Novo motor elétrico da ZF promete mudar completamente o mercado de e-bikes. Novo propulsor entrega 600 W de potência e 90 Nm de torque, confira outros detalhes!
Uma bicicleta elétrica costuma pesar significativamente mais do que um modelo tradicional. Enquanto as bicicletas comuns pesam em média entre 8 e 14 quilos, as elétricas chegam a pesar cerca de 20 quilos. O principal motivo é o motor elétrico. Para solucionar esse problema, a empresa de tecnologia automotiva ZF desenvolveu um novo motor para bicicletas elétricas, que é bem mais leve e compacto do que os modelos tradicionais.
Novo motor para bicicleta elétrica entrega potência de 600W
Apesar do tamanho reduzido, a potência e torque continuam. A novidade vem da divisão de micromobilidade da empresa e, segundo o New Atlas, é um dos motores elétricos mais compactos e discretos do mercado do ciclismo, com um tamanho de uma lata de refrigerante.
O novo motor de bicicleta elétrica da ZF foi batizado de CentriX e apresentado no evento Eurobike 2024, que aconteceu na última semana em Frankfurt, na Alemanha.
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- O veículo elétrico mais barato do mundo? Homem paga US$ 900, cerca de R$ 5 mil reais, e fica surpreendentemente feliz com sua compra
- Guia Completo da Arval: Dicas Incríveis para Maximizar a Vida e Desempenho dos Seus Carros Elétricos
- Nada de Volkswagen, Toyota ou BYD: fábrica automotiva mais moderna do Brasil pertence à companhia muitas vezes deixada de lado pelos brasileiros
Trata-se de um sistema de acionamento elétrico completo que inclui motor, hardware de controle, aplicativo, conexão em nuvem e bateria. O novo motor para bicicleta elétrica esbanja 48 V, potência de 600 W e torque de 90 Nm (quase o dobro do que o motor TQ HPR50, compacto que já se tornou famoso por seu design leve).
O motor tem dimensões de 12 x 9 centímetros, pouco mais do que uma lata de refrigerante. Ele pesa 2,5 kg e será estreado na bicicleta elétrica da empresa alemã Raymon.
Novo motor elétrico da ZF conta com diversas conexões e tecnologia de ponta
Por sua leveza, o novo propulsor elétrico é recomendado para ciclistas de mountain bikes, prometendo passeios seguros em terrenos instáveis e íngremes. Há também uma versão do novo motor de bicicleta elétrica com torque e potência menor (450 W e 75 Nm) para aqueles que desejam rodar na cidade.
A empresa ainda promete um design de remoção rápido da bateria para facilitar o carregamento e um display com informações sobre motorização. O pacote inclui conectores, aplicativo para smartphone, conexão Bluetooth, e funções de navegação e rotas.
A apresentação do novo motor de bicicleta elétrica na Eurobike 2024 contou com uma demonstração na e-bike da empresa alemã Raymon, chamada de e-MTB Tarok, como mencionado acima. A expectativa é que ela esteja à venda a partir do início de 2025.
Kits de conversão para bicicleta elétrica também estão se popularizando
Embora diversas iniciativas para produzir bicicletas elétricas estejam se popularizando, ainda é um pouco caro adquirir esse tipo de veículo. Para solucionar esse problema, surge uma solução inovadora: um novo kit de conversão acessível que promete transformar qualquer bicicleta em elétrica, tornando a mobilidade sustentável mais acessível para todos.
O novo kit de conversão foi lançado pela empresa de mobilidade urbana CLIP. O kit que transforma bicicleta comum em elétrica não é exatamente uma novidade, visto que há outros modelos disponíveis para compra no mercado, contudo, este kit de conversão barato promete funcionar de forma mais simples.
O Clip é um dispositivo portátil e removível acionado por fricção. Seu motor elétrico alojado na carcaça conta com roletes que ficam em contato com o pneu dianteiro, impulsionando o veículo e transformando em uma bicicleta comum em elétrica. O acionamento por fricção oferece até 24 km/h de velocidade a depender do peso da bicicleta.
Segundo a fabricante, o kit de conversão é compatível com praticamente qualquer bicicleta com pneus de aros 26 a 28. Segundo a própria fabricante, o usuário não precisa de nenhuma ferramenta adicional para transformar sua bike comum em elétrica.