Com capacidade para 400.000 passageiros e preparado para aviões jumbo, o Novo Aeroporto Internacional de Gwadar custou US$ 240 milhões, mas permanece completamente vazio desde sua conclusão em 2024 – sem voos, sem funcionários e sem sinais de vida.
O Novo Aeroporto Internacional de Gwadar foi projetado para ser um marco na infraestrutura do Paquistão. Construído com financiamento chinês, o aeroporto deveria impulsionar a economia da cidade portuária de Gwadar e integrar a região ao comércio global. Com um investimento de US$ 240 milhões, a estrutura foi planejada para atender 400.000 passageiros por ano e receber aeronaves de grande porte como o Airbus A380 e Boeing 747.
Porém, desde a sua conclusão em 2024, o aeroporto nunca abriu as portas. Nenhum voo foi realizado, nenhuma passagem foi vendida, e a gigantesca estrutura moderna se transformou em um elefante branco abandonado no meio do nada.
Por que nenhum avião decolou desse aeroporto internacional?
Apesar da estrutura de ponta, o aeroporto nunca foi inaugurado oficialmente. A principal justificativa são as preocupações com a segurança na região, já que as montanhas próximas poderiam ser usadas como base para ataques.
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Diante dessa incerteza, o voo inaugural foi cancelado, e a inauguração aconteceu apenas de forma virtual, com uma cerimônia remota conduzida pelo primeiro-ministro paquistanês Shehbaz Sharif e o premier chinês Li Qiang. Nenhum representante da imprensa ou da população local teve acesso ao evento.
As imagens do aeroporto são impressionantes: salões de embarque vazios, pistas sem aeronaves e total ausência de passageiros ou funcionários. O cenário contrasta com a grandiosidade do projeto e levanta dúvidas sobre o real propósito dessa construção.
O impacto na população local e a realidade do Baluchistão
Enquanto bilhões foram investidos no aeroporto, a cidade de Gwadar, localizada na empobrecida província do Baluchistão, continua enfrentando dificuldades básicas de infraestrutura e desenvolvimento. Para os cerca de 90.000 habitantes da cidade, a construção de um aeroporto internacional nunca foi uma prioridade.
Nenhum morador da região conseguiu emprego na nova estrutura. Segundo Abdul Ghafoor Hoth, presidente distrital do Partido Awami do Baluchistão, nem mesmo vigias locais foram contratados. Ele criticou o projeto, dizendo que o aeroporto não foi construído para os paquistaneses, mas sim para atender aos interesses da China.
O verdadeiro interesse da China no projeto
A construção do aeroporto faz parte do Corredor Econômico China-Paquistão (CPEC), um gigantesco plano de infraestrutura financiado pelo governo chinês para conectar a província de Xinjiang ao Mar Arábico.
Especialistas apontam que o investimento da China na região pode estar mais ligado a interesses geopolíticos e militares do que ao desenvolvimento local. O professor Azeem Khalid, especialista em relações internacionais, afirmou que o aeroporto não foi construído para o Paquistão ou para Gwadar, mas sim para garantir um acesso seguro aos chineses na região.
Interessante que no título da matéria diz 240 milhões de dólares mas depois mais para o final diz que foram bilhões investidos mas não especifica.
Isso me faz lembrar de um aeroporto que o Brasil financiou a construção na época do PT (novidade) um aeroporto gigantesco que nunca foi utilizado mas foi feito com o nosso dinheiro em outro país.
Será que nesses bilhões tem dinheiro nosso também?