Novo concurso Caixa Econômica Federal para candidatos de nível médio pode ser anunciado em breve. Cerca de 800 remanescentes do último concurso já foram convocados.
Nesta quarta-feira (24), mais um passo para a realização do concurso Caixa Econômica Federal (CEF) foi dado, pois a presidente da instituição, Rita Serrano, através de uma publicação em suas redes sociais, anunciou a convocação de 800 remanescentes do último concurso, que foi realizado em 2014.
Demanda de servidores de nível médio e superior pode gerar um novo concurso
Segundo a presidente da Caixa, as convocações começarão já no mês de junho, para início imediato. Durante a cerimônia institucional no dia 12 de janeiro, Serrano já havia ressaltado a grande demanda de novos servidores, o que pode garantir novos processos seletivos em médio prazo.
No último ano, a Caixa Econômica Federal havia manifestado interesse em realizar um novo concurso público assim que fosse resolvida a questão dos remanescentes. Desta forma, alguma novidade neste sentido pode ser divulgada em breve. Durante o evento, a presidente também reforçou que a Caixa está passando por um processo de inauguração de novas agências, o que exigirá uma necessidade de novos servidores.
- Escassez de mão de obra: Finlândia, país MAIS feliz do mundo, está com 5.300 MIL vagas de empregos para diferentes cargos como garçons, soldadores, pintores, operadores de máquinas, dobradeiras, engenheiros e muito mais
- Ganhe R$3.306,60 + benefícios trabalhando 44h semanais! O Sesc anuncia vaga de emprego, veja como participar do processo seletivo; Inscrição até 28 de novembro
- Eurofarma abre processo seletivo com vagas home office, presenciais e híbridas para candidatos com e sem experiência anterior
- Sonha em ser funcionário público? Novo concurso da Câmara oferece 63 vagas em níveis fundamental, médio e superior
A validade do último concurso, que teve início em 2014, seria finalizada em 2016. Entretanto, devido à não convocação dos aprovados, uma Ação Civil Pública (ACP) foi impetrada junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), no sentido de garantir a chamada de todos os aprovados. Sendo assim, o processo seletivo ainda segue válido até que o processo transite em julgado na Justiça.
O ingresso na instituição é realizado através da carreira de técnico bancário. Os interessados em concorrer ao concurso Caixa Econômica Federal devem possuir nível médio e contarão com um salário inicial de R$ 3 mil.
O que faz um Técnico Bancário?
Os aprovados no concurso da Caixa Econômica Federal na carreira de Técnico Bancário serão responsáveis por prestar atendimento ao público, realizar negócios e vender produtos e serviços. Além disso, identificam clientes, verificando a autenticidade de documentos, impressões digitais e assinaturas, quando realizada a capacitação específica. Efetuam também atividades administrativas e operações bancárias, usando equipamentos e ferramentas tecnológicas.
Os técnicos inserem e consultam dados em sistemas operacionais informatizados e outros aplicativos ligados com suas atividades, assim como auxiliam em sua manutenção e aperfeiçoamento, elaboram, redigem e conferem documentos e correspondências em geral, efetuam cálculos diversos e controles numéricos, encontram e apontam oportunidades de melhorias nos processos em que atuam e executam outras atividades ligadas ao conteúdo ocupacional dos cargos.
Vale mencionar que, além da remuneração, os servidores da Caixa também contam com vários benefícios, como participação nos lucros ou resultados, auxílio creche, vale transporte, auxílio refeição ou alimentação, previdência complementar, possibilidade de ascensão profissional, acesso a ações de capacitação e desenvolvimento, entre outros.
Saiba como foi o último concurso da Caixa Econômica Federal
Além do último concurso Caixa Econômica Federal para ampla concorrência, para técnico bancário, iniciado em 2014, uma nova seleção aconteceu em 2021, para preencher 1.100 vagas de nível médio, que foram destinadas apenas para candidatos portadores de deficiência, sendo 1.000 para preenchimento imediato e 100 cadastro reserva de pessoal.
As oportunidades, na época, foram para os cargos de técnico bancário, para atuação em agências nas 27 unidades da federação, e técnico bancário na área de tecnologia da informação, com lotação apenas em Brasília, no Distrito Federal.
O processo seletivo da Caixa Econômica Federal contou com provas objetivas e discursivas. A parte objetiva contou com 60 questões, abordando disciplinas como língua portuguesa, matemática financeira, conhecimentos específicos e conhecimentos bancários.