Ford revela planos de lançar a nova picape Ranger XLS V6 no mercado brasileiro, visando competir com Toyota e Chevrolet, com destaque para seu preço acessível e desempenho excepcional.
Originalmente, a Ford não havia planejado incluir um motor 3.0 V6 na linha Ranger XLS quando a picape foi lançada há alguns meses. Até recentemente, a empresa havia reservado essa configuração de motor apenas para os modelos XLT e Limited, que são os mais caros da série. No entanto, surpreendendo a todos, a montadora decidiu expandir sua oferta ao introduzir uma versão V6 mais acessível da Ranger XLS no mercado.
Nova picape Ford Ranger XLS V6 entrega até 250 cavalos
É fácil de entender essa decisão quando comparamos a Ranger com as rivais. A nova picape Ford Ranger XLS V6 custa R$ 279.990 e concorre com a Toyota Hilux SRV, que tem o preço de R$ 289.990. Na linha da Chevrolet S10, a nova configuração fica entre três versões: Z71 e Midnight, ambas por R$ 278.400 e LTZ, que sai por R$ 289.990. Sendo assim, a Ford é quase sempre mais barata que as rivais. E em todos os casos, ganha de lavada no conjunto mecânico.
A Ranger usa o motor 3.0 V6 que entrega até 250 cavalos de potência e 60 kgfm de torque, em uma categoria em que as rivais diretas têm números mais modestos. Coincidentemente, tanto a Hilux quanto a S10 são equipadas com motores 2.8 turbodiesel, com 200 cavalos de potência e 50 kgfm de torque. Ademais, o upgrade é evidente na transmissão, tendo em vista que a Ranger utiliza o mesmo câmbio automático de dez marchas do Mustang, enquanto o Toyota Hilux e Chevrolet S10 usam caixas mais rudimentares, de seis marchas.
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Tecnologias incluídas na nova picape Ford Ranger XLS V6
Em relação aos equipamentos a nova picape Ranger XLS V6 perdeu alguns equipamentos da XLT para ficar mais acessível e enfrentar as rivais. Na lista de cortes estão bancos com ajustes elétricos, volante revestido de couro, retrovisores com rebatimento, faróis de neblina de LED, sensor de estacionamento dianteiro e retrovisor eletrocrômico.
Como já era esperado, itens que já equipam as versões 2.0 da Ranger XLS continuam sendo oferecidos. Estão incluídos a central multimídia Sync 4 de 10 polegadas, saída de ventilação na traseira, carregador de celular por indução, partida e acionamento do ar condicionado remotos, seletor de modos de condução, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e faróis de LED.
A única diferença no interior da nova XLS V6 é a manopla do câmbio, que tem estilo joystick, como nas opções mais caras. Fora isso, a estrutura das picapes é basicamente idêntica. Ao volante, a impressão é positiva, pois a nova picape Ford Ranger XLS V6 proporciona uma condução suave e a cabine é surpreendentemente silenciosa graças ao isolamento acústico. A nova plataforma absorve bem as vibrações do motor.
Nova picape da Ford também foca na economia de combustível
Sua suspensão conta com rigidez adequada e ela não costuma pular. Entretanto, o destaque é o câmbio automático, que prioriza as seis primeiras marchas para manter as rotações baixas. Acima de 90 km/h, as quatro marchas restantes entram em ação como overdrive para tentar baixar o consumo do modelo. De acordo com informações do Inmetro, a nova picape Ford Ranger XLS V6 pode marcar 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.
É importante destacar que o veículo está muito bem posicionado contra rivais com motores inferiores. Os bons equipamentos, o visual e o conforto ao dirigir também justificam sua compra. Se a picape vai ser líder de vendas é outra história e isso passará pelos reajustes dos preços nos próximos meses.