1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Novo ônibus elétrico da BYD vai de São Paulo ao Rio com uma só carga e surpreende com bateria blade integrada ao chassis, velocidade de 100 km/h e segurança testada ao extremo
Tempo de leitura 6 min de leitura Comentários 5 comentários

Novo ônibus elétrico da BYD vai de São Paulo ao Rio com uma só carga e surpreende com bateria blade integrada ao chassis, velocidade de 100 km/h e segurança testada ao extremo

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 17/07/2025 às 15:01
Novo ônibus elétrico BYD B13.b percorre até 700 km com uma carga, bateria blade integrada ao chassis e alta segurança para transporte coletivo.
Novo ônibus elétrico BYD B13.b percorre até 700 km com uma carga, bateria blade integrada ao chassis e alta segurança para transporte coletivo.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
83 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Modelo elétrico surpreende com bateria inovadora integrada ao chassis e autonomia suficiente para trajetos intermunicipais de longa distância. Veículo foi destaque global em evento internacional do setor de mobilidade.

O novo ônibus elétrico B13.b da BYD foi apresentado globalmente durante o UITP Summit, realizado em Hamburgo, Alemanha, no mês de junho.

Com 13 metros de comprimento, o veículo impressiona pela sua autonomia de até 700 quilômetros, suficiente para percorrer o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro com apenas uma carga.

Equipado com tecnologia de ponta, o modelo chama atenção por incorporar a inovadora bateria blade diretamente ao chassis, uma solução que amplia a eficiência energética e redefine os padrões de segurança em transporte coletivo.

A apresentação oficial do B13.b ocorreu em um dos principais eventos do setor de mobilidade urbana no mundo.

O encontro reuniu especialistas, gestores e fabricantes de diferentes países.

Desenvolvido para o segmento de ônibus urbanos e interurbanos, o novo BYD conta com capacidade para até 49 passageiros sentados e 29 em pé, atendendo à crescente demanda por veículos mais sustentáveis e de alta performance no transporte público brasileiro e internacional.

Bateria blade: tecnologia inovadora e exclusiva

Novo ônibus elétrico BYD B13.b percorre até 700 km com uma carga, bateria blade integrada ao chassis e alta segurança para transporte coletivo.
Novo ônibus elétrico BYD B13.b percorre até 700 km com uma carga, bateria blade integrada ao chassis e alta segurança para transporte coletivo.

O grande destaque do B13.b é a chamada bateria blade, tecnologia própria da fabricante chinesa BYD, inicialmente empregada em automóveis e agora adaptada para a linha de ônibus.

Essa bateria utiliza células de fosfato de ferro e lítio (LFP), organizadas em formato semelhante a pequenas lâminas, daí o nome “blade”.

Essa estrutura exclusiva apresenta benefícios importantes, como maior densidade energética em um espaço reduzido e estabilidade térmica superior, características fundamentais para o desempenho e a segurança do veículo.

Outro diferencial é a estrutura em padrão de favo de mel, que contribui para tornar o ônibus mais leve, otimizando o consumo de energia e possibilitando que a autonomia atinja até 700 km com uma única recarga.

A integração da bateria ao chassis, chamada de tecnologia CTC (cell-to-chassis), elimina a necessidade de instalar baterias no teto, liberando espaço interno e contribuindo para maior estabilidade e dirigibilidade.

Testes extremos garantem segurança

No quesito segurança, a bateria blade da BYD foi submetida a rigurosos testes de resistência, incluindo perfuração por pregos, esmagamento e aquecimento em forno.

Esses testes simulam condições extremas que poderiam ocorrer em acidentes, e os resultados demonstraram que o componente mantém sua integridade, superando padrões internacionais de segurança para veículos elétricos.

Segundo a fabricante, essa performance contribuiu decisivamente para a aceitação da bateria blade no mercado mundial, sendo hoje uma referência de inovação no setor.

A integração da bateria blade ao chassi também reduz o risco de acidentes graves em caso de colisões ou incêndios, já que a disposição e o material das células evitam a propagação de calor e minimizam os danos estruturais ao veículo.

Além disso, a ausência de baterias instaladas no teto melhora o centro de gravidade, favorecendo a dirigibilidade e oferecendo uma experiência de viagem mais confortável e segura para passageiros e motoristas.

Novo ônibus elétrico BYD B13.b percorre até 700 km com uma carga, bateria blade integrada ao chassis e alta segurança para transporte coletivo.
Novo ônibus elétrico BYD B13.b percorre até 700 km com uma carga, bateria blade integrada ao chassis e alta segurança para transporte coletivo.

Desempenho, eficiência energética e tecnologia

O BYD B13.b é equipado com dois motores elétricos de 150 kW, posicionados nos cubos das rodas.

Esse sistema de motorização proporciona respostas rápidas e silenciosas, ideais tanto para operações em trajetos urbanos quanto em viagens intermunicipais.

