Motor revolucionário em teste promete redefinir os carros híbridos e eletrificados do futuro, com soluções inovadoras para eficiência e sustentabilidade.
A indústria automotiva está à beira de uma revolução. Uma nova tecnologia de motor a combustão, desenvolvida pela startup espanhola INNengine, promete reconfigurar os modelos híbridos do futuro e, quem sabe, até os carros totalmente eletrificados.
Conhecido como e-REX, o motor já atraiu a atenção de gigantes da indústria, como a Renault e a Geely, e está prestes a ser testado para comprovar seu potencial.
Se a inovação se confirmar, o e-REX poderá ser um marco histórico, redefinindo o que entendemos por eficiência e mobilidade sustentável.
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A revolução do e-REX
Em 2020, o engenheiro e cofundador da INNengine, Juan Garrido Requena, divulgou um vídeo que chamou a atenção do mundo automotivo.
Nele, Garrido apresentou o e-REX, um motor projetado para ser a base dos veículos híbridos do futuro.
o contrário dos motores de combustão convencionais, os quais foram adaptados para os híbridos atuais, o e-REX foi desenvolvido do zero com características específicas para atender às exigências dos carros eletrificados.
Segundo Garrido, a proposta do e-REX era criar um motor compacto, eficiente e sem as vibrações ou ruídos típicos dos motores tradicionais.
Com apenas 35 quilos, o motor e-REX se destaca não apenas pelo tamanho, mas também pela sua potência.
De acordo com Garrido, o motor tem duas vezes a potência de um motor de dois tempos e quatro vezes a de um motor de quatro tempos, mantendo uma excelente eficiência de combustível.
Além disso, ele emite níveis significativamente mais baixos de CO₂ e NOx, o que representa uma melhoria considerável em relação aos motores convencionais, ao mesmo tempo que mantém a potência similar à de um motor de 2.000 cc.
Uma das inovações centrais do e-REX é o design de seus pistões opostos e o sistema de relação de compressão variável, que permitem ao motor se adaptar conforme a necessidade de potência ou eficiência.
Essa abordagem inovadora elimina as vibrações típicas de motores a combustão, criando uma experiência mais confortável tanto para motoristas quanto para passageiros.
O motor do futuro: para híbridos de autonomia estendida
O e-REX não foi projetado para substituir os motores a combustão convencionais, mas sim para impulsionar os veículos híbridos de autonomia estendida, uma categoria de carros híbridos com um funcionamento diferente dos modelos tradicionais.
Enquanto os híbridos tradicionais usam um motor a combustão como principal fonte de energia e um motor elétrico para apoiar, os veículos de autonomia estendida funcionam de forma oposta: o motor elétrico é o principal, e o motor a combustão serve para alimentar um gerador, que por sua vez gera eletricidade para mover as rodas.
Em termos práticos, isso significa que, embora o carro tenha um motor a combustão, ele é basicamente um elétrico, com o motor a combustão funcionando como uma “bateria”, uma forma de estender a autonomia dos veículos sem depender de uma infraestrutura de recarga frequente.
Essa configuração poderia ter um grande impacto na mobilidade sustentável, tornando os carros híbridos mais eficientes e acessíveis.
A Horse entra no jogo
Embora o conceito de veículos híbridos de autonomia estendida não seja novo, a entrada de grandes corporações na busca por novas soluções tecnológicas pode mudar esse cenário.
A Horse, uma joint venture formada pelas gigantes Renault (45%) e Geely (45%), com a participação da Aramco (10%), é um exemplo disso.
A empresa tem como objetivo o desenvolvimento de motores híbridos de última geração, baterias e outros componentes essenciais para os veículos do futuro.
Em 2025, a Horse começou a produzir motores híbridos de 49 kW capazes de alimentar carros híbridos em velocidades de até 130 km/h.
Agora, a empresa irá testar os protótipos do motor e-REX, feitos pela INNengine.
A parceria tem o objetivo de avaliar a viabilidade da tecnologia e, se os testes forem bem-sucedidos, a produção em massa poderá começar, dando um impulso significativo aos carros híbridos e eletrificados.
Esses testes serão conduzidos no laboratório da Universidade Politécnica de Valência, especificamente no Departamento de Mobilidade Limpa e Termofluidos.
Os resultados dos testes determinarão se a Horse licenciará a tecnologia do e-REX para sua produção em larga escala, o que poderia acelerar a revolução dos carros híbridos.
Implicações para diversas indústrias
Julien Faure, Diretor de Tecnologia da Horse, destacou que a inovação trazida pelo motor e-REX tem o potencial de transformar não apenas a indústria automotiva, mas também outros setores, como a náutica, a aviação, os drones e até mesmo a geração de energia.
Segundo Faure, os testes podem ser historicamente significativos, indicando uma nova direção para o desenvolvimento de motores de combustão e ampliando a aplicação de tecnologias sustentáveis em vários campos.
Roberto Leandro, Diretor Executivo da INNengine, também destacou o impacto positivo dessa parceria.
Para ele, a colaboração com a Horse é um “passo audacioso em direção a um futuro mais sustentável”.
A startup espanhola acredita que, caso os testes mostrem a viabilidade do e-REX, a tecnologia poderá ser um verdadeiro divisor de águas para a indústria automotiva, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de veículos mais ecológicos e com maior autonomia.
O que o futuro reserva?
A movimentação de grandes players do setor, como Renault e Geely, e a promissora tecnologia do e-REX têm chamado a atenção do mercado.
Se esses testes se comprovarem bem-sucedidos, o motor espanhol pode se tornar uma referência global para os híbridos de autonomia estendida e até mesmo para os carros totalmente elétricos.
Com a crescente demanda por soluções mais sustentáveis e eficientes para a mobilidade, é importante que o setor automotivo continue inovando, buscando alternativas que atendam tanto às necessidades dos consumidores quanto aos desafios ambientais.
O que você acha dessa tecnologia revolucionária? Acha que os motores a combustão terão um papel importante no futuro dos carros elétricos? Deixe sua opinião nos comentários!