Diversas empresas privadas como Ambev, estão à procura de profissionais de uma carreira específica, com boa remuneração e sem exigência de formação prévia. Saiba mais quem é este profissional e como concorrer às oportunidades das empresas
Nos últimos anos, o capitalismo que visava somente o lucro, deu espaço para um novo modelo de negócios que tem sido o um divisor de águas para as maiores empresas do mundo, como a Ambev. O novo modelo de carreira e negócios é chamado de capitalismo de stakeholder, onde as companhias focam na geração de valor para todas as partes da sociedade, abrindo oportunidade profissional para a área que é relativamente nova.
Todos esses negócios de empresas como a Ambev mantém o mesmo padrão como mantra: o ESG, sigla que abrevia as palavras ambiental, social e governança corporativa, em inglês. Ou seja, o ESG faz com que as empresas lucrem de forma sustentável e consciente, sem danificar o meio ambiente, apoiando causas como mulheres em situação de vulnerabilidade, pessoas em situação de rua e outras.
Para essa nova tendência de carreira e negócios ser posta em prática, empresas como Ambev, Itaú, Natura, Boticário e outras têm procurado um profissional específico na área sem exigir dele educação formal na área. O profissional na carreira de ESG é capaz de estruturar, organizar e implementar estratégias ESG dentro das empresas e fazer com que elas lucrem de maneira sustentável. O profissional responsável por todo esse processo é chamado de Especialista ESG.
- Que tal trabalhar em casa no período noturno (00h às 07h), e receber R$2.700 por mês + adicional noturno? A TGID anuncia vagas de emprego; Veja como participar do processo seletivo
- Escassez de mão de obra chega em Luxemburgo e agora país está recrutando profissionais estrangeiros em áreas como finanças, cozinha e tecnologia. Salários chegam a 4.700 euros!
- Manserv convoca interessados em trabalhar na empresa como motorista; veja como se inscrever no processo seletivo
- Trabalhe de casa na Nvidia e receba U$S 15.000 dólares: multinacional de tecnologia oferece centenas de vagas home office ao redor do mundo!
O que faz um profissional da carreira ESG e como aproveitar as oportunidades de emprego nessa área
Com a demanda brutal de empresas como a Ambev, os salários e a procura por um profissional que atue nessa carreira de ESG estão em alta. Porém, como é raro um profissional nessa carreira, que seja preparado e disponível no mercado hoje, as empresas mostram dificuldades para preencher as oportunidades de vagas de emprego nesta carreira profissional.
Quanto às atividades de rotina da carreira profissional de ESG, dados recentes levantados pela Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps) afirmou que as principais tarefas do profissional da área envolviam:
- Produzir visão estratégica para validar projetos de sustentabilidade;
- Inspecionar indicadores de desempenho de sustentabilidade;
- Sugerir estratégias para diminuir os impactos da cadeia produtiva do negócio;
- Treinar os empregados da empresa com vistas a conscientizá-los acerca do tema;
Oportunidades para a carreira profissional de ESG
Quando se fala em oportunidade de emprego para essa carreira, as empresas que mais fazem investimentos no ESG tendem a proporcionar as melhores oportunidades de carreira. Empresas nacionais como Unilever, Natura, Boticário, Ypê, Petrobras, Banco do Brasil, Nestlé e P&G são algumas das empresas que ofertam oportunidades de emprego na área de ESG. Também é possível encontrar oportunidades de emprego nessa carreira em instituições financeiras internacionais, órgãos governamentais e multinacionais.
Por ser uma carreira relativamente nova, é uma opção favorável para aos profissionais que procuram fazer uma mudança de carreira e desejam realizar uma função que traga boa remuneração.
Requisitos para essa carreira
Em relação às qualificações para concorrer às oportunidadesde vagas de emprego nessa carreira, ter formação na área ou experiência prévia não é obrigatório.
“A experiência anterior de trabalho em ESG, embora útil, não é de forma alguma um pré-requisito neste estágio inicial da carreira”, comenta Claude Schwab do HF Observer.
Contudo, um estudo revelou que as contratações na área ESG mostrou que ter ESG mencionado em pelo menos algum lugar do seu currículo era uma vantagem importante. De acordo ainda com o estudo, um bom número de pessoas possuia certificações ESG ou eram filiados a organizações ESG.