A velocidade máxima do modelo atinge 100 km/h, e a capacidade total das baterias chega a 560 kWh, configurando-se como uma das maiores do segmento de ônibus elétricos atualmente disponíveis no mercado.

O sistema térmico inteligente do ônibus garante o arrefecimento eficiente tanto da cadeia cinemática quanto das baterias, prolongando a vida útil dos componentes e garantindo o melhor desempenho mesmo em condições adversas de temperatura.

Outro recurso importante é o controle de suspensão ativa, que ajusta automaticamente a altura e a rigidez do veículo de acordo com o peso transportado e as condições da via, proporcionando mais estabilidade e conforto durante todo o trajeto.

Impacto no transporte coletivo e tendências do setor

A chegada do BYD B13.b representa um avanço significativo para a mobilidade sustentável no Brasil e no mundo.

Em tempos em que grandes cidades buscam soluções para reduzir emissões de poluentes e melhorar a qualidade do ar, a autonomia de até 700 km coloca o novo ônibus em vantagem diante de concorrentes, ampliando as possibilidades de operação em corredores intermunicipais e longos trajetos urbanos sem necessidade de recarga frequente.

A inovação da bateria blade integrada ao chassis também reflete uma tendência global de integração entre componentes estruturais e sistemas energéticos, elevando o padrão de segurança e eficiência dos ônibus elétricos.

Nos últimos anos, o crescimento do mercado de ônibus elétricos tem sido impulsionado por políticas públicas de incentivo à eletrificação do transporte, além da pressão social por alternativas menos poluentes.

Dados recentes do setor indicam que a BYD, fundada em 1995, já lidera a fabricação de veículos elétricos em diversos mercados, inclusive no Brasil.

Em 2025, a empresa ampliou sua presença na América Latina com a inauguração de novas linhas de produção, consolidando o país como centro estratégico para a exportação de tecnologia limpa.

Novo ônibus elétrico BYD B13.b percorre até 700 km com uma carga, bateria blade integrada ao chassis e alta segurança para transporte coletivo.
Novo ônibus elétrico BYD B13.b percorre até 700 km com uma carga, bateria blade integrada ao chassis e alta segurança para transporte coletivo.

Viabilidade e perspectivas para o Brasil

No contexto brasileiro, a possibilidade de operar ônibus elétricos capazes de ligar grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro com uma só carga representa um marco importante para a renovação da frota e a redução do impacto ambiental nas cidades.

O uso da bateria blade pode acelerar a transição energética do transporte coletivo, atendendo à crescente demanda por veículos mais seguros, econômicos e ecológicos.

Segundo especialistas do setor, a adoção em larga escala de modelos como o BYD B13.b dependerá não apenas da tecnologia embarcada, mas também da ampliação da infraestrutura de recarga e do desenvolvimento de políticas públicas voltadas à mobilidade elétrica.

O custo inicial mais elevado, quando comparado aos ônibus tradicionais, tende a ser compensado pela redução de gastos operacionais e pela durabilidade dos componentes ao longo dos anos.

Futuro dos ônibus elétricos e mobilidade limpa

O lançamento do BYD B13.b, com bateria blade integrada ao chassis e autonomia de até 700 km, destaca-se como um marco no avanço dos ônibus elétricos e aponta para um futuro cada vez mais limpo e eficiente no transporte coletivo.

O modelo simboliza não apenas uma evolução tecnológica, mas também uma mudança cultural em direção à mobilidade sustentável, tema prioritário em cidades brasileiras e do mundo inteiro.

Diante desses avanços, quais são as maiores expectativas dos passageiros e das empresas de transporte em relação à expansão dos ônibus elétricos no Brasil?

Inscreva-se
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Rodrigo
Rodrigo
19/07/2025 11:59

Compro o ônibus reformo como uma casa, compro um terreno e quando quiser viajar já fuiiiiii 700km de autonomia? Perfeito

Sérgio Almeida
Sérgio Almeida
19/07/2025 06:50

“Rigurosos”?

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
18/07/2025 19:27

Os dados aqui mostrados se referem à versão urbana desse veículo, que obviamente nao poderia ser utilizado como ônibus rodoviário. Já este demandaria maior consumo de bateria, reduzindo a sua autonomia.

Doug
Doug
Em resposta a  Luiz Eduardo
19/07/2025 08:58

Vdd… na minha visão a BYD deveria tbm pensar em investir em Modelos Híbridos Plug-in compatível com Motores de Propulsão a Biodiesel, tanto para Ônibus, quanto a Caminhões!!!
Sinceramente não sei se daria certo, e qual seria o GANHO com essa Nova Tecnologia, porém, se o Sistema Híbrido Plug-in DM-i da BYD funciona tão bem nos Veículos de Passeio, então porquê não funcionaria, um Sistema SIMILAR, em Veículos de Cargas e Transportes Rodoviários???

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x