Se tem uma marca que sabe fazer SUV robusto, essa marca é a Toyota. E agora, a montadora japonesa está preparando mais um integrante para a linha Land Cruiser, um modelo menor, mas com grande potencial para brigar com o Ford Bronco Sport. O novo SUV da Toyota, apelidado de Land Cruiser FJ, promete unir capacidade off-road e custo acessível, seguindo a tradição da fabricante em criar veículos prontos para qualquer tipo de terreno.
Quando falamos em carros off-road, não dá para deixar os Land Cruiser de fora. A Toyota sabe disso e continua investindo em modelos que entregam resistência e confiabilidade. O novo SUV da Toyota teve sua primeira aparição oficial em um teaser divulgado em 2023, mostrando que será o menor integrante da família Land Cruiser, mas mantendo as características marcantes da linha.
Nas imagens, é possível ver um design robusto com traços retos, pneus parrudos e o clássico estepe na tampa do porta-malas. Mas ao que tudo indica, a versão final será um pouco maior, trazendo uma distância entre-eixos mais generosa para oferecer melhor estabilidade e conforto. Se confirmado, ele terá cerca de 4,50 metros de comprimento, superando o Ford Bronco Sport, que tem 4,38 metros.
Plataforma e estrutura: qual a base do novo SUV da Toyota?
Ao contrário dos Land Cruiser 250 e 300, que utilizam a plataforma TNGA-F, o novo SUV da Toyota será construído sobre a base IMV 0, a mesma usada na Toyota Hilux Champ. Essa escolha faz todo sentido, já que permite manter o custo mais acessível e, ao mesmo tempo, oferecer um excelente desempenho off-road.
-
4 carros usados com bom custo-benefício que oferecem espaço, conforto e preço abaixo de R$ 100 mil
-
Moto da Yamaha por menos de R$ 23 mil desafia mercado com motor flex e garantia de três anos, fazendo da Crosser 150 S uma ótima oportunidade
-
Moto popular abaixo de R$ 16 mil tem tanque de 15 litros, suspensão monoshock: SHI 175 une motor confiável, manutenção barata e design robusto
-
Esses são os 5 carros que menos perderam valor no Brasil em 2025 e mecânicos recomendam comprar sem medo
Outro ponto interessante é que essa plataforma melhora a experiência ao volante, reduzindo ruídos e vibrações. Para quem gosta de aventuras fora do asfalto, a tração 4WD com deslizamento limitado será um diferencial importante, garantindo um desempenho robusto em terrenos desafiadores.
Motorização: o que esperar do novo Land Cruiser FJ?
Aqui começa a parte mais polêmica. Inicialmente, os rumores indicavam que a Toyota poderia oferecer versões híbridas e até elétricas. No entanto, fontes mais recentes apontam que a marca pode ter deixado essas opções de lado, apostando em uma motorização convencional a combustão.
Se isso se confirmar, o modelo deve vir equipado com o motor 2.7 quatro cilindros a gasolina (código 2TR-FE), o mesmo da Hilux Champ. Esse motor entrega 161 cv e 25 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas. Apesar de não ser um dos mais potentes da categoria, é um motor confiável, robusto e fácil de manter.
Ainda assim, há chances de a Toyota oferecer uma versão eletrificada para mercados como América do Norte e Europa, onde a demanda por motores híbridos e elétricos é maior.
Lançamento e preços: quando e quanto?
A expectativa inicial era que o novo SUV da Toyota fosse lançado no final de 2024, mas mudanças estratégicas da montadora acabaram adiando essa estreia. Agora, tudo indica que o modelo será apresentado no Japão durante o outono de 2025, com um lançamento global logo em seguida.
Sobre os preços, especula-se que o Land Cruiser FJ custará entre US$ 26.600 e US$ 30.000. Em conversão direta, isso significa algo entre R$ 142.552 e R$ 171.063, sem contar impostos e taxas. Essa faixa de preço coloca o modelo como um forte concorrente do Ford Bronco Sport e de outros SUVs médios voltados para o off-road.
Na boa, Toyota e seus motores xoxos. 161 CV. É sério isso? O da Ford tem + de 200cv e 0-100 absurdo. Toyota sempre entregando motores de baixa performance. Talvez esse seja o segredo da alta durabilidade.
140 a170 mil .preco acessível? 70 mil. De impostos … Que pais e esse?