Nova opção acessível: empresa lança kit de conversão ‘barato’ que promete transformar qualquer bicicleta comum em elétrica.
A bicicleta elétrica vem conquistando cada vez mais espaço no mercado, especialmente na Europa e na Ásia, graças a ser uma opção econômica e prática para o dia a dia. No entanto, no Brasil, o alto custo ainda é uma barreira para muitos interessados. Nesse contexto, surge uma solução inovadora: um novo kit de conversão ‘barato’ que promete transformar qualquer bicicleta comum em elétrica, tornando a mobilidade sustentável mais acessível.
Conheça os diferenciais do kit de conversão ‘barato’ que transforma qualquer bicicleta comum em elétrica
O novo kit de conversão foi lançado pela empresa de mobilidade urbana CLIP. O kit que transforma bicicleta comum em elétrica não é exatamente uma novidade, visto que há outros modelos disponíveis para compra no mercado, contudo, este kit de conversão ‘barato’ promete funcionar de forma mais simples.
O Clip é um dispositivo portátil e removível acionado por fricção. Seu motor elétrico alojado na carcaça conta com roletes que ficam em contato com o pneu dianteiro, impulsionando o veículo e transformando uma bicicleta comum em elétrica. O acionamento de fricção na ‘bicicleta elétrica’ oferece até 24 km/h de velocidade a depender do peso da bicicleta.
- Custando R$ 80 mil reais, SUV 4×4 Ford Ecosport Storm faz 11,4 km/l com autonomia de até 593 km com seus 180 cv
- Nova bicicleta elétrica surpreende com torque ajustável para qualquer trilha e bateria removível de 800 Wh, garantindo até 250 km por carga
- Revelado o novo SUV que chegou no Brasil por R$ 1,35 milhão de reais: com 1200 cv e autonomia de 1.000 km, o carro da BYD flutua na água, gira 360º e superou a maior duna do planeta!
- Supercarro submerso: como um Lamborghini Aventador foi resgatado do fundo de um lago e funcionou!
Segundo a fabricante, o kit de conversão é compatível com praticamente qualquer bicicleta com pneus de aros 26 a 28. Como imagem de destaque da matéria mostra, o equipamento fica preso em ponto fixo no garfo dianteiro da bicicleta. Segundo a própria fabricante, o usuário não precisa de nenhuma ferramenta para transformar sua bike em bicicleta elétrica.
Kit que transforma bicicleta comum em elétrica entrega 19 km de autonomia
O Kit de conversão ‘barato’ para mudar um modelo comum de bicicleta e transformar em bicicleta elétrica é vendido em duas versões, sendo elas a Explorer e Commuter. A principal diferença das versões é a capacidade da bateria. A Commuter entrega bateria menor de 96 watts-hora, 30 minutos de demora para carregar e uma autonomia de aproximadamente 9 km.
Já a versão Explorer, mais potente, entrega bateria de 196 watts-hora, mais que o dobro de autonomia (19km), contudo precisa de uma hora na tomada para carregar completamente. A versão de entrada do kit que transforma bicicleta comum em elétrica atende a certificações que permitem transporte em companhias aéreas comerciais, segundo a fabricante CLIP.
Considerando que uma bicicleta elétrica custa em média R$ 5 mil no Brasil, produtos como este kit de conversão ‘barato’ são uma alternativa para quem já possui uma bicicleta comum em casa e não quer gastar tanto com uma nova.
O produto custa a partir de US$ 499, cerca de R$ 2.600 na cotação atual, quase a metade do valor de uma bicicleta elétrica vendida no varejo. A questão é que acessórios parecidos normalmente não chegam ao mercado nacional e dependem de importação, desta forma, o preço final já não fica atrativo devido às taxas.
E-Switchy também ganha destaque no mercado de mobilidade
Além deste kit de conversão ‘barato’ que transforma bicicleta comum em elétrica, há diversos outros kits semelhantes no mercado.
Entre eles está o E-Switchy, que custa menos de 600 euros e um tempo de instalação de 5 minutos. O kit de conversão é vendido pela Switchy, onde o equipamento tem como base oferecer formas fáceis e acessíveis para eletrificar qualquer modelo de bicicleta.
O intuito é simples, entretanto muito poderoso, os kits são vendidos em até três modelos diferentes, sendo eles Switch Onde, Two e Three, que promete se adaptar às exigências de cada ciclista. A conversão é realizada de forma muito simples, basta substituir a roda dianteira pela que foi entregue pelo kit de conversão.