1. Início
  2. / Construção
  3. / Nova ponte no Maranhão começa a ser construída — terá investimento de 170 milhões, 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros
Localização MA Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Nova ponte no Maranhão começa a ser construída — terá investimento de 170 milhões, 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 12/03/2025 às 15:20
ponte no Maranhão
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Obras de infraestrutura são essenciais para o desenvolvimento e integração de regiões. No Maranhão, uma nova ponte começa a ser construída após o colapso da ponte Juscelino Kubitschek no ano passado

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou a construção emergencial da nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226, entre o Maranhão e o Tocantins. A obra liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) e tem prazo de conclusão estimado em um ano.

Investimento e características da nova ponte

A nova estrutura, denominada Ponte de Estreito, receberá um investimento de R$ 171,9 milhões do Governo Federal.

Terá 630 metros de extensão, dezenove metros de largura e um vão livre de 154 metros.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A travessia contará com duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos de três metros cada, barreiras de proteção do tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.

© Bombeiros Militar/Governo do Tocantins

Andamento da obra

A fase inicial já está em execução, com a remoção mecanizada dos destroços da antiga ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.

As equipes deram início às escavações mecanizadas para a implantação das fundações dos apoios no lado do município de Estreito.

Também seguem os trabalhos de instalação do canteiro de obras e mobilização de equipamentos e pessoal.

As sapatas de fundação serão concretadas no local e, em seguida, serão erguidos os pilares. Com essas etapas em execução, o DNIT segue o cronograma estabelecido, com previsão de entrega da nova ponte até o fim do ano.

O colapso da antiga ponte

A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou em 22 de dezembro de 2024, causando uma tragédia.

A estrutura, com 533 metros de extensão, cedeu por volta das 14h50, resultando na queda de vários veículos, entre caminhões, automóveis e motocicletas, no Rio Tocantins.

Inaugurada em 1961, a ponte era uma via essencial de ligação entre o Maranhão e o Tocantins, integrando as rodovias BR-226 e BR-230.

Antes do desabamento, relatórios indicavam sinais de desgaste na estrutura, e havia planos para sua reforma, que não foram concretizados a tempo.

Com informações de Agência Brasil.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x