Novo recurso do buscador permite que a inteligência artificial do Google IA liga para empresas para verificar preços e disponibilidade, transformando a busca em uma ferramenta de ação.
De acordo com reportagens de portais de tecnologia internacionais, o Google deu mais um passo ousado na reformulação de seu mecanismo de busca com inteligência artificial. A empresa começou a implementar um novo recurso que permite que sua IA ligue para estabelecimentos comerciais em nome do usuário para obter informações, como preços e horários disponíveis.
A ferramenta, que aparece diretamente nos resultados de busca, representa uma mudança fundamental na forma como interagimos com a internet. O Google não quer mais apenas mostrar links para respostas; ele quer executar as tarefas para você. A novidade, por enquanto, está disponível apenas nos Estados Unidos.
Como funciona a nova ferramenta do Google?
O processo é projetado para ser simples e intuitivo, sem a necessidade de aprender novos comandos. Imagine que você está procurando um tosador para seu cachorro.
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ao pesquisar, abaixo do resultado de um estabelecimento, pode aparecer um botão com a opção “Permitir que a IA verifique os preços”.
ao clicar, o sistema faz uma série de perguntas simples para entender sua necessidade (por exemplo, “qual o tipo de serviço?” ou “quais datas seriam melhores?”).
a partir daí, a inteligência artificial do Google faz a ligação para a empresa, coleta as informações e as apresenta de forma organizada para você.
Tudo isso acontece sem que o usuário precise dizer uma única palavra ao telefone, transformando uma tarefa que exigiria uma ligação em uma simples troca de mensagens com a IA.
Uma busca que faz, não apenas responde
Essa funcionalidade deixa claro que a estratégia do Google IA liga para empresas para ir além de ser um simples organizador de informações. A empresa está transformando seu buscador em um assistente proativo, capaz de realizar ações no mundo real.
A ferramenta não se limita a responder perguntas com base no que já está na internet; ela busca ativamente novas informações que não estão digitalizadas, como a disponibilidade de um horário em um salão de beleza ou o preço de um serviço específico em uma oficina.
O controle nas mãos das empresas
Pensando no lado dos comerciantes, o Google implementou uma forma de controle sobre o novo recurso. As empresas podem gerenciar, através do seu Perfil da Empresa no Google, se desejam ou não receber esse tipo de chamada gerada por inteligência artificial.
Essa opção garante que os estabelecimentos tenham autonomia para decidir como querem interagir com seus clientes, seja por meio de um atendente humano ou pela nova tecnologia de IA.
Disponibilidade e o futuro da busca com IA
Por enquanto, o recurso que permite que o Google IA liga para empresas está disponível apenas nos Estados Unidos. A empresa ainda não divulgou um cronograma para sua expansão para outras regiões, como o Brasil ou a Europa.
Essa novidade faz parte de uma atualização mais ampla da busca do Google, que inclui o “Modo IA”. Esta versão experimental, disponível apenas para assinantes e para quem se inscreve no Search Labs, utiliza o modelo de linguagem mais avançado da empresa, o Gemini 2.5 Pro, e uma ferramenta de “Busca Profunda” para realizar pesquisas ainda mais complexas e detalhadas.
Você usaria a inteligência artificial do Google para fazer ligações em seu nome? Deixe sua opinião nos comentários.