Volkswagen aposta em inovação acelerada, inteligência artificial e plataforma reutilizada para lançar o ID.1, buscando reduzir a vantagem chinesa no mercado europeu de elétricos compactos acessíveis, um segmento em rápida transformação tecnológica e competitividade crescente.
A Volkswagen está intensificando seus esforços para lançar o ID.1, seu novo carro elétrico de entrada, com previsão de chegada ao mercado europeu em 2027.
O modelo visa competir diretamente com veículos como o BYD Dolphin Mini, oferecendo uma alternativa acessível e moderna no segmento de compactos elétricos.
Desenvolvimento ágil e uso de inteligência artificial
Para acelerar o processo de desenvolvimento, a Volkswagen está adotando métodos inspirados em startups chinesas, como a BYD.
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O ciclo de desenvolvimento, tradicionalmente de 50 meses, está sendo reduzido para 36 meses.
Isso será possível através da reutilização da plataforma MEB, já empregada no ID.2, e da implementação de processos mais ágeis, com uso intensivo de inteligência artificial e simulações virtuais.
“Estamos transformando nossa estrutura interna para adotar processos mais ágeis, inspirados em startups chinesas”, afirmou Thomas Kamla, engenheiro-chefe do projeto.
Características técnicas do ID.1
O ID.1 será um hatchback compacto com tração dianteira, medindo 3,88 metros de comprimento.
Apesar de ser posicionado no segmento A, seu tamanho o aproxima do segmento B.
O veículo terá espaço interno para quatro ocupantes e um porta-malas de 305 litros.
O conjunto motriz incluirá um motor elétrico de 95 cv (70 kW), associado a uma bateria de baixa capacidade com química LFP (lítio-ferrofosfato).
Essa tecnologia prioriza a durabilidade e o custo acessível.
A autonomia será superior a 250 km no ciclo WLTP, com velocidade máxima limitada a 130 km/h.
Digitalização no processo de desenvolvimento
Um dos principais diferenciais do ID.1 será a adoção de ferramentas digitais e inteligência artificial desde as primeiras fases do projeto.
Simulações virtuais substituirão parte dos testes físicos, permitindo decisões mais rápidas.
Ainda assim, a marca utilizará protótipos derivados do ID.2 para validar componentes.
A arquitetura eletrônica centralizada da Rivian será estreada neste modelo, refletindo o esforço da Volkswagen em modernizar sua base tecnológica para acompanhar concorrentes que nasceram em um ambiente nativamente digital.
Concorrência com veículos chineses
A indústria automotiva europeia enfrenta crescente pressão da China, que avança rapidamente com modelos elétricos de baixo custo.
Um dos principais rivais do futuro ID.1 é o BYD Dolphin Mini (Seagull na China), que se tornou um sucesso de vendas com preço competitivo e ampla presença no mercado asiático.
O modelo será produzido também na Europa, na nova fábrica da BYD na Hungria.
“A Volkswagen precisa pensar como uma startup para acompanhar esse novo ritmo de inovação”, destacou Kamla em entrevista à revista Automobilwoche.
Nome ainda indefinido
Embora o nome comercial do modelo ainda não esteja definido, a imprensa europeia especula que o ID.1 poderá adotar nomes já usados pela Volkswagen, como Lupo, Fox ou up!.
Essa escolha poderá facilitar a identificação do modelo com o público, especialmente na Europa, onde esses nomes têm histórico de mercado.
Estratégia para recuperar espaço no mercado
O lançamento do Volkswagen ID.1 representa um passo estratégico para a marca recuperar espaço no segmento de entrada dos veículos elétricos.
Ao combinar preço competitivo, plataforma reutilizada, inteligência artificial e produção acelerada, a empresa tenta reduzir a distância tecnológica e de tempo de resposta que a separa das fabricantes chinesas.
Você acredita que a estratégia da Volkswagen será suficiente para competir com os modelos elétricos chineses no mercado europeu? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Gosto da marka wolquisvgen,
Tenho confiança no que faz,gostaria
De ser um dos primeiros a ter esse novo carro elétrico
O problema do kwid elétrico é autonomia muita pouca, esse daí tem que superar a autonomia do Byd mini se quiser superar vendas ou baixar o preço