Menu
Início Nova mini turbina hidroelétrica capaz de gerar 130 mil kWh promete energia limpa usando água de tubulações

Nova mini turbina hidroelétrica capaz de gerar 130 mil kWh promete energia limpa usando água de tubulações

6 de fevereiro de 2024 às 19:39
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Nova mini turbina hidroelétrica promete energia limpa usando água de tubulações
Foto: Divulgação/InPipe HydroXS

Empresa norte-americana desenvolve mini turbina hidroelétrica inovadora, capaz de gerar até 130 mil kWh de energia limpa anualmente, com potencial para transformar o mercado elétrico.

Mini turbinas hidroelétricas estão emergindo no mercado como uma alternativa inovadora para fornecer energia a residências e comunidades, sem a necessidade de represas ou fluxos de água intensos. Esses dispositivos são capazes de operar em rios e até em corpos de água com menor volume e inclinação. A novidade, no entanto, é a mini turbina hidroelétrica InPipe HydroXS, que vai um passo além ao utilizar o fluxo de água em encanamentos para gerar energia limpa, representando um avanço significativo na tecnologia de energia sustentável.

Entenda como funciona a nova mini turbina hidroelétrica

Vale destacar que a tecnologia deve ser utilizada em grandes tubulações, não em encanamentos domésticos. As turbinas são ideais para sistemas de distribuição de água potável, estações de tratamento, instalações industriais e outras plantas, os equipamentos estão disponíveis em diversos tamanhos.

Artigos recomendados

A ideia é simples: transformar a funcionalidade das válvulas de controle comuns em uma fonte de energia limpa. Essa tecnologia não apenas gerencia o controle de pressão e fluxo com exatidão, mas também transforma a pressão da água que circula no encanamento em energia elétrica, um recurso que antes era desperdiçado.

Esta nova mini turbina hidroelétrica representa um avanço importante, visto que reduz custos operacionais, economiza água, reduz as emissões de CO2 e prolonga a vida útil da infraestrutura. O conceito central do InPipe HydroXS é dar um novo valor para a pressão da água, transformando-a em energia elétrica. Isto resulta em um abastecimento de água mais acessível e confiável para empresas e clientes.

Com a capacidade de implantação de uma única unidade para um sistema inteiro, os benefícios dimensionados em termos de economia de energia, cumprimento de metas de sustentabilidade e conservação de água.

Nova mini turbina hidroelétrica pode gerar até 130 mil kWh por ano

A nova tecnologia da InPipe Energy, sediada no estado de Oregon, foi implementada pela primeira vez na Califórnia. O East Bay Municipal Utility District (EBMUD), instalou a mini turbina hidroelétrica para aproveitar o fluxo das tubulações municipais de água para gerar energia limpa, um potencial para gerar cerca de 130 mil kWh por ano.

A microturbinização, base dessa tecnologia, usa, de forma eficiente, a energia hidrelétrica de córregos, tubulações e rios, operando continuamente e se adaptando à vazão e à pressão da água.

A EBMUD, como um dos principais fornecedores de água e águas residuais na Califórnia, conseguiu reduzir as suas emissões de CO2 em 50% desde 2000, devido à energia limpa e a equipamentos eficientes. Este projeto de mini turbina hidroelétrica está inserido em sua estratégia de descarbonização, com foco em alcançar a neutralidade carbônica até 2030.

Vantagens da nova tecnologia de geração de energia limpa

Entre os principais benefícios do equipamento, a fabricante destaca a geração de energia limpa aproveitando a pressão não utilizada e a integração simples em pipelines existentes sem interromper a operação normal.

O sistema pode ser uma ferramenta eficiente para a redução das emissões de poluentes e a dependência de fontes de energia com base em carbono. Para monitorar a vazão da água e a geração de energia, e um painel de controle InPipe fornece constantemente informações hidráulicas, possibilitando um monitoramento eficaz da produção de energia e da sustentabilidade.

A cidade de Portland, no estado de Oregon, também já testou uma iniciativa semelhante. O método foi desenvolvido em parceria com a empresa LucidEnergy e o sistema funciona com pequenas turbinas instaladas nos canos, que giram devido ao fluxo d´água e enviam essa energia para um gerador, que é direcionado à rede elétrica da cidade. A mesma empresa já usou o mesmo método para alimentar postes de luz e outros pontos na Califórnia.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar