, mas sempre atrelados à inflação do período.
Por outro lado, a tarifa do serviço parador será calculada proporcionalmente à distância percorrida.
Ou seja, quem utilizar esse serviço pagará um valor que varia conforme a estação de origem e destino.
Por exemplo, uma viagem entre Sorocaba e São Roque (uma das rotas intermediárias) será cerca de 41,52% do valor da tarifa do trem expresso.
Já o trajeto entre a Estação Água Branca e Sorocaba, que é o percurso completo, representará 100% do valor da tarifa do trem expresso.
Flexibilidade nas tarifas para melhorar a experiência do usuário
Além disso, a concessionária responsável pela operação do trem poderá propor variações nas tarifas, com base em uma série de fatores.
Para que qualquer alteração seja validada, a ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) terá que aprovar as modificações propostas.
Alguns dos fatores que podem influenciar nas tarifas incluem a frequência de uso por um mesmo passageiro, os horários de viagem, e a antecipação na compra dos bilhetes.
Isso significa que os passageiros que comprarem suas passagens com antecedência ou que viajem com maior frequência poderão ter acesso a descontos, dependendo do modelo de tarifa escolhido pela concessionária.
Além disso, os trens especiais que forem destinados a eventos culturais ou turísticos também poderão ter preços diferenciados, aumentando ainda mais a flexibilidade tarifária do sistema.
Este é um ponto importante, pois visa tornar o serviço acessível para todos, sem deixar de atender as demandas de público específico, como turistas ou passageiros que necessitam de conforto extra durante a viagem.
Projeções para o futuro do TIC Eixo Oeste
A expectativa em torno do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste é grande, especialmente no que diz respeito à redução do tempo de deslocamento entre São Paulo e Sorocaba.
Atualmente, o trajeto de carro entre as duas cidades pode levar em média de 1h30min a 2 horas, dependendo do tráfego.
No entanto, com a operação do trem, o tempo de viagem será reduzido para menos de 1h30min, o que representa uma grande melhoria na mobilidade urbana da região.
A modernização do transporte ferroviário e a busca por soluções sustentáveis também são parte dos objetivos desse projeto, que visa desonerar o tráfego rodoviário, aliviando os congestionamentos que frequentemente afetam as rodovias paulistas.
A chegada do TIC Eixo Oeste também tem implicações para outras cidades da região.
Sorocaba, que já conta com uma grande estrutura urbana e econômica, poderá se tornar ainda mais conectada à capital, facilitando o escoamento de pessoas e mercadorias, além de impulsionar o turismo e o comércio local.
Como o projeto pode impactar a mobilidade de São Paulo?
Ao longo dos próximos anos, espera-se que o projeto do Trem Intercidades se torne um modelo de transporte eficiente para o estado de São Paulo, influenciando diretamente outras iniciativas de melhoria no sistema ferroviário e rodoviário.
Além do TIC Eixo Oeste, outras linhas de trem e transporte intermunicipal também estão sendo projetadas para facilitar a integração de diversas regiões do estado.
Com um sistema ferroviário mais integrado e moderno, os paulistas poderão desfrutar de um transporte mais rápido e eficiente, contribuindo para reduzir o impacto ambiental das viagens de longa distância e diminuindo a demanda por transporte rodoviário.
O futuro do transporte ferroviário no Brasil
Este projeto também levanta questões sobre o futuro do transporte ferroviário no Brasil como um todo.
Países como Japão, Alemanha e França já têm modelos de trens de alta velocidade que conectam cidades em curtos períodos de tempo.
No Brasil, o Trem Intercidades Eixo Oeste é uma iniciativa que pode marcar o começo de uma nova era para o transporte ferroviário, com a introdução de novas tecnologias e estratégias que melhorem a experiência dos passageiros.
Com isso, o TIC Eixo Oeste não se limita apenas a um projeto de transporte, mas representa também um marco na tentativa de modernizar a infraestrutura de transporte no país.
As expectativas são altas, e muitos se perguntam se essa será a primeira de muitas outras linhas de trem que podem transformar a mobilidade no Brasil.