1. InĂ­cio
  2. / Veículos Elétricos
  3. / Novo motor para bicicleta chega ao mercado: tamanho de uma xĂ­cara, potĂȘncia de 600 W, torque de 90 Nm e pesa menos de 3 Kg
Tempo de leitura 3 min de leitura ComentĂĄrios 0 comentĂĄrios

Novo motor para bicicleta chega ao mercado: tamanho de uma xĂ­cara, potĂȘncia de 600 W, torque de 90 Nm e pesa menos de 3 Kg

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/07/2024 Ă s 08:10
Novo motor de bicicleta elĂ©trica chega ao mercado: tamanho de uma xĂ­cara, potĂȘncia de 600 W, torque de 90 Nm e pesa menos de 3 Kg
Foto: Divulgação

Novo motor elĂ©trico da ZF promete mudar completamente o mercado de e-bikes. Novo propulsor entrega 600 W de potĂȘncia e 90 Nm de torque, confira outros detalhes!

Uma bicicleta elétrica costuma pesar significativamente mais do que um modelo tradicional. Enquanto as bicicletas comuns pesam em média entre 8 e 14 quilos, as elétricas chegam a pesar cerca de 20 quilos. O principal motivo é o motor elétrico. Para solucionar esse problema, a empresa de tecnologia automotiva ZF desenvolveu um novo motor para bicicletas elétricas, que é bem mais leve e compacto do que os modelos tradicionais.

Novo motor para bicicleta elĂ©trica entrega potĂȘncia de 600W

Apesar do tamanho reduzido, a potĂȘncia e torque continuam. A novidade vem da divisĂŁo de micromobilidade da empresa e, segundo o New Atlas, Ă© um dos motores elĂ©tricos mais compactos e discretos do mercado do ciclismo, com um tamanho de uma lata de refrigerante.

O novo motor de bicicleta elĂ©trica da ZF foi batizado de CentriX e apresentado no evento Eurobike 2024, que aconteceu na Ășltima semana em Frankfurt, na Alemanha. 

Novo motor de bicicleta elĂ©trica chega ao mercado: tamanho de uma xĂ­cara, potĂȘncia de 600 W, torque de 90 Nm e pesa menos de 3 Kg
Bicicleta que serĂĄ equipada com o novo motor elĂ©trico – Foto: Divulgação

Trata-se de um sistema de acionamento elĂ©trico completo que inclui motor, hardware de controle, aplicativo, conexĂŁo em nuvem e bateria. O novo motor para bicicleta elĂ©trica esbanja 48 V, potĂȘncia de 600 W e torque de 90 Nm (quase o dobro do que o motor TQ HPR50, compacto que jĂĄ se tornou famoso por seu design leve).

O motor tem dimensÔes de 12 x 9 centímetros, pouco mais do que uma lata de refrigerante. Ele pesa 2,5 kg e serå estreado na bicicleta elétrica da empresa alemã Raymon.

Novo motor elétrico da ZF conta com diversas conexÔes e tecnologia de ponta

Por sua leveza, o novo propulsor elĂ©trico Ă© recomendado para ciclistas de mountain bikes, prometendo passeios seguros em terrenos instĂĄveis e Ă­ngremes. HĂĄ tambĂ©m uma versĂŁo do novo motor de bicicleta elĂ©trica com torque e potĂȘncia menor (450 W e 75 Nm) para aqueles que desejam rodar na cidade.

A empresa ainda promete um design de remoção råpido da bateria para facilitar o carregamento e um display com informaçÔes sobre motorização. O pacote inclui conectores, aplicativo para smartphone, conexão Bluetooth, e funçÔes de navegação e rotas.

A apresentação do novo motor de bicicleta elétrica na Eurobike 2024 contou com uma demonstração na e-bike da empresa alemã Raymon, chamada de e-MTB Tarok, como mencionado acima. A expectativa é que ela esteja à venda a partir do início de 2025.

Kits de conversão para bicicleta elétrica também estão se popularizando

Embora diversas iniciativas para produzir bicicletas elétricas estejam se popularizando, ainda é um pouco caro adquirir esse tipo de veículo. Para solucionar esse problema, surge uma solução inovadora: um novo kit de conversão acessível que promete transformar qualquer bicicleta em elétrica, tornando a mobilidade sustentåvel mais acessível para todos.

O novo kit de conversão foi lançado pela empresa de mobilidade urbana CLIP. O kit que transforma bicicleta comum em elétrica não é exatamente uma novidade, visto que hå outros modelos disponíveis para compra no mercado, contudo, este kit de conversão barato promete funcionar de forma mais simples.

O Clip é um dispositivo portåtil e removível acionado por fricção. Seu motor elétrico alojado na carcaça conta com roletes que ficam em contato com o pneu dianteiro, impulsionando o veículo e transformando em uma bicicleta comum em elétrica. O acionamento por fricção oferece até 24 km/h de velocidade a depender do peso da bicicleta.

Segundo a fabricante, o kit de conversão é compatível com praticamente qualquer bicicleta com pneus de aros 26 a 28. Segundo a própria fabricante, o usuårio não precisa de nenhuma ferramenta adicional para transformar sua bike comum em elétrica.

Inscreva-se
Notificar de
guest
❗❗❗Faça login para poder postar links, fotos, conectar com pessoas e muito mais. Seu perfil pode ser visto por mais de 1 milhão de usuários todos os dias😉
0 ComentĂĄrios
Feedbacks
Visualizar todos comentĂĄrios
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteĂșdos com foco em açÔes de SEO. Escreve sobre IndĂșstria Automotiva, Energias RenovĂĄveis e CiĂȘncia e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
AdorarĂ­amos sua opniĂŁo sobre esse assunto, comente!x