O novo trator elétrico, da fábrica de componentes eletrônicos Foxconn, chega no mercado de veículos pesados custando US$ 50 mil
A Foxconn, conhecida por fabricar componentes eletrônicos para gigantes da tecnologia como Apple e Huawei, decidiu expandir seus negócios e ingressar à eletrificação de outros setores. A empresa iniciou a produção de tratores elétricos em sua nova fábrica em Lordstown, Ohio, adquirida em 2021 por US$ 230 milhões, da Lordstown Motors, conforme o site Portal Energia.
Assim, predominantemente o uso deste trator elétrico será pelo setor da agricultura, que está cada vez mais aderindo às inovações tecnológicas. Com a evolução do mercado de motores elétricos, os fabricantes procuraram olhar para outros setores para iniciar a eletrificação. O novo modelo de trator elétrico da Foxconn foi desenvolvido em parceria com a start-up Monarch, e conta com um motor de 70 kW em pico, 40 kW em contínuo, e uma autonomia de mais de 14 horas de trabalho por cada carga, de acordo com a fabricante.
Segurança e automação do novo trator elétrico
A segurança é um aspecto importante na operação de tratores, e o trator elétrico da Foxconn foi fabricado com diversos sistemas para garantir a segurança do operador. Conta com um sistema de prevenção de capotamento e colisão, segurança de tomada de força (PTO), detecção de pessoas e câmaras 360º que permitem operar este trator até durante a noite. Além disso, o trator pode ser utilizado com ou sem condutor, com sistemas de assistência ao motorista, assim como a possibilidade de executar tarefas pré-programadas ou os modos gesto e sombra para que o trator siga um trabalhador nas suas tarefas.
-
Marca indiana Bajaj dispara no Brasil: vendas de motos crescem mais de 200% em 2025, desafiando a concorrência no setor de duas rodas
-
Bandeira vermelha em patamar 2 aumenta custo de energia e torna recarga de carro elétrico ainda mais cara para consumidores
-
Nissan planeja Sentra com 204 cv para disputar mercado com o Corolla, Civic e BYD King
-
Conheça 4 carros da Toyota que já foram registrados no INPI, mas ainda não são vendidos no Brasil
As inovações tecnológicas também vêm acompanhadas de um preço elevado. O trator elétrico fabricado pela Foxconn terá um custo de 50 milhões de dólares, o dobro de um modelo semelhante à gasolina. No entanto, o investimento pode ser compensado na redução de custo a longo prazo e na automatização de diversas tarefas.
A eletrificação na agricultura é uma tendência que vem ganhando força, e a fábrica Foxconn está se posicionando bem nesse mercado com a produção de tratores elétricos. Com sistemas de segurança avançados e possibilidade de automação, esses tratores fabricados recentemente podem trazer muitos benefícios para o setor agrícola, mesmo com o preço mais elevado.
Veja o trator elétrico em funcionamento!
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.