O aguardado novo Chevrolet Equinox EV desembarcou no Brasil e já causa burburinho pelo preço de entrada de R$ 419.000. Com 292 cavalos de potência e autonomia de 443 km, o SUV elétrico da Chevrolet chega para competir com modelos de peso como Volvo C40 e BMW iX3. Mas será que o preço justifica o investimento? O CPG ouviu o especialista João Del Arco, que fez suas primeiras impressões e deu detalhes sobre o desempenho do veículo.
Ao iniciar sua análise, João Del Arco não deixou de comentar o impacto do preço elevado. Segundo ele, o novo Chevrolet Equinox EV poderia competir de maneira mais agressiva se tivesse um valor na faixa de R$ 349.000, o que o colocaria em uma posição mais vantajosa frente a seus concorrentes. O preço de R$ 419.000 torna a escolha difícil para quem já considera outras opções como o Volvo C40, que oferece mais potência a um custo menor.
“Por esse valor, o novo Chevrolet Equinox EV fica em uma posição complicada“, disse Del Arco, destacando que, apesar de suas qualidades, é difícil recomendar o carro a quem busca o melhor custo-benefício.
Desempenho do novo Chevrolet Equinox EV: é rápido, mas e o conforto?
O novo Chevrolet Equinox EV não desaponta no desempenho. Com 292 cavalos e torque de 46 kgfm, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos. O SUV é equipado com motor Chevrolet em ambos os eixos, oferecendo tração integral e uma condução suave mesmo em condições mais adversas. Del Arco destacou que o modelo, apesar de robusto, tem uma suspensão que surpreende pela maciez, proporcionando um conforto acima da média.
- É por isso que o motor do carro vibra na partida?
- Ford reduz preços de seus veículos em até 18% na Argentina após medida do presidente Milei
- General Motors cria sistema de demissão peculiar: os 5% piores saem! Modelo tem gerado polêmica
- Montadora dona da Fiat, Citroen, Jeep e outras vai abrir 1500 vagas de emprego no Brasil e lançar marca chinesa no país
O que chamou atenção foi a comparação com o Blazer EV, também da Chevrolet. Segundo Del Arco, o novo Chevrolet Equinox EV se comporta de maneira mais dócil e é mais prazeroso de dirigir, mesmo sendo um carro mais compacto que o Blazer.
Autonomia e recarga: tempo razoável, mas não o melhor da categoria
Com uma bateria de 85 kWh, o novo Chevrolet Equinox EV promete autonomia de até 443 km com uma única carga, o que é um ponto positivo. No entanto, o tempo de recarga pode ser um fator limitante. Em carregadores rápidos, a recarga de 0 a 80% leva cerca de 43 minutos, o que está dentro do esperado para a categoria, mas não se destaca frente aos concorrentes diretos.
Equipamentos e tecnologia: falta um toque de sofisticação
O interior do novo Chevrolet Equinox EV apresenta alguns pontos que decepcionam, considerando o preço. Apesar de contar com uma central multimídia de 17 polegadas e um painel de 11 polegadas, itens como a falta de iluminação no porta-luvas e o acabamento simplório em algumas áreas não condizem com o valor pedido. O sistema de som não é assinado, o que poderia ser esperado em um carro que compete diretamente com modelos da Volvo e BMW.
Por outro lado, o modelo traz inovações tecnológicas como Google Nativo, roteador Wi-Fi com até 4 anos gratuitos e atualizações de software over-the-air. São recursos interessantes, mas que não justificam plenamente o preço.
Vale a pena?
A grande pergunta que fica é: o novo Chevrolet Equinox EV vale o investimento de R$ 419.000? Apesar de ser um SUV elétrico com um desempenho sólido e tecnologia de ponta, ele acaba se perdendo no preço. Para quem está disposto a investir esse valor, modelos como o Volvo C40 ou até o BMW iX3 podem ser opções mais atraentes, oferecendo mais por menos.
Agora, queremos saber sua opinião: você pagaria R$ 419.000 no novo Chevrolet Equinox EV? Ou acha que o preço está elevado demais para o que o carro oferece? Deixe seu comentário!
Preço muito carro.
Eu abasteço 100% do tanque de diesel de meu Jeep em menos de 10 minutos, pago e pego estrada novamente. Parar 40 minutos para carregar uma bateria é um absurdo, isso se encontrar uma estação de recarga livre!