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Novo trem vai ligar SP ao litoral gerando 13 mil empregos e liberando rodovias paulistas

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 04/04/2025 ร s 16:14
Novo trem ligarรก Sรฃo Paulo ao litoral, criarรก 13 mil empregos e promete mudar a mobilidade com impacto direto nas estradas e cidades.
Novo trem ligarรก Sรฃo Paulo ao litoral, criarรก 13 mil empregos e promete mudar a mobilidade com impacto direto nas estradas e cidades.
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Sรฃo Paulo estรก prestes a dar um passo ousado em sua infraestrutura de transportes, com projetos ferroviรกrios que prometem transformar o deslocamento e o desenvolvimento regional em diferentes pontos do estado.

Um novo trem ligando Sรฃo Paulo ร  Baixada Santista promete transformar a mobilidade entre a capital e o litoral, com impacto direto na economia e no trรขnsito.

Segundo a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) do Governo de Sรฃo Paulo, o Trem Intercidades (TIC) Eixo Sul estรก em fase avanรงada de estudos e deve beneficiar cerca de 1,8 milhรฃo de pessoas em nove municรญpios.

A obra prevรช a criaรงรฃo de aproximadamente 13 mil postos de trabalho, alรฉm de contribuir para o alรญvio do trรกfego nas congestionadas rodovias Anchieta e Imigrantes.

O trajeto, com extensรฃo estimada entre 80 km e 130 km, deverรก ser percorrido em atรฉ 90 minutos.

Conforme a SPI, a proposta foi aprovada em junho de 2024, mas ainda passarรก por etapas fundamentais: audiรชncia pรบblica, definiรงรฃo de edital, realizaรงรฃo de leilรฃo e assinatura de contrato, antes da efetiva implementaรงรฃo.

O projeto รฉ parte de um conjunto de investimentos em infraestrutura ferroviรกria que visam fortalecer a integraรงรฃo regional, reduzir o uso de carros e ampliar a oferta de transporte pรบblico de mรฉdia e longa distรขncia.

Dois caminhos para chegar ao litoral

O projeto prevรช duas possรญveis rotas para ligar a capital paulista ao litoral.

A primeira opรงรฃo envolve o uso da Linha 10 โ€“ Turquesa da CPTM atรฉ a cidade de Rio Grande da Serra, seguindo pela ferrovia jรก existente atรฉ Paranapiacaba.

A partir dali, a descida da Serra do Mar seria realizada por meio de um sistema de cremalheira, tรฉcnica antiga utilizada para o transporte de carga e passageiros em terrenos inclinados.

Essa soluรงรฃo aproveita trilhos jรก implantados, o que pode acelerar parte da execuรงรฃo, mas exigirรก adaptaรงรตes tecnolรณgicas para garantir eficiรชncia e seguranรงa no transporte moderno de passageiros.

A segunda opรงรฃo, mais ambiciosa, partiria da Zona Sul de Sรฃo Paulo, com possibilidade de uso da Linha 9 โ€“ Esmeralda da CPTM ou atรฉ a construรงรฃo de um novo trajeto passando pela Rodovia dos Imigrantes.

Nesse cenรกrio, a descida atรฉ o litoral cruzaria vales importantes como os dos rios Capivari, Branquinho, Aguapeรบ e Branco, em um trecho que demandaria escavaรงรตes, tรบneis e engenharia pesada.

A proposta conecta-se com a antiga ferrovia Santos-Cajati, sendo uma alternativa mais direta para o fluxo de passageiros, mas tambรฉm mais cara e complexa em termos de execuรงรฃo.

TIC Eixo Leste: Vale do Paraรญba tambรฉm serรก atendido

Outro projeto em anรกlise pelo governo paulista รฉ o TIC Eixo Leste, que tem como objetivo conectar a Regiรฃo Metropolitana de Sรฃo Paulo ao Vale do Paraรญba, reduzindo o tempo de viagem entre as regiรตes para cerca de 1h15.

