A Lambretta, marca clássica que fez história no mundo inteiro, acaba de anunciar sua nova scooter elétrica que surpreende entregando até 127 km de autonomia por carga.
O ano de 2023 está se revelando bastante dinâmico para o mercado de scooter elétrica. Uma das notícias mais recentes e empolgantes vem da lendária marca italiana Lambretta. O modelo em questão, denominado Elettra, evoca um design conceitual, mas, de acordo com a empresa, está prestes a entrar em produção. Este lançamento sinaliza um passo significativo para a Lambretta no crescente segmento de veículos elétricos.
Nova scooter elétrica entrega até 127 km
Um protótipo foi apresentado na EICMA 2023, o maior salão de motocicletas do mundo que é realizado todos os anos em Milão, na Itália. A Lambretta aproveitou o evento para divulgar mais detalhes sobre a scooter elétrica. O modelo da Italiana é movido por um motor de 4 kW com 11 kW de potência de pico e 26,3 kgfm de torque. Sua velocidade máxima é de 110 km/h.
A versão de produção contará com três modos de condução, sendo elas: Eco, Ride e Sport. Sua autonomia estimada é de 127 km por carga, podendo rodar a uma velocidade média de 40 km/h. A uma velocidade contínua de 80 km/h, a autonomia cai para cerca de 60 km.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Assim como acontece com outros modelos elétricos, outros motivos podem afetar a autonomia. Em rotas com muitas subidas, por exemplo, a autonomia por carga da nova Scooter elétrica será menor. A nova Scooter Elétrica pesa cerca de 125 kg e conta com um par de rodas de 12 polegadas.
Se tratando de autonomia, a Lambreta Elettra contará com uma bateria de lítio de 4,6 quilowatts-hora, que, de acordo com a fabricante, leva cerca de cinco horas e meia para carregar em tomada doméstica de 220 volts. Entretanto, o tempo pode ser reduzido para 36 minutos quando utilizado o carregamento rápido em uma estação de recarga pública, segundo o fabricante.
Lambreta Elettra chegará ao mercado em breve
Outro ponto de destaque interessante do modelo é o corpo móvel, que pode levantar e expor o motor e a bateria para fácil acesso apertando um botão. O design foi ideia do atual presidente da marca, Walter Scheffrahn. Apesar do modelo ter as linhas das antigas scooters que fizeram sucesso em todo o mundo e também no Brasil, a Lambretta elétrica conta com um ar futurista.
O design conta com iluminação full-LED, com setas na ponta do guidão e um assento que parece flutura no ar. De acordo com o anúncio oficial da EICMA, a Elettra deve se juntar em breve à gama de scooters existente da Lambretta. Dados sobre preços e disponibilidade ainda não foram mencionados pela empresa.
Conheça a história da Lambretta no mercado brasileiro
A Lambretta se tornou muito popular no mercado italiano após o final da Segunda Guerra Mundial. Pouco tempo depois, chegou ao Brasil, onde conquistou corações de vários consumidores. O primeiro modelo foi fabricado em 1947 e era chamado de Modelo A, uma motoneta de 123 cilindradas, que fazia 33 km por litro. No Brasil, a Lambretta foi o primeiro veículo nacional a ser produzido em série.
O ano era 1955 e a produção seguiu até 1960, na empresa Lambretta do Brasil S.A. – Indústrias Mecânicas. A empresa chegou a produzir 50 mil unidades por ano no país. Entre os modelos lançados, destaque para o último, que foi o LI, com câmbio de quatro marchas, o mais produzido no Brasil.
Nas décadas de 60 e 70, a Lambretta do Brasil passou a se chamar Cia. Industrial Pasco Lambretta e, em seguida, mudou novamente sua razão social para Brumana e Pugliese S/A. Foram tentativas de sobreviver ao mercado já dominado por marcas como a Xispa, de 1971.