Modelo desenvolvido na China faz sua estreia na América Latina e promete fazer barulho no segmento. O novo Aveo da Chevrolet chegou com tudo para sacudir a concorrência automotiva e se tornar uma opção de peso no segmento de carros compactos.
Desenvolvido na China, o modelo foi apresentado em 2022 e já está disponível no México, onde sempre gozou de grande popularidade. O Aveo, novo hatch da montadora, vem se posicionando como o modelo de entrada da Chevrolet, abaixo do consagrado Ônix.
O Aveo tem dimensões que o colocam como um rival direto do Ônix. Ele é maior em comprimento graças ao balanço dianteiro avantajado, mas fica atrás em outras medidas. Tem 4,17 cm de comprimento, 2,51 de entre-eixos, 1,69 de largura e 1,49 de altura, pesando 1112 kg.
Design e mecânica do novo hatch da Chevrolet
Visualmente, o carro chama atenção. A frente ostenta uma grade e um friso do para-choque cromados, e luzes de seta em LED. As rodas são de 15 polegadas com acabamento diamantado.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Mecanicamente, o carro traz um motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, que desenvolve até 98 cavalos e 14,5 kgfm de torque.
Se o desempenho não impressiona, com um 0 a 100 em 12,1 segundos, o consumo surpreende. O Aveo alcança médias de 14,7 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada, números exemplares para o segmento.
Interior e equipamentos atualizados para o mercado automotivo
Por dentro, o Aveo não é um primor de luxo, mas cumpre o que promete. O acabamento é basicamente de plástico duro, mas o design é agradável e segue a nova identidade visual da Chevrolet.
Quanto aos equipamentos, o carro vem com trio elétrico, climatização digital integrada à multimídia e volante multifuncional.
O modelo conta com quatro airbags, controles de tração e estabilidade, além de freios a disco com ABS na dianteira e tambor na traseira. No quesito segurança, ele usa uma versão simplificada da plataforma do Ônix, que é considerada segura e ostenta cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP.
Preços e concorrência
No México, o Aveo tem preços entre 70 e 85 mil pesos, aproximadamente R$ 5.000 a menos do que um Ônix turbinado. No Brasil, poderia se situar entre 80 e 95 mil reais, posicionando-se como uma excelente alternativa às versões aspiradas do Ônix.
A chegada do Aveo pode ser vista como uma sacada de mestre da Chevrolet, que tem tudo para atrair os clientes das versões mais caras do Fiat Mobi e até mesmo do novo Citroën C3.
Então, preparem-se! O Aveo da Chevrolet promete ser um grande jogador no nosso mercado automobilístico, entrando com o pé na porta e fazendo um barulho danado. A concorrência que se cuide!