1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Novo motor rotativo INOVADOR alega superar motores a diesel em até 5x
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Novo motor rotativo INOVADOR alega superar motores a diesel em até 5x

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 23/12/2023 às 22:04
Atualizado em 24/12/2023 às 18:27
Novo motor rotativo INOVADOR alega superar motores a diesel em até 5x
Foto: X Enggine/Reprodução

Empresa revela inovador motor rotativo a diesel, com potencial para ser até cinco vezes mais potente e eficiente do que os motores convencionais com pistões.

Desenvolvido por Felix Wankel em 1924, o motor rotativo representou um marco na história dos veículos, mas, como qualquer inovação, enfrentou desafios significativos. Entre eles, estão o alto consumo de combustível, emissões poluentes, menor torque e complexidades na lubrificação. Para superar esses obstáculos, a Liquid Piston está desenvolvendo o X Engine, um novo motor rotativo a diesel. Esta inovadora abordagem promete aprimorar a tecnologia dos motores rotativos, abordando suas limitações históricas.

Vantagens do novo motor rotativo desenvolvido pela Liquid Piston

Entre as vantagens deste novo motor rotativo destacam-se sua leveza, visto que ele é 75% mais leve e menor que o AMMPS atualmente usado. Ele também é mais fácil de transportar, pode ser portátil, em vez de exigir um caminhão, reboque ou empilhadeira.

O motor rotativo também é eficiente em termos de espaço, ocupando apenas 9 pés cúbicos de espaço. Por fim, também é mais eficiente no uso de combustível, projetado para usar até 8% menos combustível. Por ser compacto e leve, sua densidade de potência é 5 vezes maior se comparado com um motor a diesel de pistão. 

O novo motor rotativo é compatível com combustível pesado, como Diesel, Jet A, JP-8, querosene de aviação, entre outros) e com capacidade multi combustível (gasolina, hidrogênio, propano e muito mais). Ele também é otimizado para aplicação híbrida-elétrica.

O XTS-210 é uma variante do X Engine de 210 cc com 25 cavalos de potência, dois tempos, superalimentado e refrigerado a líquido, atualmente em desenvolvimento, que reduz o tamanho e o peso em quase 80% em relação ao motor a diesel com potência comparável, ao mesmo tempo que foca em um SFC inferior a 350 g/kwh no vencimento.

Motor foi desenvolvido com foco em aplicações militares e comerciais

O superalimentador XTS adiciona até 1 bar de impulso enquanto atua em um ciclo de 2 tempos, gerando 6 eventos de combustão por rotação do rotor, para fornecer potência suave a partir de um pequeno pacote.

O novo motor rotativo está sendo projetado para atender às exigentes aplicações comerciais e militares de combustível pesado, incluindo geração de energia elétrica móvel, energia propulsiva elétrica primária ou híbrida para veículos, incluindo aeronaves de decolagem e pouso vertical (VTOL) e pequenos sistemas de aeronaves não tripuladas, assim como unidades de energia auxiliares.

Entre os benefícios às aeronaves não tripuladas estão:

  • Modo de operação silencioso (cruzeiro “silencioso” somente elétrico);
  • Vibração quase zero;
  • Funciona com JP-8 e outros combustíveis de aviação;
  • Duração do voo até 60% maior;
  • Transição do cruzeiro elétrico de volta para a potência do motor com reinicialização do motor no ar.

Possível retorno dos motores a diesel

O CEO da Ford, Jim Farley, anunciou recentemente o lançamento de um revolucionário motor a diesel, chamado de Powershift Titan, que tem o potencial de transformar a competição com carros elétricos. Esse novo motor a diesel da Ford ganha destaque pela sua eficiência extraordinária em comparação com os motores a combustão interna tradicionais, apresentando níveis de emissão de carbono incrivelmente baixos, nunca antes vistos na indústria. A ousadia da marca é anunciada em um momento em que os elétricos parecem liderar o mercado automotivo.

O novo motor a diesel da Ford é inovador, sendo construído com materiais avançados e tecnologias de combustão moderna. O propulsor ganha destaque pela sua eficiência, com vários combustíveis, incluindo biocombustível, ampliando assim o seu mercado e reforçando seu perfil ecológico.

O impacto do anúncio da Ford vai além dos modelos de passageiros. Se o novo motor a diesel puder ser aplicado em maior escala, incluindo caminhões, poderia desacelerar ou até mesmo reverter o uso de elétricos nesses segmentos.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x