Empresa da Suécia desenvolve turbinas flutuantes com capacidade de gerar energia renovável utilizando a água do mar. O equipamento usa a energia das ondas para abastecer centenas de residências.
A CorPower Ocean, empresa sueca referência no setor de sustentabilidade, está desenvolvendo uma ótima solução para gerar energia renovável através do mar. Utilizando a energia das ondas, a empresa desenvolveu um sistema que transforma o movimento da água em eletricidade para abastecer cidades de forma sustentável.
Tecnologia da CorPower promete ser eficiente e prática
A solução é extremamente prática em mar aberto, visto que as turbinas flutuantes podem absorver a energia gerada de todas as direções, tornando a geração de energia renovável mais eficiente. A solução desenvolvida pela CorPower Ocean conta com baixo custo e foi desenvolvida para ser eficiente e prática. O sistema conta com um conversor que capta a energia das ondas e a transforma em eletricidade.
Para que este processo seja feito com sucesso, o projeto das turbinas flutuantes utiliza um sistema de pré-tensão que puxa a boia para baixo, enquanto as ondulações empurram a boia para cima. A pressão armazenada gera a força de retorno necessária para impulsionar a boia para baixa, gerando energia renovável para as duas direções.
- Brasil e China discutem acordo para internet via satélite, visando reduzir a dependência da Starlink, após crises entre Musk e autoridades brasileiras
- Fim dos combustíveis fósseis? Cientistas encontram espécies de árvores com potencial para gerar energia limpa
- Novo sensor de pneus de bicicletas envia leituras de pressão em tempo real, garantindo que ciclistas monitorem o psi e pedalem com segurança e eficiência
- Cientistas confirmam que a rotação do núcleo da Terra está desacelerando e invertendo: conheça as possíveis consequências no campo magnético e na estabilidade do planeta
Segundo Patrik Moller, CEO da CorPower Ocean, o sistema de energia das ondas é capaz de gerar 5 vezes mais energia por tonelada do que os outros sistemas parecidos, o que demonstra sua vantagem em relação a outros projetos.
Além disso, o design das turbinas flutuantes foi pensado para ser prática e eficiente, o que torna a montagem do sistema simples e rápida. A tecnologia da CorPower Ocean é uma solução revolucionária, criativa e sustentável para a geração de energia renovável.
Turbinas flutuantes podem chegar em vários outros lugares
Utilizando o funcionamento do coração como inspiração, a empresa transformou a teoria do campo biológico em algo viável para a física, e o resultado foi um sistema de alta eficiência e dinâmica capaz de gerar eletricidade sustentável.
Vale lembrar que a ideia da empresa está sendo desenvolvida de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 da ONU, que estabelecem a demanda de caminhar para uma sociedade mais sustentável através do investimento em energia limpa.
Vários países estão utilizando processos sustentáveis de forma a contribuir com esta iniciativa. Dessa forma, se a eficiência do sistema for comprovada a longo prazo, a solução da CorPower Ocean pode ser levada a outros lugares do mundo, gerando a sustentabilidade em larga escala.
Maior usina de energia das ondas do mundo
Em dezembro do ano passado a Eco Wave Power (EWP), da Suécia, assinou um acordo com a Oren ordu Eneas para o desenvolvimento da maior usina de energia das ondas do mundo, que será instalada na costa turca do Mar Negro.
A companhia, que patenteou uma tecnologia inteligente e econômica para gerar energia limpa através das ondas oceânicas e marítimas em energia verde, foi fundada em Israel em 2011, já a Oren Ordu Eneas é uma empresa afiliada de um município turco local.
O projeto teve início com um piloto de 4 MW e logo depois avançou para uma usina de 77 MW que consistiria em uma matriz fixa e modular de flutuadores de aço articulados a braços equipados com pistão. Este mecanismo da usina de energia das ondas barbearia um fluido de trabalho por meio de um oleoduto umbilical submarino para um transformador em terra, gerando energia limpa.
A princípio, o projeto contará com valor inicial de US$ 150 milhões, entretanto, nenhuma data foi anunciada para sua conclusão. Segundo o CEO da Ordu Enerji, Mustafa Kemal Macit, com o intuito de construir uma rede autossuficiente na região, a empresa vê a EWP como um projeto essencial para gerar potencial do mar e utilizar sua fonte ilimitada de energia para suprir sua rede elétrica.