Estudo destaca que os países devem cortar fontes de combustíveis fósseis para evitar uma catástrofe ambiental global
Com as mudanças climáticas, grande parte dos países do mundo passaram a trabalhar para zerar as emissões de carbono. Uma das metas é reduzir drasticamente o uso de combustíveis fósseis. Como não são fontes renováveis, os combustíveis fósseis passaram a ser os vilões e uma grande ameaça para o clima do planeta.
Diferentemente das fontes renováveis, a recomposição dos combustíveis fósseis na natureza ocorre de forma muito lenta. Hoje, os principais combustíveis fósseis são petróleo, o gás natural e o carvão mineral.
Alguns estudos apontam que, além de não construir mais nenhuma infraestrutura de combustíveis fósseis, a meta de fazer com que o aquecimento global fique abaixo do limite de 1,5°C só será alcançada com o fechamento de, aproxidamente, metade de todas as infraestruturas de combustíveis fósseis já exisentes no mundo.
- Mais de 1 milhão de barris: envio de petróleo da Rússia para Coreia do Norte em troca de soldados e armas na guerra contra Ucrânia
- Bacia de Campos terá R$ 130 bilhões em investimentos, 25 mil empregos e nova era energética para o Brasil
- Tramontina na indústria offshore? Umas das maiores metalúrgicas do Brasil entrega projeto inovador para FPSO da PRIO!
- Estado brasileiro pode se tornar um dos mais ricos do país com investimento BILIONÁRIO no setor de petróleo e gás e promete gerar mais de 400 novos empregos diretos!
Greeg Muttitt, do Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, alertou que um objetivo tão ambicioso não vai ser alcançado sem grandes mudanças. “Os governos precisam começar a enfrentar de frente como fazer isso de maneira justa e equitativa, o que exigirá superar a oposição dos interesses dos combustíveis fósseis. Nossas descobertas mostram que interromper novos projetos de extração é um passo necessário, mas ainda não o suficiente para permanecer dentro do nosso orçamento de carbono cada vez menor. Algumas licenças e produção de combustíveis fósseis existentes precisarão ser revogadas e eliminadas mais cedo.” disse.
O levantamento levou em conta 25.000 campos de petróleo e gás no mundo. O estudo destaca que cerca de 40% de toda a reserva de gás e petróleo que se encontram nesses locais não devem ser tocados para evitar uma catástrofe ambiental global. “O momento exige considerações de equidade e de melhores mecanismos para gerenciar uma transição justa de empregos e receitas de combustíveis fósseis dentro e entre os países”, diz o estudo sem informar quais locais deveriam ser fechados.
Ucrânia x Rússia aumenta a demanda por combustívies fósseis
O conflito envolvendo Rússia e Ucrânia está deixando as coisas ainda piores. Com o passar dos meses, e a medida que o conflito entre os dois países só aumenta, cresce também a demanda por combustíveis fósseis, piorando ainda mais a crise ambiental por qual passa o nosso o planeta.
“O mundo já explorou muito petróleo, gás e carvão. Desenvolver mais poderia causar níveis mais perigosos de aquecimento, se totalmente extraído, ou criar uma escala maior de ativos ociosos”, explicou Greeg.
Porém, outras tecnologias estão sendo desenvolvidas para o planeta. Um dos grandes exemplos é a irreversível onda de carros elétricos ao redor do mundo. Com esses carros, a necessidade de combustíveis fósseis para manter um veículo, caíra consideravelmente.