Mercado automotivo aquecido: Novo SUV compacto da Geely chega fazendo 74 km/l com valor equivalente a cerca de R$ 90 mil. Modelo chinês deve chegar às Américas já em 2025.
O BYD Atto 3, chinês eleito a melhor compra de 2024 entre os SUVs compactos do mercado automotivo da Europa, acaba de ganhar um concorrente à altura. Trata-se do novo SUV compacto da Geely, o Galaxy E5, que fez sua estreia há uma semana, na China, de onde partirá para conquistar a Europa e até as Américas.
Novo SUV compacto da Geely chegará ao mercado automotivo brasileiro?
Mesmo sem uma confirmação oficial, a expectativa pela chegada do novo SUV no mercado automotivo por aqui, em 2025, é grande, o que aumenta a curiosidade sobre um modelo que supera o trio dos mais vendidos da classe, no mercado nacional, em tudo.
Sendo maior, mais moderno e bem equipado, além de infinitamente mais econômico, o Galaxy E5 tem atributos de sobra para impulsionar a virada da eletromobilidade da Terra de Vera Cruz e aumentar a fatia dos EVs, hoje em 3%, no bolo de carros de passeio e comerciais leves.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Segundo Jerry Gan, presidente-executivo (CEO) da companhia, durante a apresentação oficial, a empresa está lançando um produto global, que nasce em conformidade com os requisitos regulatórios de 89 países.
Comparado ao VW T-Cross, o novo SUV compacto da Geely é 40 cm maior (4,61 m de comprimento), 15 cm mais largo (1,90 m de largura) e 10 cm mais alto (1,67 m de altura), levando ainda uma vantagem de 10 cm na distância entre-eixos – de 2,75 m.
Com 1.615 kg, o novo SUV compacto da Geely é 310 kg mais pesado que o SUV da Volkswagen, mas seu tempo de aceleração é menor, indo de 0 a 100 km/h em 6,9 s (contra 8,6s da versão Highline 1.4 TSI, do VW). Aqui, apesar do Galaxy E5 ser mais rápido, o T-Cross atinge 202 km/h de velocidade máxima, contra 180 km/h do Geely.
Novo SUV chinês foca na eficiência
Indo diretamente ao que interessa, o lançamento chinês deixa para trás o modelo da Volkswagen em termos de eficiência. Equipado com uma nova geração de baterias LFP, denominada Aegis Short Blade, capaz de rodar um milhão de quilômetros ao longo de 50 anos, o novo SUV compacto da Geely também promete as maiores velocidades de carregamento de sua classe no mercado automotivo.
Seu consumo de eletricidade (11,9 kWh/100 kn), equivalente a 74,6 km/l, é uma média de cinco a nove vezes superior à do T-Cross 1.4 TSI. Fazendo uma conta simples, a partir do custo de R$ 0,52 para o quilômetro rodado com VW (no SEV chinês, o quilômetro rodado sai por R$ 0,08), só o gasto do proprietário do SUV nacional com gasolina, em 170 mil km rodados, equivale ao preço de um Galaxy E5 zero-quilômetro.
Novo SUV compacto da Geely entrega 540 km de autonomia
No interior do Galaxy E5, sobressai a grande tela Central flutuante, o painel de instrumentos digital e o head-up display (HUD). O sistema operacional Flyme Auto, da Meizu, possui mais funções que o AndroidAuto e o CarPlay, além de recursos mais intuitivos – as versões topo de linha trazem até 16 alto-falantes (incluindo nos encostos de cabeça).
Em termos de design, o destaque vai para as maçanetas ocultas que prometem confiabilidade, mesmo em condições extremas e a Geely planeja, inclusive, compartilhar essa tecnologia com outras fabricantes.
Em termos de autonomia, o novo lançamento do mercado automotivo pode rodar 440 ou até 530 quilômetros sem necessidade de recarga das baterias a depender da versão. A recarga parcial do pacote, de 30 a 80% da capacidade, leva apenas 20 minutos. Já em preço, o novo SUV compacto da Geely parte do equivalente a R$ 90 mil no mercado automotivo da China.