Multinacional Vestas agora possui a turbina eólica mais potente do mundo que está em fase de testes. O modelo possui capacidade para gerar até 15 MW, o que poderia alimentar 20 mil casas europeias. A Vestas Wind Systems afirma que cada pá irá suportar uma pressão equivalente ao peso de 20 elefantes africanos enfileirados durante a produção.
A turbina eólica mais potente do mundo começou a entrar em operação no centro de testes Osterild National, situado em Western Jutland, na Dinamarca. O equipamento, que recebeu o nome de Vestas V236, foi desenvolvido pela fabricante dinamarquesa Vestas Wind Systems. O modelo conta com uma turbina de energia eólica de 15 MW, com capacidade para fornecer cerca de 80 GWh de energia renovável por ano.
Turbina eólica mais potente do mundo conta com 280 metros de comprimento
A energia renovável gerada pela turbina possui capacidade para atender às demandas de 20 mil casas europeias por e evitar a emissão de 35 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera por ano. Com enormes pás de 115, 5 metros, a turbina eólica mais potente do mundo se estende a 280 metros no ar, ocupando uma área de 43 mil metros quadrados.
A estimativa é que a turbina de energia eólica da Vestas consiga atuar por décadas em um ambiente agressivo, como o offshore do mar do norte. A Vestas ainda ressalta que cada pá poderá suportar uma pressão que equivale ao peso de 20 elefantes africanos enfileirados durante a produção de energia limpa.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
A multinacional afirma que os testes com o novo produto gigante devem durar cerca de um ano, com a fabricação em série do modelo começando no segundo semestre de 2023 nas unidades de Nakskov, Dinamarca, e a partir do terceiro trimestre deste ano, na fábrica Vestas Blades em Taranto, Itália.
Novas turbinas de energia eólica estão sendo desenvolvidas e podem superar o modelo da Vestas
A turbina de energia eólica da dinamarquesa, entretanto, não deve ser a mais potente do mundo por muito tempo, tendo em vista que a subsidiária da Corporação Estadual de Construção Naval da China, fabricante industrial CSSC Haichuang, revelou que está desenvolvendo a turbina eólica mais potente do mundo, com capacidade para atingir uma potência de 18 MW, pás de 128 metros de comprimento e uma área de 53 mil m².
A China também planeja desenvolver no país, o maior parque de energia eólica offshore do mundo, na cidade de Chaozhou, província de Guangdong, próxima ao estreito de Taiwan. O local terá capacidade para produzir cerca de 43,4 GW.
Vestas anuncia investimento de 1 bilhão na Paraíba
No final de novembro, João Azevêdo, governador da Paraíba, assinou o protocolo de intenções com a Vestas, no Palácio da Redenção, situado em João Pessoa. A empresa está realizando um projeto para a instalação de parques de energia eólica, visando levar os empreendimentos para os municípios de Araruna, Cacimba de Dentro, Riachão, Cuité e Damião.
O projeto, que recebeu o nome de fragata, promete gerar cerca de 600 empregos diretos e indiretos durante sua fase de construção. A princípio, os parques de energia eólica terão uma capacidade instalada de 252 MW de energia elétrica. Tudo isso gerado através de ventos para o mercado nacional e com capacidade de abastecer o consumo de mais de 125 mil famílias.
Na época, o governador ressaltou o potencial do estado para a geração de energia renovável e a capacidade de gerar novos investimentos. Isso tudo para gerar o desenvolvimento sustentável e preparar o estado para o futuro com as energias renováveis. Azevêdo destaca que a Paraíba conta com um ambiente favorável de negócios e uma gestão fiscal eficiente, contando com o rating A pela Secretaria do Tesouro Nacional por dois anos consecutivos, uma localização estratégica, excelente logística de transporte, possibilitando a geração de empregos e renda e o impulsionamento da economia.