Novo carro híbrido da Toyota bate recorde com autonomia de 5 mil km. Descubra como o Toyota Prius LE, modelo híbrido da montadora, entrou para o Guinness Book ao atingir uma média impressionante de 40 km/l.
Uma viagem com um Toyota Prius LE, novo carro híbrido da Toyota, quebrou um recorde mundial no Guinness Book, o livro dos recordes. O modelo alcançou a marca de menor consumo de combustível com uma média de quase 40 km/l, o equivalente a 93,158 milhas por galão. O gasto de combustível do carro híbrido da Toyota foi muito inferior ao declarado pela marca, que oficialmente promete 24,3 km/l.
Novo carro da Toyota percorreu elevações de até 2.100 metros
A viagem que marcou a quebra do recorde com o carro híbrido da Toyota foi realizada por Wayne Gerdes, que saiu da Prefeitura de Los Angeles rumo ao prédio da prefeitura de Nova York, totalizando 5.188,7 quilômetros percorridos.
O Toyota Prius LE usado no feito é um modelo de quinta geração com motorização híbrida, que oferece mais versatilidade na escolha do uso de etanol ou gasolina. Apesar dos carros elétricos serem mais sustentáveis por não emitirem poluentes, os motoristas ficam dependentes das estações de recarga.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
A travessia da costa leste dos Estados Unidos incluiu trechos com elevações de até 2.100 metros e até uma passagem pelo deserto de Mojave, onde as temperaturas ultrapassam os 40ºC. A Toyota comemorou o feito e destacou que fatores como esses mostram como um veículo como o Toyota Prius LE ainda pode atingir grande eficiência, apesar das condições desafiadoras.
O recordista não divulgou dados sobre o combustível utilizado no carro da Toyota durante a viagem e nem mesmo os custos de abastecimento do Prius. Contudo, sabe-se que o carro híbrido da Toyota possui um tanque com capacidade para 42,8 litros que lhe permite rodar até 1.693 quilômetros com abastecimento completo.
Gerdes já estava envolvido em outro recorde anterior
O responsável pela nova marca histórica com o novo carro da Toyota, Wayne Gerdes, é um jornalista norte-americano famoso por fazer o mesmo trajeto com diferentes modelos de carros.
Ele já havia entrado no livro dos recordes em outras três ocasiões: em 2011, com um Kia Optima híbrido e em 2013 e 2015, com modelos a diesel da Volkswagen. Além disso, conseguiu alcançar uma média de 76,6 milhas por galão a bordo de um Kia Niro Híbrido em 2017, o equivalente a 32,56 km/l.
A principal dica de Gerdes para economizar combustível corrobora com as orientações dos especialistas: dirigir de forma gradual. Ele destaca que o motorista deve acelerar de forma contínua e uniforme, assim como frear de forma antecipada ao perceber que terá que parar.
Gerdes afirma que existe muito planejamento para uma tentativa de recorde como essa com o carro híbrido da Toyota. Não se pode simplesmente fazer às cegas. É necessário sair dos semáforos com calma, acelerar com constância e suavidade, antecipar frenagens ao observar paradas à frente, entre outras.
Por que o Toyota Prius LE é tão econômico?
Gerdes dirigiu o híbrido tradicional, não o Prime, que conseguiu uma eficiência de combustível melhor do que a maioria dos veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs). Em um Lexus RX450h+ PHEV, é possível conseguir uma média de 30,2 km por litro. O Prius Prime, no entanto, é um dos carros mais ecológicos do mundo, oferecendo cerca de 48 km/l equivalente.
Para se ter uma ideia, um Tesla Model Y oferece 49,7 km/L em condução rodoviária. O novo carro da Toyota também é bastante econômico, entregando 24,2 km/L, de acordo com a EPA. Ele é equipado com um motor de 2 litros e quatro cilindros, com potência de 150 cavalos e 18,5 kgfm de torque.