1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Novo Audi Q3 Sportback traz motor híbrido de 272 cv, faróis com micro LED e autonomia elétrica de 118 km: modelo deve pintar no Brasil e estreia já tem data na Europa
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Novo Audi Q3 Sportback traz motor híbrido de 272 cv, faróis com micro LED e autonomia elétrica de 118 km: modelo deve pintar no Brasil e estreia já tem data na Europa

Escrito por Ana Alice
Publicado em 25/08/2025 às 14:13
Novo Audi Q3 Sportback estreia na Europa com motor híbrido de 272 cv, faróis micro LED e até 118 km de autonomia elétrica.
Novo Audi Q3 Sportback estreia na Europa com motor híbrido de 272 cv, faróis micro LED e até 118 km de autonomia elétrica.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Versão esportiva do SUV chega ao mercado europeu em novembro, com opções híbridas plug-in, novos recursos de iluminação e design atualizado, além de mudanças no interior e pacote tecnológico mais avançado.

O Audi Q3 Sportback de nova geração foi apresentado na Europa com foco em eletrificação e tecnologia de iluminação.

A versão híbrida plug-in entrega 272 cv combinados e promete rodar até 118 km em modo elétrico, segundo o ciclo WLTP.

A estreia comercial no continente está marcada para novembro, com preços na Alemanha a partir de 46.450 euros para a configuração a gasolina de entrada e 51.150 euros para o e-hybrid.

A produção das duas carrocerias do Q3 ocorrerá na fábrica de Győr, na Hungria.

Lançamento na Europa e preços em detalhe

Novo Audi Q3 Sportback estreia na Europa com motor híbrido de 272 cv, faróis micro LED e até 118 km de autonomia elétrica.
Novo Audi Q3 Sportback estreia na Europa com motor híbrido de 272 cv, faróis micro LED e até 118 km de autonomia elétrica.

As vendas começam com o Q3 Sportback TFSI de 110 kW (150 cv) posicionado como porta de entrada.

Em seguida, a variante híbrida plug-in e-hybrid passa a atender quem busca rodar no dia a dia com zero emissões locais e recarregar em tomada.

Os valores informados referem-se ao mercado alemão, onde os preços costumam servir de referência para a região.

Ambos os formatos de carroceria — SUV Q3 e Q3 Sportback — serão montados na mesma linha húngara.

Embora o título antecipe a possibilidade de chegada ao Brasil, a marca ainda não confirmou prazos ou configuração para o mercado nacional.

A atual geração do Q3 segue como oferta da Audi no país, enquanto a nova família inicia a fase comercial europeia.

Design de SUV cupê e aerodinâmica

A Audi descreve o Q3 Sportback como a combinação de atributos práticos de um SUV — acesso fácil, boa visibilidade e aproveitamento de espaço — com a silhueta inclinada típica de um cupê.

A linha do teto, descendente a partir da coluna A, é 29 mm mais baixa do que no Q3 “convencional”, o que acentua a postura esportiva e evidencia as chamadas “bolhas quattro” sobre os arcos das rodas.

A carroceria teve atenção específica à eficiência do fluxo de ar. O coeficiente aerodinâmico declarado é de 0,30, marca que contribui para consumo e ruído reduzidos em deslocamentos rodoviários.

Para melhorar o conforto acústico, há opção de vidro acústico nas janelas dianteiras laterais, combinado a filme PVB-A, solução inédita no segmento compacto europeu segundo a fabricante.

Faróis com micro LED e lanternas OLED

Novo Audi Q3 Sportback estreia na Europa com motor híbrido de 272 cv, faróis micro LED e até 118 km de autonomia elétrica.
Novo Audi Q3 Sportback estreia na Europa com motor híbrido de 272 cv, faróis micro LED e até 118 km de autonomia elétrica.

O conjunto dianteiro adota faróis de LED de matriz digital com módulos de micro LED, tecnologia que amplia a área iluminada e permite funções adaptativas, como distribuição inteligente do facho.

Na traseira, as lanternas OLED digitais com barra de LED contínua podem ser adicionadas como opcional, reforçando a assinatura luminosa do modelo.

