Empresa norte-americana desenvolve mini turbina hidroelétrica inovadora, capaz de gerar até 130 mil kWh de energia limpa anualmente, com potencial para transformar o mercado elétrico.
Mini turbinas hidroelétricas estão emergindo no mercado como uma alternativa inovadora para fornecer energia a residências e comunidades, sem a necessidade de represas ou fluxos de água intensos. Esses dispositivos são capazes de operar em rios e até em corpos de água com menor volume e inclinação. A novidade, no entanto, é a mini turbina hidroelétrica InPipe HydroXS, que vai um passo além ao utilizar o fluxo de água em encanamentos para gerar energia limpa, representando um avanço significativo na tecnologia de energia sustentável.
Entenda como funciona a nova mini turbina hidroelétrica
Vale destacar que a tecnologia deve ser utilizada em grandes tubulações, não em encanamentos domésticos. As turbinas são ideais para sistemas de distribuição de água potável, estações de tratamento, instalações industriais e outras plantas, os equipamentos estão disponíveis em diversos tamanhos.
A ideia é simples: transformar a funcionalidade das válvulas de controle comuns em uma fonte de energia limpa. Essa tecnologia não apenas gerencia o controle de pressão e fluxo com exatidão, mas também transforma a pressão da água que circula no encanamento em energia elétrica, um recurso que antes era desperdiçado.
- Porque os cientistas afirmam que encontrar vida alienígena agora é ‘apenas uma questão de tempo’
- Toyota investe R$ 61 bilhões na “Cidade do Futuro” ao pé do Monte Fuji e busca moradores para testar novas tecnologias revolucionárias em um projeto que promete mudar o mundo!
- Cientistas dos EUA criam material de blindagem mais forte de todos os tempos com 100 trilhões de ligações
- Bracell Emprega tecnologia de ponta para combater incêndios florestais e proteger o meio ambiente
Esta nova mini turbina hidroelétrica representa um avanço importante, visto que reduz custos operacionais, economiza água, reduz as emissões de CO2 e prolonga a vida útil da infraestrutura. O conceito central do InPipe HydroXS é dar um novo valor para a pressão da água, transformando-a em energia elétrica. Isto resulta em um abastecimento de água mais acessível e confiável para empresas e clientes.
Com a capacidade de implantação de uma única unidade para um sistema inteiro, os benefícios dimensionados em termos de economia de energia, cumprimento de metas de sustentabilidade e conservação de água.
Nova mini turbina hidroelétrica pode gerar até 130 mil kWh por ano
A nova tecnologia da InPipe Energy, sediada no estado de Oregon, foi implementada pela primeira vez na Califórnia. O East Bay Municipal Utility District (EBMUD), instalou a mini turbina hidroelétrica para aproveitar o fluxo das tubulações municipais de água para gerar energia limpa, um potencial para gerar cerca de 130 mil kWh por ano.
A microturbinização, base dessa tecnologia, usa, de forma eficiente, a energia hidrelétrica de córregos, tubulações e rios, operando continuamente e se adaptando à vazão e à pressão da água.
A EBMUD, como um dos principais fornecedores de água e águas residuais na Califórnia, conseguiu reduzir as suas emissões de CO2 em 50% desde 2000, devido à energia limpa e a equipamentos eficientes. Este projeto de mini turbina hidroelétrica está inserido em sua estratégia de descarbonização, com foco em alcançar a neutralidade carbônica até 2030.
Vantagens da nova tecnologia de geração de energia limpa
Entre os principais benefícios do equipamento, a fabricante destaca a geração de energia limpa aproveitando a pressão não utilizada e a integração simples em pipelines existentes sem interromper a operação normal.
O sistema pode ser uma ferramenta eficiente para a redução das emissões de poluentes e a dependência de fontes de energia com base em carbono. Para monitorar a vazão da água e a geração de energia, e um painel de controle InPipe fornece constantemente informações hidráulicas, possibilitando um monitoramento eficaz da produção de energia e da sustentabilidade.
A cidade de Portland, no estado de Oregon, também já testou uma iniciativa semelhante. O método foi desenvolvido em parceria com a empresa LucidEnergy e o sistema funciona com pequenas turbinas instaladas nos canos, que giram devido ao fluxo d´água e enviam essa energia para um gerador, que é direcionado à rede elétrica da cidade. A mesma empresa já usou o mesmo método para alimentar postes de luz e outros pontos na Califórnia.