1. Início
  2. / Veículos Elétricos
  3. / Novo motor para bicicleta chega ao mercado: tamanho de uma xícara, potência de 600 W, torque de 90 Nm e pesa menos de 3 Kg
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

Novo motor para bicicleta chega ao mercado: tamanho de uma xícara, potência de 600 W, torque de 90 Nm e pesa menos de 3 Kg

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/07/2024 às 08:10
Atualizado em 13/07/2024 às 14:27
Novo motor de bicicleta elétrica chega ao mercado: tamanho de uma xícara, potência de 600 W, torque de 90 Nm e pesa menos de 3 Kg
Foto: Divulgação

Novo motor elétrico da ZF promete mudar completamente o mercado de e-bikes. Novo propulsor entrega 600 W de potência e 90 Nm de torque, confira outros detalhes!

Uma bicicleta elétrica costuma pesar significativamente mais do que um modelo tradicional. Enquanto as bicicletas comuns pesam em média entre 8 e 14 quilos, as elétricas chegam a pesar cerca de 20 quilos. O principal motivo é o motor elétrico. Para solucionar esse problema, a empresa de tecnologia automotiva ZF desenvolveu um novo motor para bicicletas elétricas, que é bem mais leve e compacto do que os modelos tradicionais.

Novo motor para bicicleta elétrica entrega potência de 600W

Apesar do tamanho reduzido, a potência e torque continuam. A novidade vem da divisão de micromobilidade da empresa e, segundo o New Atlas, é um dos motores elétricos mais compactos e discretos do mercado do ciclismo, com um tamanho de uma lata de refrigerante.

O novo motor de bicicleta elétrica da ZF foi batizado de CentriX e apresentado no evento Eurobike 2024, que aconteceu na última semana em Frankfurt, na Alemanha

Novo motor de bicicleta elétrica chega ao mercado: tamanho de uma xícara, potência de 600 W, torque de 90 Nm e pesa menos de 3 Kg
Bicicleta que será equipada com o novo motor elétrico – Foto: Divulgação

Trata-se de um sistema de acionamento elétrico completo que inclui motor, hardware de controle, aplicativo, conexão em nuvem e bateria. O novo motor para bicicleta elétrica esbanja 48 V, potência de 600 W e torque de 90 Nm (quase o dobro do que o motor TQ HPR50, compacto que já se tornou famoso por seu design leve).

O motor tem dimensões de 12 x 9 centímetros, pouco mais do que uma lata de refrigerante. Ele pesa 2,5 kg e será estreado na bicicleta elétrica da empresa alemã Raymon.

Novo motor elétrico da ZF conta com diversas conexões e tecnologia de ponta

Por sua leveza, o novo propulsor elétrico é recomendado para ciclistas de mountain bikes, prometendo passeios seguros em terrenos instáveis e íngremes. Há também uma versão do novo motor de bicicleta elétrica com torque e potência menor (450 W e 75 Nm) para aqueles que desejam rodar na cidade.

A empresa ainda promete um design de remoção rápido da bateria para facilitar o carregamento e um display com informações sobre motorização. O pacote inclui conectores, aplicativo para smartphone, conexão Bluetooth, e funções de navegação e rotas.

A apresentação do novo motor de bicicleta elétrica na Eurobike 2024 contou com uma demonstração na e-bike da empresa alemã Raymon, chamada de e-MTB Tarok, como mencionado acima. A expectativa é que ela esteja à venda a partir do início de 2025.

Kits de conversão para bicicleta elétrica também estão se popularizando

Embora diversas iniciativas para produzir bicicletas elétricas estejam se popularizando, ainda é um pouco caro adquirir esse tipo de veículo. Para solucionar esse problema, surge uma solução inovadora: um novo kit de conversão acessível que promete transformar qualquer bicicleta em elétrica, tornando a mobilidade sustentável mais acessível para todos.

O novo kit de conversão foi lançado pela empresa de mobilidade urbana CLIP. O kit que transforma bicicleta comum em elétrica não é exatamente uma novidade, visto que há outros modelos disponíveis para compra no mercado, contudo, este kit de conversão barato promete funcionar de forma mais simples.

O Clip é um dispositivo portátil e removível acionado por fricção. Seu motor elétrico alojado na carcaça conta com roletes que ficam em contato com o pneu dianteiro, impulsionando o veículo e transformando em uma bicicleta comum em elétrica. O acionamento por fricção oferece até 24 km/h de velocidade a depender do peso da bicicleta.

Segundo a fabricante, o kit de conversão é compatível com praticamente qualquer bicicleta com pneus de aros 26 a 28. Segundo a própria fabricante, o usuário não precisa de nenhuma ferramenta adicional para transformar sua bike comum em elétrica.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x