Citroën C3 Aircross turbo: pontos negativos do SUV rival da Chevrolet Spin! Vale a pena? É bom?
O Citroën C3 Aircross Turbo chegou ao mercado como uma opção acessível na categoria dos SUVs, prometendo rivalizar com modelos como o Chevrolet Spin. Mas será que ele realmente vale a pena? Vamos dar uma olhada mais de perto nos pontos negativos desse veículo e ver se ele é realmente bom.
Logo de cara, uma das primeiras coisas que notamos no Citroën C3 Aircross Turbo é o acabamento. O interior é praticamente uma cópia do C3, cheio de plásticos com uma qualidade não tão boa. Mesmo tentando criar uma aparência diferenciada, o resultado não é dos melhores. Os bancos em couro de dois tons até tentam dar um ar de sofisticação, mas o acabamento geral deixa a desejar. E a alavanca de câmbio solta é um detalhe que não passa despercebido, evidenciando a falta de capricho.
Ergonomia comprometida do novo Citroën C3 Aircross Turbo
A ergonomia também é um ponto fraco. Os comandos dos retrovisores e do travamento das portas traseiras estão em posições que dificultam o acesso, forçando o motorista a se inclinar desconfortavelmente. O volante tem ajuste apenas de altura, e ao soltar a alavanca, ele cai imediatamente, mostrando a falta de cuidado no design.
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Conforto questionável
Os bancos são outro problema. O assento é curto, o que pode ser desconfortável em viagens mais longas, e a parte inferior do encosto parece empurrar as costas para frente, o que não ajuda no conforto. O isolamento acústico também deixa a desejar, com ruídos de vento invadindo a cabine, mesmo com as janelas fechadas.
Tecnologia limitada
Apesar de contar com uma central multimídia com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, o Citroën C3 Aircross Turbo não oferece carregador de indução, algo que já é comum em muitos carros dessa categoria. A navegabilidade do quadro de instrumentos digital é confusa, e os comandos no volante são pouco intuitivos.
Direção artificial
A direção elétrica é leve em baixas velocidades, o que facilita manobras, mas pesa de um jeito artificial em altas velocidades, comprometendo a sensação de segurança. A iluminação é outro ponto negativo, com faróis halógenos que iluminam menos do que os faróis de LED, algo que poderia ser melhorado para aumentar a segurança à noite.
Visibilidade comprometida
A visibilidade traseira é prejudicada pelas colunas largas, e mesmo com uma janelinha adicional, levantar os encostos dos bancos traseiros torna essa janela inútil, criando um ponto cego considerável. Pelo menos, a câmera de ré ajuda a mitigar um pouco esse problema, embora a qualidade da imagem não seja das melhores.
Motor e consumo do Citroën C3 Aircross Turbo
Quando falamos de motor e consumo, o Citroën C3 Aircross Turbo apresenta números que podem não empolgar tanto. Equipado com um motor 1.2 PureTech Turbo de 3 cilindros, ele entrega uma potência de 130 cavalos e torque de 23,5 kgfm. Esses números são suficientes para um desempenho razoável, mas nada que se destaque na categoria.
Desempenho na estrada
No dia a dia, o motor oferece uma resposta adequada, mas não espere uma performance esportiva. A aceleração de 0 a 100 km/h leva cerca de 9,3 segundos, o que está na média para um SUV compacto. Em termos de velocidade máxima, ele atinge cerca de 200 km/h, números que são aceitáveis, mas não surpreendentes.
Consumo de combustível
Quando falamos de consumo, o Citroën C3 Aircross Turbo também fica na média. Na cidade, ele faz aproximadamente 11 km/l com gasolina e 8 km/l com etanol. Já na estrada, esses números melhoram para cerca de 13,5 km/l com gasolina e 9,5 km/l com etanol. Embora esses valores não sejam ruins, eles também não são excepcionais, especialmente se considerarmos a proposta de um SUV compacto voltado para a economia.
Citroën C3 Aircross Turbo é um SUV que tenta se posicionar como uma opção acessível e prática
No final das contas, o Citroën C3 Aircross Turbo é um SUV que tenta se posicionar como uma opção acessível e prática, mas que apresenta vários pontos negativos que podem fazer você reconsiderar a compra. O acabamento simples, a ergonomia comprometida, o conforto questionável, a tecnologia limitada, a direção artificial e a visibilidade comprometida são fatores que não podem ser ignorados. Preço varia de 99 mil reais até 112 mil reais.
O desempenho do motor e o consumo de combustível são apenas adequados, sem grandes destaques. Portanto, se você está em busca de um SUV com uma excelente relação custo-benefício, é fundamental avaliar se esses pontos fracos são aceitáveis para suas necessidades. Faça um test drive e veja por si mesmo se o Citroën C3 Aircross Turbo é realmente o carro ideal para você.
O velho preconceito…é um bom carro, acertaram, muito melhor custo benefício que a Spin
Tenho um AirCross é não concordo em quase nada que esse cara falou. A única coisa certa é que o acabamento tem muito plástico. Claro, se for para ter tudo de melhor vai ficar tão caro quanto os outros. Para mim as falhas mais significativas são, a chave que não é canivete, o ar que não é digital e o barulho do motor 3 cilindros. Fora isso, o carro é alto, espaçoso, confortável, rápido, gostoso de dirigir, bonito e mais barato do que qualquer concorrente, inclusive do que a Spin, que é um lixo e bem mais cara.
Nossa, q matéria tendenciosa…