Empresa inova com motor rotativo aprimorado, superando desafios de modelos antigos e oferecendo potência cinco vezes maior que os motores a diesel.
O motor rotativo, uma invenção marcante na história dos motores de combustão interna, fascina por sua inovação, mas também enfrenta desafios, incluindo alto consumo de combustível, torque reduzido, emissões poluentes e complexidades na lubrificação. Diante disso, a Liquid Piston está trabalhando no desenvolvimento do “X Engine”, uma nova abordagem para aprimorar a tecnologia dos motores rotativos.
Confira todos os detalhes do novo motor rotativo X Engine
O X Engine é um motor inovador que funciona sem pistões e opera baseado em um ciclo termodinâmico conhecido como ciclo híbrido de alta eficiência (HC). Diferentemente dos motores tradicionais, ele emprega um único rotor para realizar tanto a compressão quanto a expansão do fluido de trabalho, proporcionando uma eficiência aprimorada e reduções menores de energia.
A Liquid Piston, empresa por trás dessa tecnologia, afirma que o X Engine representa um salto significativo na tecnologia de motores rotativos, abordando questões de eficiência, lubrificação e versatilidade de combustível que limitavam os modelos convencionais.
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O modelo XTS 210, refrigerado a líquido e de dois tempos, oferece uma potência cinco vezes maior que um motor a diesel de dimensões ou peso similares, além de triplicar o torque. Este motor foi especialmente projetado para aplicações militares, comerciais e aeroespaciais, onde a alta densidade de potência, eficiência no consumo de combustível e flexibilidade no tipo de combustível são cruciais.
Compacto e leve, o novo motor rotativo tem aproximadamente o tamanho de uma bola de basquete, pesa 19 kg e possui um deslocamento de 10 cm³. Ele é capaz de operar com uma variedade de combustíveis, incluindo diesel e querosene de aviação.
A empresa almeja alcançar cerca de 20 kW de potência e 29,4 Nm de torque a 6.500 RPM. Esses números são impressionantemente comparáveis aos 18,8 kW e 63 Nm de pico do motor Coler KDW 13E 536A, que é cinco vezes maior em tamanho físico do que o motor rotativo X Engine.
O motor rotativo simplificado: apenas duas peças móveis
O inovador motor rotativo destaca-se por seu design simplificado, que inclui apenas duas peças móveis principais: um rotor e um eixo. O rotor, de formato triangular, encaixa-se perfeitamente em uma carcaça com duas logos, formando assim três câmaras de combustão.
Essas câmaras passam por todos os quatro estágios do ciclo HC (ciclo híbrido de alta eficiência). A conexão do eixo ao rotor é feita através de um sistema de engrenagens planetárias, permitindo que o rotor gire em uma velocidade distinta do eixo, otimizando assim o desempenho do motor.
Uma das características mais notáveis deste motor é sua câmara de combustão estacionária de formato arredondado. Este design oferece uma vantagem significativa, pois permite atingir altos níveis de compressão simplesmente reduzindo o tamanho da câmara.
A estabilidade da câmara de combustão possibilita a injeção direta de combustível, uma funcionalidade que não é viável em motores rotativos tradicionais. Essa inovação promete melhorar consideravelmente a eficiência e o desempenho do motor.
Características inovadoras do motor rotativo XTS 210
O motor rotativo XTS 210 da Liquid Piston se destaca por duas características principais: uma taxa de compressão excepcionalmente alta e a capacidade de realizar injeção direta de combustível. Um aspecto crucial desse motor é o design de suas vedações de topo, que desempenham um papel semelhante aos anéis de pistão nos motores Wankel. No motor Wankel, essas vedações estão localizadas dentro do rotor, movendo-se constantemente em altas velocidades, o que dificulta a manutenção da lubrificação adequada.
No entanto, o novo motor rotativo da Liquid Piston adota uma abordagem inovadora: as vedações são estacionárias, permanecendo fixas enquanto o motor está em funcionamento. Isso facilita a aplicação de lubrificação diretamente da carcaça, resolvendo um dos principais desafios enfrentados pelo motor Wankel.
Alex Schkolnik, cofundador e CEO da Liquid Piston, afirmou que a empresa conseguiu superar os problemas fundamentais relacionados à combustão e lubrificação, que anteriormente afetavam a durabilidade e as emissões dos motores rotativos tradicionais.