O pacote S line diferencia para-choques e adiciona peças externas em prata. As rodas variam de 17 a 20 polegadas, com pneus entre 215 e 235 mm de largura.

Para quem busca visual e eficiência aerodinâmica, a marca oferecerá rodas “Aero”. Já as Audi Sport miram um caráter mais esportivo.

Interior revisto e espaço aproveitado

O habitáculo foi redesenhado com foco em ergonomia.

A nova unidade de comando no volante integra duas alavancas na coluna de direção: uma dedicada à seleção de marchas e outra às luzes e aos limpadores de para-brisa.

A solução é diferente do padrão do segmento e reorganiza funções tradicionais para deixar o console central mais limpo.

O porta-malas do Q3 Sportback oferece 488 litros e pode chegar a 1.289 litros com o rebatimento do encosto traseiro.

Em relação ao Q3 SUV, a capacidade é cerca de 100 litros menor por conta da curvatura do teto e do volume traseiro mais reduzido.

A capacidade de reboque máxima informada é de 2.100 kg, número alinhado ao perfil familiar e de lazer do modelo.

Motores: gasolina, diesel e híbrido plug-in

YouTube Video

A gama estreia com o 1.5 TFSI de 150 cv, disponível com assistência híbrida leve para ganhos de eficiência em trechos urbanos.

No campo do diesel, o 2.0 TDI de 150 cv aparece como única oferta, ao menos neste primeiro momento.

Para quem deseja mais desempenho associado à tração integral, há duas opções a gasolina posicionadas acima, com 204 cv e 265 cv, ambas com quatro rodas motrizes.

O destaque fica para o Q3 Sportback e-hybrid, híbrido plug-in de 272 cv combinados.

O sistema usa bateria de alta tensão com 25,7 kWh de capacidade bruta (19,7 kWh líquida), suficiente para entregar os 118 km de autonomia elétrica em ciclo WLTP.

A proposta atende a deslocamentos cotidianos com recargas programadas, preservando o motor a combustão para rotas mais longas.

Suspensão e assistentes de condução

A suspensão passou por revisão e pode receber dois acertos opcionais.

Um deles privilegia uma condução mais firme, enquanto o outro adiciona amortecedores com controle de duas válvulas, regulando a resposta para conciliar conforto e estabilidade.

No campo dos sistemas de assistência, o Q3 Sportback incorpora o assistente de direção adaptativo plus (AFA), que combina controle de cruzeiro e manutenção de faixa em cenários definidos.

Também há uma câmera interna voltada ao monitoramento do motorista, destinada a reforçar a segurança ativa.

Novo Audi Q3 Sportback estreia na Europa com motor híbrido de 272 cv, faróis micro LED e até 118 km de autonomia elétrica.
Novo Audi Q3 Sportback estreia na Europa com motor híbrido de 272 cv, faróis micro LED e até 118 km de autonomia elétrica.

Construção e pacote tecnológico

A integração entre grade ampla, faróis e elementos aerodinâmicos define a nova identidade visual do Q3.

Uma linha de cintura contínua conecta faróis e lanternas, estruturando os volumes laterais.

Por dentro, a cabine adota materiais e comandos que buscam reduzir ruídos e vibrações, solução reforçada pelo vidro acústico dianteiro disponível como opcional.

Além do pacote de iluminação avançada, a Audi prepara uma lista de rodas e acabamentos para personalização.

No S line, os para-choques redesenhados e os apliques em prata realçam a proposta esportiva. Nas versões regulares, o desenho privilegia um equilíbrio entre eficiência e sofisticação.

Perspectiva para o Brasil

Enquanto o cronograma europeu está definido para novembro, a estratégia para o mercado brasileiro ainda não foi divulgada oficialmente.

Fontes do setor apontam 2026 como janela provável para a chegada da nova geração do Q3 por aqui, porém a marca não confirmou data, versões ou eventuais planos de nacionalização.

Com a atual geração do SUV ainda em linha no país, a definição sobre oferta e produção local permanece em avaliação pela fabricante.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ana Alice

Redatora e analista de conteúdo. Escreve para o site Click Petróleo e Gás (CPG) desde 2024 e é especialista em criar textos sobre temas diversos como economia, empregos e forças armadas.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x