Entre as alternativas estudadas estรฃo os ramais jรก existentes da CPTM:

  • Linha 11 โ€“ Coral: apรณs Mogi das Cruzes, enfrenta o desafio de operar em uma malha sob concessรฃo da MRS Logรญstica.
  • Linha 12 โ€“ Safira: oferece o caminho mais curto, mas exigiria obras significativas para adequaรงรฃo.
  • Linha 13 โ€“ Jade: que jรก conecta a capital ao Aeroporto de Guarulhos, apresenta potencial de integraรงรฃo.

Essas conexรตes prometem nรฃo apenas melhorar a mobilidade regional, mas tambรฉm estimular a economia local e reduzir a dependรชncia do transporte rodoviรกrio.

VLT Campinas: conexรฃo com Viracopos e reduรงรฃo de carros nas ruas

Enquanto os TICs miram trajetos mais longos, a cidade de Campinas se prepara para um Veรญculo Leve sobre Trilhos (VLT) que ligarรก os municรญpios de Sumarรฉ, Hortolรขndia e Campinas, com um ramal atรฉ o Aeroporto Internacional de Viracopos.

O projeto, conforme a SPI, busca proporcionar um transporte mais eficiente, sustentรกvel e acessรญvel, com impacto direto na mobilidade urbana.

O VLT estรก sendo desenhado para substituir parte do uso de automรณveis, ajudando a reduzir emissรตes de COโ‚‚ e congestionamentos na Regiรฃo Metropolitana de Campinas.

Alรฉm disso, o plano inclui a revitalizaรงรฃo de รกreas urbanas, instalaรงรฃo de novos eixos de transporte e integraรงรฃo com รดnibus, BRT e outras soluรงรตes de deslocamento urbano.

A conexรฃo com a futura linha TIC Campinas fortalece ainda mais a mobilidade intermunicipal.

VLT Sorocaba: nova alternativa ao carro e ao รดnibus

Na mesma linha, Sorocaba tambรฉm deverรก receber um VLT de mรฉdia capacidade, com trajeto planejado para aproveitar a faixa ferroviรกria existente no sentido Leste-Oeste, promovendo a integraรงรฃo com o futuro TIC Eixo Oeste.

De acordo com a SPI, o objetivo รฉ reduzir o uso de automรณveis, oferecer mais opรงรตes de transporte pรบblico e valorizar a infraestrutura jรก instalada.

Os estudos de viabilidade tambรฉm analisam o comportamento da demanda, algo crucial para garantir a sustentabilidade econรดmica do projeto.

Sorocaba poderรก ganhar um sistema de transporte moderno, eficiente e ambientalmente amigรกvel, que atenderรก ร  crescente populaรงรฃo da regiรฃo.

Investimento estratรฉgico e desafios ร  frente

A implantaรงรฃo dos TICs e dos VLTs representa uma estratรฉgia de longo prazo do governo de Sรฃo Paulo para modernizar a malha de transporte pรบblico e reequilibrar a dependรชncia do transporte rodoviรกrio.

Os projetos preveem desafios tรฉcnicos e ambientais, sobretudo nos trechos de serra, mas sรฃo vistos como fundamentais para acompanhar o crescimento das cidades.

Com um modelo que mescla parcerias pรบblico-privadas (PPP) e concessรตes ferroviรกrias, a intenรงรฃo รฉ atrair investidores privados interessados em participar da expansรฃo da infraestrutura nacional, especialmente em um momento em que o paรญs busca alternativas mais sustentรกveis e tecnolรณgicas para o transporte de passageiros.

Segundo dados atualizados em marรงo de 2025, o governo paulista estuda formas de acelerar o inรญcio das obras, especialmente do TIC Eixo Sul, que รฉ considerado o projeto com maior impacto imediato na logรญstica e no emprego.

E agora? Vocรช acha que o trem entre Sรฃo Paulo e o litoral finalmente vai sair do papel? Ou serรก mais uma promessa que ficarรก nos trilhos do esquecimento? Comente abaixo!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na รกrea desde 2015, com seis anos de experiรชncia em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicaรงรตes online. Especialista em polรญtica, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se vocรช tiver alguma dรบvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Nรฃo aceitamos currรญculos!

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