1. Início
  2. / Forças Armadas
  3. / Em novo investimento sem precedentes, Exército Brasileiro compra 420 blindados 4×4 LMV-BR2 para reforçar a segurança e defesa do país!
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Em novo investimento sem precedentes, Exército Brasileiro compra 420 blindados 4×4 LMV-BR2 para reforçar a segurança e defesa do país!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 09/07/2024 às 13:59
Atualizado em 10/07/2024 às 10:56
Em novo investimento sem precedentes, Exército Brasileiro compra 420 blindados 4x4 LMV-BR2 para reforçar a segurança e defesa do país!
Foto: Reprodução/Youtube

Exército Brasileiro compra blindados e mais de 400 unidades devem ser entregues nos próximos 10 anos. Confira os detalhes da parceria única do Exército com a IDV (empresa do grupo Iveco).

O Exército Brasileiro deu um passo significativo na modernização de suas forças. Com a assinatura de um contrato histórico com a IDV, serão fornecidos 420 veículos blindados 4×4 LMV-BR 2 ao longo dos próximos 10 anos. Este investimento bilionário não apenas reforçará a defesa nacional, mas também impulsionará o desenvolvimento estratégico das Forças Armadas, consolidando a posição do Brasil como uma potência militar emergente. Além disso, a iniciativa promete gerar empregos e fomentar a indústria de defesa nacional, contribuindo para a economia do país.

Veículos blindados adquiridos pelo Exército brasileiro

O Exército Brasileiro firmou um contrato significativo com a IDV para o fornecimento de 420 veículos blindados LMV-BR 2. Este acordo, realizado pela Diretoria de Fabricação do Exército Brasileiro, prevê a entrega dessas unidades ao longo de 10 anos.

Os blindados, mais conhecidos como “Guaicurus”, serão produzidos em duas versões distintas: uma com Sistema de Arma Manual e outra com Sistema de Arma RCWS (Remote Controlled Weapon System).

Em novo investimento sem precedentes, Exército Brasileiro compra 420 blindados 4x4 LMV-BR2 para reforçar a segurança e defesa do país!
General de Divisão Tales Eduardo Areco Villela (Diretor de Fabricação EB) & Humberto Marchioni Spinetti (Presidente IDV LATAM)

Cada unidade será equipada com o Sistema de Comando e Controle – C2. A produção será feita localmente na fábrica da IDV, localizada em Sete Lagoas (MG), contribuindo para a economia local. A assinatura deste contrato para investimento na produção das viaturas LMV-BR 2 marca mais um passo essencial na colaboração entre o Exército Brasileiro e a IDV.

Este acordo contribui significativamente para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa Nacional e para o desenvolvimento estratégico das Forças Terrestres Brasileiras.

A relação sólida entre o Exército Brasileiro e a IDV tem uma longa história, que inclui a entrega de mais de 700 unidades do Viatura Blindada Anfíbia Guarani 6×6 e 32 unidades do Viatura Blindada Multitarefas LMV-BR até o momento.

Blindados são aprimorados por décadas

Desde que foram lançados, os LMV 4×4 têm sido constantemente melhorados, aproveitando a vasta experiência acumulada pelos seus operadores. Devido a esse foco contínuo em aprimoramento, ao longo dos últimos 20 anos, a IDV adquiriu um profundo conhecimento desenvolvido de veículos militares para atender aos mais rigorosos requisitos operacionais de seus clientes.

A IDV, uma empresa do Iveco Group (EXM: IVG), é especializada em fornecer soluções veiculares e de proteção inovadoras para atender às necessidades de clientes militares ao redor do mundo.

A empresa produz caminhões táticos logísticos, veículos multitarefas e blindados, além de comercializar toda a gama de caminhões IVECO, adaptada conforme necessário para satisfazer as exigências do cliente militar. Desta forma, a IDV oferece uma linha completa para uma extensa gama de aplicações de defesa.

O Exército Brasileiro compra blindados que pesam 8,1 toneladas, tem motor FPT FC1C turbodiesel de 220 cv de potência e 50,9 mkgf de torque. O câmbio é automático de oito marchas fornecido pela ZF, há tração 4×4 e três bloqueios de diferencial. Contudo, por questões de segurança, nem o Exército Brasileiro nem a Iveco divulgam outros detalhes do novo LMV2.

Exército Brasileiro também foca na defesa aérea

Além deste investimento, o Exército Brasileiro busca aumentar sua força de resposta e anunciou que irá, em um futuro próximo, incorporar drones autônomos equipados com mísseis. Do tipo Nauru 1000C, as aeronaves foram desenvolvidas pela empresa brasileira XMobots e estão no 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEX), em Taubaté, desde dezembro de 2022.

Foram 9 meses de testes para um grupo de 21 milhões concluir o treinamento de operação dos dispositivos.

Os novos drones serão os primeiros do tipo sob o comando do Exército Brasileiro, visto que até então, os equipamentos eram equipados apenas com câmeras e outros sistemas de reconhecimento de terreno. O objetivo é que os dispositivos ajudem em operações de fronteiras, mas também em ambientes urbanos e convencionais, atuando como força adicional na defesa do país.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x