Fomos a fundo para descobrir qual gigante dominará as estradas. Avaliamos desempenho, conforto, consumo e as novas tecnologias que podem definir o sucesso da sua operação, com o veredito de quem realmente entende do trecho.
O ano de 2026 marca um ponto de virada no transporte rodoviário brasileiro. Impulsionadas pela norma Proconve P8 (Euro 6), as montadoras lançam suas armas mais avançadas. Colocamos os novos DAF XF, Mercedes-Benz Actros, Volvo FH e Scania Super em um teste exaustivo. Para traduzir a engenharia em realidade, o caminhoneiro “Porto”, com 30 anos de experiência, avalia cada detalhe, da força do motor ao conforto da cabine.
Mais do que uma norma, um salto em novas tecnologias
A consolidação da norma de emissões Proconve P8 mudou o jogo. Ela se tornou o principal catalisador para uma onda de inovação no setor. As montadoras não estão apenas limpando a fumaça. Elas estão redefinindo o que é um caminhão pesado. Eficiência, segurança e conforto viraram o centro da disputa pela liderança.
Essa realidade acelerou a convergência entre os mercados europeu e brasileiro. As novas tecnologias chegam quase simultaneamente. A nova geração DAF, a ProCabin da Mercedes, as atualizações do Volvo e o trem de força Scania Super são exemplos disso. O Brasil deixou de ser um mercado secundário. Agora, é um campo de batalha estratégico, com mais opções e tecnologia para frotistas e autônomos.
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Análise individual dos lançamentos
Para entender o que cada marca oferece, analisamos cada um dos quatro titãs em detalhes.
DAF XF: O Campeão do espaço e da eficiência
A DAF construiu sua reputação com foco em confiabilidade e baixo custo. O novo XF busca consolidar essa posição. Seu motor PACCAR MX-13 de 530 cv e 2.600 Nm de torque é projetado para trabalhar em rotações muito baixas. Isso resulta em menos esforço, mais silêncio e maior economia. A transmissão é a eficiente ZF TraXon de 12 marchas. O freio motor PACCAR MX Brake, com 490 cv, garante segurança e reduz a manutenção dos freios de serviço.
Na cabine, o DAF XF é imbatível. A versão Super Space Cab tem impressionantes 2,10 metros de altura interna livre. É um verdadeiro apartamento sobre rodas. O conforto é um pilar para a marca. Entre as novas tecnologias, o Controle de Cruzeiro Preditivo (CCP) usa GPS para antecipar o relevo e pode gerar até 6% de economia de combustível.
“A primeira coisa que a gente nota no DAF é o tamanho da casa. Parece que você tá num flat. Você sente que no fim do mês, a diferença no bolso deve aparecer”, avalia Porto.
A vanguarda das novas tecnologias
O Actros se posiciona como o caminhão mais tecnológico e seguro do Brasil. O coração da máquina é o motor OM 471 de 530 cv e 2.600 Nm. A Mercedes promete uma economia de até 8% de combustível em relação à geração anterior. Seu freio motor de alta performance atinge 580 cv, uma das maiores potências do mercado.
O grande diferencial está na cabine ProCabin e suas novas tecnologias. O painel é 100% digital, com duas telas do Multimedia Cockpit. O sistema MirrorCam substitui os espelhos por câmeras, eliminando pontos cegos. Em segurança, o Actros é pioneiro. O Active Brake Assist 5 (ABA 5) pode frear até a parada total para evitar o atropelamento de um pedestre. O Active Drive Assist 3 oferece condução semiautônoma de nível 2.
“Dirigir o Actros é outra coisa. A visão na chuva e à noite é limpa demais. O caminhão freia sozinho pra um pedestre… é tecnologia que salva vida. A Mercedes-Benz conseguiu mostrar que o caminhão dela é o mais moderno”, diz Porto.
Volvo FH: A evolução segura do rei da estrada
Líder de vendas no Brasil, o Volvo FH é uma instituição. A marca aposta na evolução de sua fórmula de sucesso. O motor D13K, na famosa versão FH 540, continua sendo sinônimo de força e confiabilidade. O segredo do seu sucesso é a integração perfeita com a transmissão automatizada I-Shift, famosa pela inteligência e suavidade. O sistema preditivo I-See otimiza a estratégia de marcha com base na topografia.
A cabine do FH é um santuário de ergonomia e silêncio. A qualidade do isolamento acústico e a disposição dos comandos reduzem a fadiga. Para 2026, com novas tecnologias, a Volvo introduz melhorias como o Leitor de Placas de Trânsito e oferece os retrovisores por câmera como opcional.
“Volvo é Volvo. Você senta no banco e já se sente seguro. O motor e o câmbio conversam que é uma beleza. Na descida, o freio motor VEB+ segura o bicho que é uma maravilha. Ele é o patrão da estrada”, afirma o caminhoneiro.
Scania Super & V8: O dilema entre eficiência máxima e potência lendária
A Scania oferece duas soluções distintas. A linha Super é a grande aposta em eficiência. Seu motor de 13 litros é 100% novo. A versão de 560 cv entrega impressionantes 2.800 Nm de torque, o maior da categoria. A promessa é de uma economia de até 8% de diesel.
Do outro lado, está o icônico V8. Com até 770 cv, ele é um símbolo de status e potência máxima. Ambas as linhas usam as novas caixas Opticruise. Para o conforto, a cabine S se destaca pelo assoalho totalmente plano. Em segurança, o pacote ADAS 2.0 inclui o Driver Attention Support, que monitora o cansaço do motorista.
“O Scania Super é muito inteligente, econômico. Agora, o V8… ah, o V8 é o sonho de todo caminhoneiro. O ronco arrepia, a força é um absurdo. A Scania te dá a escolha: ser o mais econômico ou ser o rei da estrada”, comenta Porto.
Com as novas tecnologias, desempenho, conforto e segurança lado a lado
Colocados lado a lado, as diferenças ficam claras. Na batalha do desempenho, o Scania Super se destaca pelo maior torque em baixíssima rotação. No quesito frenagem, o Mercedes Actros tem o freio motor de série mais potente, mas a combinação do sistema CRB com o Retarder da Scania pode oferecer a maior capacidade de retenção total.
Na guerra pelo conforto, a escolha depende da prioridade. O DAF XF vence em volume interno. A Scania S oferece o desejado assoalho plano. O Volvo FH é o mestre da ergonomia e do silêncio. E o Mercedes Actros aposta na funcionalidade e no layout inovador.
Qual titã para qual batalha no futuro do transporte?
O duelo de 2026 mostra que não existe um vencedor absoluto, mas sim um campeão para cada necessidade. A escolha do melhor caminhão é uma decisão estratégica.
- Para frotas focadas em custo total (TCO): A escolha racional pende para o Scania Super e o DAF XF, campeões em eficiência.
- Para o gestor que busca inovação e gestão de risco: O Mercedes-Benz Actros é a escolha inequívoca, com seu pacote tecnológico superior.
- Para quem busca o equilíbrio perfeito e confiabilidade: O Volvo FH continua sendo o padrão ouro do mercado, a aposta segura.
- Para o autônomo ou operações de prestígio: O Scania V8 reina soberano, combinando potência, emoção e status.
Iveco tem surpreendido e não foi considerado aqui. Tem sido uma boa opção.
O Iveco entrega tudo isso e não foi avaliado, porque?
Faltou o Iveco e o meteor .
Eles estão falando de caminhões bons é por isso !!
Entendeu ??