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Nova picape chinesa com motor Ford compatível com GNV chega a América Latina e já está conquistando motoristas pela economia e desempenho

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 21/09/2024 às 11:37
Nova picape chinesa com motor Ford compatível com GNV chega a América Latina e já está conquistando motoristas pela economia e desempenho
Foto: Divulgação/JMC

Dona da JMC e Shineray, anuncia chegada de nova picape chinesa à América Latina. Conheça a Grand Avenue, picape movida a GNV que promete revolucionar o mercado automotivo.

A Argentina é o país de origem de mais da metade das picapes médias vendidas atualmente no Brasil, como Ford Ranger, Nissan Frontier, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok. A Chevrolet S10 e Mitsubishi L200 são fabricadas no Brasil e a Fiat Titano é montada no Uruguai, contudo, alguns importadores locais recorrem a caminhonetes importadas da China para competirem em um dos segmentos mais concorridos do país vizinho. Desta forma, é anunciada a chegada de uma nova picape chinesa movida a GNV.

Nova picape movida a GNV entrega 242 cv de potência

A empresa Ralitor, representante das marcas Jiangling Motors Corporation (JMC) e Shineray, anunciou que venderá ainda este ano a JMC Grand Avenue, uma picape média com motor a gasolina capaz de rodar com gas natural veicular (GNV). Esse motor é um 2.3 turbo de quatro cilindros com injeção direta, que gera 242 cv de potência e 40,9 kgfm de torque. Uma opção 2.3 turbodiesel de 170 cavalos e 46 kgfm também será oferecida.

Os dois motores da nova picape chinesa são da família Puma da Ford, uma vez que a marca norte-americana é dona de cerca de 30% da JMC. Independentemente da motorização, a picape movida a GNV pode ter câmbio manual de seis marchas da Magna ou automático de oito velocidades da ZF, com opção de tração 4×2 ou 4×4. Ambas possuem capacidade de carga acima de uma tonelada e podem rebocar 3,5 toneladas.

Entenda porque a nova picape chinesa usará GNV

O importador afirma que planeja retomar um segmento abandonado pelas marcas tradicionais, visto que a última picape movida a GNV e gasolina deixou de ser vendida no mercado argentino há um ano, sendo ela a Ford Ranger 2.5. No país vizinho, esses modelos atendem clientes que não precisam de torque abundante em baixas rotações dos motores a diesel ou que preferem um combustível mais barato.

Nova picape chinesa com motor Ford compatível com GNV chega a América Latina e já está conquistando motoristas pela economia e desempenho
Foto: Divulgação

Vale mencionar que o GNV é sigla para Gás Natural Veicular, sendo esta uma matéria-prima encontrada em rochas porosas subterrâneas, geralmente calcárias ou arenitos. É uma alternativa que produz menos monóxido de carbono durante a combustão.

Por seu estado físico se dissipar mais facilmente na atmosfera, o GNV também representa uma opção mais segura em comparação aos combustíveis líquidos, pois é menos inflamável em casos de vazamentos, por exemplo. 

Os preços da nova picape chinesa JMC Grand Avenue ainda não foram definidos, contudo, o modelo terá equipamentos presentes em modelos mais caros, como as gigantes Chevrolet Silverado e Ford F-150: escada retrátil na tampa da caçamba, estribos laterais retráteis, além de multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple Carplay, bancos com regulagens elétricas, freio de estacionamento eletrônico, seis airbags, entre outros.

Nova Picape Maverick Lobo também chegará em breve

Enquanto não há mais informações sobre a nova picape movida a GNV da China, a nova Maverick Lobo 2025 foi lançada recentemente, trazendo uma série de atualizações que prometem deixar a concorrência ainda mais preocupada. O modelo chegará com um design renovado e a tão aguardada versão híbrida 4×4. 

Vale mencionar que o modelo foi lançado no mercado automotivo originalmente em 2020 e se tornou um sucesso de vendas no segmento de picapes intermediárias. Agora, em sua versão 2025, o modelo recebeu melhorias visuais consideráveis. Além disso, também conta com novas tecnologias como Central Multimídia com tela sensível ao toque de 13,2 polegadas compatível com Apple Carplay e Android Auto sem fio e muito mais.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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