1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Novo motor rotativo abala a indústria automotiva com potência 5x maior que a dos diesel  
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Novo motor rotativo abala a indústria automotiva com potência 5x maior que a dos diesel  

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/11/2023 às 21:20
Atualizado em 18/11/2023 às 18:04
Novo motor rotativo abala a indústria automotiva com potência 5x maior que a dos diesel e pode mudar o mercado 
Foto: Mobility Chanel

Empresa inova com motor rotativo aprimorado, superando desafios de modelos antigos e oferecendo potência cinco vezes maior que os motores a diesel.

O motor rotativo, uma invenção marcante na história dos motores de combustão interna, fascina por sua inovação, mas também enfrenta desafios, incluindo alto consumo de combustível, torque reduzido, emissões poluentes e complexidades na lubrificação. Diante disso, a Liquid Piston está trabalhando no desenvolvimento do “X Engine”, uma nova abordagem para aprimorar a tecnologia dos motores rotativos.

Confira todos os detalhes do novo motor rotativo X Engine

O X Engine é um motor inovador que funciona sem pistões e opera baseado em um ciclo termodinâmico conhecido como ciclo híbrido de alta eficiência (HC). Diferentemente dos motores tradicionais, ele emprega um único rotor para realizar tanto a compressão quanto a expansão do fluido de trabalho, proporcionando uma eficiência aprimorada e reduções menores de energia.

A Liquid Piston, empresa por trás dessa tecnologia, afirma que o X Engine representa um salto significativo na tecnologia de motores rotativos, abordando questões de eficiência, lubrificação e versatilidade de combustível que limitavam os modelos convencionais.

O modelo XTS 210, refrigerado a líquido e de dois tempos, oferece uma potência cinco vezes maior que um motor a diesel de dimensões ou peso similares, além de triplicar o torque. Este motor foi especialmente projetado para aplicações militares, comerciais e aeroespaciais, onde a alta densidade de potência, eficiência no consumo de combustível e flexibilidade no tipo de combustível são cruciais.

Compacto e leve, o novo motor rotativo tem aproximadamente o tamanho de uma bola de basquete, pesa 19 kg e possui um deslocamento de 10 cm³. Ele é capaz de operar com uma variedade de combustíveis, incluindo diesel e querosene de aviação.

A empresa almeja alcançar cerca de 20 kW de potência e 29,4 Nm de torque a 6.500 RPM. Esses números são impressionantemente comparáveis aos 18,8 kW e 63 Nm de pico do motor Coler KDW 13E 536A, que é cinco vezes maior em tamanho físico do que o motor rotativo X Engine.

O motor rotativo simplificado: apenas duas peças móveis

O inovador motor rotativo destaca-se por seu design simplificado, que inclui apenas duas peças móveis principais: um rotor e um eixo. O rotor, de formato triangular, encaixa-se perfeitamente em uma carcaça com duas logos, formando assim três câmaras de combustão.

Essas câmaras passam por todos os quatro estágios do ciclo HC (ciclo híbrido de alta eficiência). A conexão do eixo ao rotor é feita através de um sistema de engrenagens planetárias, permitindo que o rotor gire em uma velocidade distinta do eixo, otimizando assim o desempenho do motor.

Uma das características mais notáveis deste motor é sua câmara de combustão estacionária de formato arredondado. Este design oferece uma vantagem significativa, pois permite atingir altos níveis de compressão simplesmente reduzindo o tamanho da câmara.

A estabilidade da câmara de combustão possibilita a injeção direta de combustível, uma funcionalidade que não é viável em motores rotativos tradicionais. Essa inovação promete melhorar consideravelmente a eficiência e o desempenho do motor.

Características inovadoras do motor rotativo XTS 210

O motor rotativo XTS 210 da Liquid Piston se destaca por duas características principais: uma taxa de compressão excepcionalmente alta e a capacidade de realizar injeção direta de combustível. Um aspecto crucial desse motor é o design de suas vedações de topo, que desempenham um papel semelhante aos anéis de pistão nos motores Wankel. No motor Wankel, essas vedações estão localizadas dentro do rotor, movendo-se constantemente em altas velocidades, o que dificulta a manutenção da lubrificação adequada.

No entanto, o novo motor rotativo da Liquid Piston adota uma abordagem inovadora: as vedações são estacionárias, permanecendo fixas enquanto o motor está em funcionamento. Isso facilita a aplicação de lubrificação diretamente da carcaça, resolvendo um dos principais desafios enfrentados pelo motor Wankel.

Alex Schkolnik, cofundador e CEO da Liquid Piston, afirmou que a empresa conseguiu superar os problemas fundamentais relacionados à combustão e lubrificação, que anteriormente afetavam a durabilidade e as emissões dos motores rotativos tradicionais.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x