1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Novo navio gigante da MSC possui mais de 365 metros de comprimento, calado de 16 metros e capacidade para transportar 15 mil contêineres, chega para nova rota entre Brasil e Ásia
Localização BA Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Novo navio gigante da MSC possui mais de 365 metros de comprimento, calado de 16 metros e capacidade para transportar 15 mil contêineres, chega para nova rota entre Brasil e Ásia

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 30/07/2024 às 11:52
MSC Orion inaugura rota direta entre Bahia e Ásia, expandindo conexões comerciais e fortalecendo o Tecon Salvador, marcando um novo capítulo no comércio marítimo.
Foto: Divulgação/ Tecon

MSC Orion inaugura rota direta entre Bahia e Ásia, expandindo conexões comerciais e fortalecendo o Tecon Salvador, marcando um novo capítulo no comércio marítimo.

O setor marítimo brasileiro testemunhou um marco significativo com a chegada do Supernavio MSC Orion ao Tecon Salvador. Com 366 metros de comprimento e um calado de 16 metros, o MSC Orion, que possui capacidade para transportar 15 mil contêineres, inaugurou uma nova rota regular ligando a Bahia diretamente à Ásia. Esta operação, realizada pela Wilson Sons, representa um avanço importante no comércio exterior brasileiro, fortalecendo a conexão do Norte e Nordeste do país com o Extremo Oriente.

Primeira navegação e operação do supernavio da MSC

O MSC Orion é o primeiro navio desta classe a navegar pelas águas da Baía de Todos-os-Santos.

A operação inicial exigiu a movimentação de 700 contêineres, marcando o início de um serviço que promete saídas semanais.

A MSC, empresa proprietária do navio, destacou que esta iniciativa demonstra seu compromisso com o aumento da capacidade de transporte e o crescimento do comércio exterior brasileiro.

O novo serviço oferece uma rota direta com a Ásia, que não apenas facilita a relação com a China, mas também amplia as conexões com outros mercados do Extremo Oriente.

Esta nova rota marítima é especialmente vantajosa para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, permitindo uma conexão mais eficiente com essas áreas.

Além disso, os estados do Centro-Oeste e Sudeste encontrarão alternativas para os gargalos logísticos existentes na cadeia de suprimentos atual.

Benefícios do supernavio e da nova rota para exportações e importações

Entre os principais segmentos da exportação que se beneficiarão desta nova linha direta estão o algodão baiano, carne, frutas, celulose, produtos químicos e petroquímicos.

Nas importações, a nova rota permitirá que produtos como energia renovável, químicos e petroquímicos, automóveis, fertilizantes e eletroeletrônicos se tornem mais competitivos no mercado brasileiro.

O Tecon de Salvador, com sua nova capacidade de receber supernavios, surge como um forte concorrente para os portos tradicionais de Santos, Rio de Janeiro e Paranaguá.

Esta expansão coloca Salvador em uma posição de destaque no cenário portuário nacional, aumentando a eficiência e competitividade do comércio exterior brasileiro.

Reconhecimento e investimentos da MSC

A MSC expressou orgulho em oferecer ao mercado nacional um serviço que conecta diretamente a Ásia ao Nordeste brasileiro.

A empresa destacou que o lançamento dessa rota reforça seu compromisso em promover o crescimento do comércio exterior do Brasil e valoriza o potencial da Região Nordeste.

Em 2018, o Porto de Salvador recebeu a autorização da Capitania dos Portos da Bahia para operar navios de até 366 metros.

Esta antecipação às mudanças globais demonstrou uma visão estratégica para melhorar a eficiência operacional dos terminais brasileiros e atender à demanda crescente por maiores capacidades de transporte.

De acordo com Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador, o terminal foi recentemente classificado como o 6º melhor do mundo na categoria de até 500 mil TEUs, com base em uma pesquisa da Banco Mundial e da S&P Global Market Intelligence.

Este reconhecimento reflete a eficiência no atendimento e posiciona Salvador como um importante hub para diversos segmentos industriais e produtores.

Desde o início dos investimentos em 2000, a Wilson Sons já aplicou mais de R$ 1 bilhão no terminal.

Esses investimentos incluíram a duplicação do cais, o aumento da profundidade do calado para 16 metros, a ampliação da área de armazenamento, a adoção de novas tecnologias e a aquisição de maquinários modernos.

O foco também foi no treinamento das equipes operacionais para garantir a manutenção das rotas e atrair novas, como a recém-estabelecida conexão com a Ásia.

A importância do novo navio para o comércio brasileiro

A chegada do Supernavio MSC Orion e a inauguração da nova rota Bahia-Ásia são passos significativos para o comércio exterior brasileiro.

O Tecon de Salvador, agora apto a receber grandes embarcações, demonstra sua capacidade de se adaptar às demandas globais e oferece novas oportunidades para exportadores e importadores.

Com investimentos contínuos e uma visão voltada para o futuro, Salvador se posiciona como um player chave no comércio marítimo internacional.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x