Em breve, Volkswagen lançará um carro elétrico acessível no mercado, com produção prevista para México ou Estados Unidos.
A Volkswagen, gigante automobilística alemã, tem planos ambiciosos de lançar um carro elétrico nos Estados Unidos, com um preço estimado em US$ 35 mil. Este lançamento está previsto para acontecer dentro de três a quatro anos. Reinhard Fischer, Vice-Presidente Sênior e Chefe de Estratégia do Grupo Volkswagen da América, enfatiza que a montadora não está diminuindo seus esforços no segmento de veículos elétricos no mercado americano.
Descubra o futuro elétrico acessível da Volkswagen
Durante a conferência Reuters Events Automotive USA 2023 em Detroit, um executivo da Volkswagen revelou planos ambiciosos para um carro elétrico com preço abaixo de US$ 35 mil, possivelmente fabricado nos Estados Unidos ou México.
As localizações consideradas para a produção incluem as fábricas da Volkswagen em Chattanooga, Puebla e Tennessee, no México. Notavelmente, a planta de Chattanooga já é o berço do ID.4, um SUV elétrico da marca disponível em oito versões distintas, com preços iniciando em US$ 38.995 (cerca de R$ 192.000).
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A estratégia para tornar o novo carro elétrico mais acessível envolve a utilização de baterias produzidas localmente, o que permitiria o carro se qualificar para o incentivo federal de US$ 7.500, tornando-o mais competitivo no mercado.
Em um movimento recente, a Volkswagen anunciou a intenção de produzir células de bateria no Canadá, visando atender a demanda dos veículos elétricos atuais e futuros na América do Norte. Essa decisão coincide com a pausa nos planos de estabelecer uma fábrica de baterias na Europa Oriental, uma vez que a América do Norte se apresenta como uma opção mais atrativa.
A montadora alemã está priorizando uma instalação similar na América do Norte, em parte devido aos estimados US$ 10,6 bilhões em incentivos oferecidos pelo governo norte-americano sob a Lei de Redução da Inflação. Embora detalhes específicos sobre o novo modelo ainda não tenham sido divulgados, especula-se que possa ser um SUV elétrico de porte menor que o ID.4, conforme informações do Automotive News.
Carro elétrico barato da Volkswagen impressiona em testes
O modelo elétrico acessível da Volkswagen, o ID.3, mostrou resultados notáveis em testes conduzidos pela ADAC, a maior associação automobilística da Europa. Durante um rigoroso teste de longa duração que abrangeu dois anos e meio, o veículo percorreu mais de 100 mil km.
Os especialistas do Centro de Testes e Tecnologia da ADAC em Landsberg am Tech confirmaram que a bateria de alta voltagem de 77 kWh, que equipa todos os modelos da linha ID, manteve impressionantes 93% de sua capacidade líquida, sem quaisquer anormalidades detectadas.
Esse desempenho supera a garantia de 70% da capacidade da bateria estabelecida pela Volkswagen para seus veículos elétricos novos ao longo de oito anos ou 160 mil km. Durante os testes, a ADAC destacou que a bateria foi submetida a condições extremas, incluindo carregamentos frequentes até 100% em estações de carregamento rápido DC, visando atingir a marca de 100 mil km o mais rápido possível.
Volkswagen encerra produção de carros a combustão
Marcando o final de uma era, a decisão de uma renomada montadora de descontinuar seus modelos a combustão na Noruega a partir de 2024 tem gerado desapontamento entre entusiastas e fãs da marca. De acordo com o portal Quatro Rodas, a empresa não oferecerá mais seus futuros modelos movidos a combustão nesse mercado.
A Noruega, conhecida por sua postura progressiva em relação à sustentabilidade, implementará medidas já no próximo ano para eliminar gradativamente os carros a combustão.
Esta mudança é impulsionada pela crescente demanda por veículos elétricos e pelos incentivos governamentais oferecidos para sua aquisição, o que tem contribuído para a redução notável de carros movidos a gasolina nas ruas norueguesas. Consequentemente, espera-se que todos os modelos a combustão dessa marca sejam completamente retirados do mercado norueguês em um futuro próximo, conforme indicado pela mesma fonte.