Novo projeto de lei pode quase dobrar faturamento do MEI Caminhoneiro e reajustar limite pelo IPCA. Proposta em tramitaรงรฃo na Cรขmara eleva teto anual para R$ 400 mil e prevรช atualizaรงรฃo automรกtica de valores para acompanhar inflaรงรฃo
Um novo projeto de lei em anรกlise na Cรขmara dos Deputados pode mudar de forma significativa as regras do MEI Caminhoneiro. O Projeto de Lei Complementar 55/25 propรตe elevar o faturamento anual mรกximo da categoria de R$ 251,6 mil para R$ 400 mil, permitindo ganhos brutos de atรฉ R$ 33,3 mil por mรชs. A medida ainda prevรช reajuste anual automรกtico desses valores pelo รndice Nacional de Preรงos ao Consumidor Amplo (IPCA), protegendo o limite contra perdas inflacionรกrias.
A proposta busca tornar a formalizaรงรฃo mais atrativa e condizente com a realidade financeira da categoria, que enfrenta custos operacionais elevados, variaรงรตes no preรงo do combustรญvel e desafios logรญsticos. Caso seja aprovada, a mudanรงa quase dobrarรก a capacidade de faturamento mensal em relaรงรฃo ao valor atual, hoje limitado a cerca de R$ 21 mil.
O que muda com o novo teto de faturamento
O novo projeto de lei mantรฉm as regras bรกsicas para enquadramento no MEI Caminhoneiro: o profissional deve ter mais de 18 anos, nรฃo ser sรณcio ou administrador de outra empresa, operar sem filiais e poder contratar no mรกximo um funcionรกrio com salรกrio mรญnimo ou piso da categoria. Tambรฉm รฉ necessรกrio exercer atividade prevista na Tabela B do Anexo XI da Resoluรงรฃo CGSN nยบ 140/2018.
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Apesar do aumento no limite de faturamento, o texto nรฃo especifica se haverรก alteraรงรฃo na contribuiรงรฃo mensal paga pelo Documento de Arrecadaรงรฃo do Simples Nacional (DAS), atualmente fixada em R$ 182,16. Essa contribuiรงรฃo garante benefรญcios previdenciรกrios como aposentadoria, pensรฃo por morte, salรกrio-maternidade, auxรญlio por incapacidade temporรกria e auxรญlio reclusรฃo.
Reaรงรตes e impactos no setor
O modelo do MEI Caminhoneiro foi validado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas ainda enfrenta resistรชncia de entidades como a Confederaรงรฃo Nacional do Transporte (CNT). A CNT argumenta que o regime reduz repasses ao Sest e ao Senat, instituiรงรตes voltadas ao apoio e qualificaรงรฃo de trabalhadores do transporte.
Para apoiadores da proposta, a elevaรงรฃo do teto permitirรก que mais caminhoneiros se formalizem, ampliando a arrecadaรงรฃo e oferecendo seguranรงa previdenciรกria a profissionais que hoje atuam na informalidade. Jรก crรญticos apontam que, sem ajustes em outras รกreas, o aumento pode gerar distorรงรตes no mercado e afetar a competitividade de empresas de transporte.
Reajuste anual pelo IPCA
Outro ponto central do novo projeto de lei รฉ o reajuste anual dos limites de faturamento com base no IPCA, รญndice oficial de inflaรงรฃo calculado pelo IBGE. A medida evita que a defasagem ao longo dos anos reduza o alcance do benefรญcio, preservando o poder de faturamento dos caminhoneiros formalizados.
Caso seja aprovada, essa atualizaรงรฃo automรกtica significarรก que, alรฉm de ampliar o teto agora, o valor continuarรก sendo corrigido ano a ano, sem depender de novas votaรงรตes no Congresso.
E vocรช? Acredita que o novo projeto de lei pode incentivar mais caminhoneiros a se formalizarem ou teme que traga desequilรญbrios ao setor? Deixe sua opiniรฃo nos comentรกrios โ queremos ouvir quem vive essa realidade nas estradas.