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Nova lei dos retrovisores já multa motoristas em todo o Brasil e pega condutores desprevenidos nas blitzes de 2025

Escrito por Caio Aviz
Publicado em 14/06/2025 às 11:59
Motorista é abordado em blitz noturna por causa da nova lei dos retrovisores no Brasil em 2025
Condutores são surpreendidos por fiscalização nas ruas com a nova regra dos retrovisores obrigatórios em vigor desde junho de 2025.
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Regra nacional sobre espelhos retrovisores físicos e digitais entra em vigor em junho de 2025 e já causa apreensão entre os condutores

Uma importante mudança no trânsito brasileiro entrou em vigor este mês e tem pegado de surpresa motoristas em todas as regiões do país.

Desde o dia 13 de junho de 2025, passou a ser obrigatória a conformidade com as exigências atualizadas da Resolução Nº 966/2022 do CONTRAN, que trata dos espelhos retrovisores físicos e digitais. A nova norma, embora publicada originalmente em junho de 2022, tem sua aplicação plena em 2025, com implicações diretas para veículos de passeio, ônibus, caminhões e motocicletas.

As penalidades, que envolvem multa, pontos na carteira e até retenção do veículo, já começaram a ser aplicadas por agentes de trânsito em todo o Brasil.

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O que mudou com a nova regulamentação

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a nova legislação exige que todos os veículos automotores — sejam eles nacionais ou importados — possuam dois retrovisores externos e um interno, devidamente homologados.

Além disso, o texto também autoriza, de forma expressa, a instalação de retrovisores digitais com câmeras e monitores. Contudo, para que essa substituição seja legal, os equipamentos precisam:

  • Ser certificados pelo INMETRO
  • Reproduzir imagens em tempo real com nitidez, mesmo sob chuva ou luz solar direta
  • Cobrir o mesmo campo de visão ou maior do que os espelhos convencionais
  • Atender às dimensões mínimas técnicas, com área refletora superior a 69 cm²

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), a medida busca aumentar a segurança viária, especialmente em vias urbanas com tráfego intenso e estradas de alta velocidade.

Aplicação da lei avança em etapas desde 2019

Embora muitos condutores só estejam tomando conhecimento agora, o processo de implementação da nova regra ocorre há anos:

  • Janeiro de 2019: medida passou a valer para motocicletas e ciclomotores
  • Outubro de 2022: veículos importados e nacionais começaram a ser enquadrados gradualmente
  • Outubro de 2024: modelos produzidos no Brasil para passeio já estavam obrigados a seguir o padrão
  • Junho de 2025: início da fiscalização nacional plena, incluindo ônibus e caminhões pesados

De acordo com o especialista em segurança automotiva Luiz Fernando Gonçalves, do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito, além de modernizar o setor, a regulamentação também visa alinhar o Brasil não apenas às tendências mundiais de uso de tecnologia automotiva, como também à prevenção de acidentes urbanos, conforme destacou o profissional.

Multas, retenção e perda de pontos já estão em vigor

Com o início da fiscalização intensiva, motoristas que circularem sem os retrovisores exigidos serão penalizados com base no Código de Trânsito Brasileiro. As penalidades incluem:

  • Multa de R$ 195,23
  • Cinco pontos na carteira de habilitação
  • Retenção imediata do veículo até a regularização do item

Além disso, autoridades têm utilizado câmeras de monitoramento em vias urbanas e rodovias para identificar infrações relacionadas à ausência ou ao mau estado dos retrovisores.

Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Tráfego (ABET), os retrovisores estão entre os itens de segurança mais negligenciados, mas também mais decisivos para evitar colisões laterais e traseiras.

Riscos para donos de veículos mais antigos

A nova norma também tem afetado diretamente proprietários de veículos com mais de 10 anos de fabricação. Isso porque, embora os carros mais antigos possam manter os espelhos convencionais, é necessário garantir que estejam intactos, bem fixados e dentro das medidas exigidas.

Em caso de substituição por retrovisores digitais, será obrigatório:

  1. Adquirir equipamentos homologados pelo INMETRO
  2. Instalar em oficinas credenciadas com emissão de laudo técnico
  3. Apresentar documentação atualizada, quando solicitado pelas autoridades

Segundo o engenheiro automotivo Ricardo Matos, da Federação Nacional da Reparação de Veículos, “muitos proprietários já estão enfrentando dificuldades para adaptar seus veículos, devido ao custo elevado e à escassez de oficinas credenciadas em cidades menores”.

Medida visa segurança, mas preocupa usuários

Embora o objetivo seja claro — reduzir acidentes e ampliar o campo de visão do motorista —, muitos condutores têm relatado falta de informação e surpresa diante da fiscalização.

Em entrevista à Revista AutoMotor no dia 10 de junho, a coordenadora de educação para o trânsito Juliana Ribeiro afirmou que “a transição não foi suficientemente divulgada, e isso tem causado apreensão entre os condutores que não sabiam da obrigatoriedade”.

Além disso, entidades ligadas ao setor automotivo apontam que o número de multas por falta ou inadequação dos retrovisores cresceu 22% entre maio e a primeira semana de junho de 2025.

Fiscalização mais rigorosa exige atenção dos condutores

Com a aplicação nacional das novas regras, portanto, os motoristas devem, além disso, se manter atualizados e, consequentemente, realizar revisões periódicas. Especialmente, devem atentar-se aos seguintes aspectos:

  • Verificar trincas, folgas ou desajustes nos retrovisores
  • Certificar-se de que os equipamentos digitais possuem laudo e certificação válidos
  • Adaptar o veículo conforme as diretrizes estabelecidas pela Resolução Nº 966/2022

Especialistas destacam que a medida está alinhada a tendências internacionais de modernização do trânsito. No entanto, o sucesso da implementação dependerá de ações educativas, incentivo à adaptação e fiscalização justa e transparente.

O que você acha da nova regra?

Diante desse novo cenário, surge, assim, uma dúvida importante: os motoristas devem priorizar a rápida adaptação tecnológica para evitar multas, ou o governo deveria ampliar o prazo e investir mais em campanhas educativas?

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Caio Aviz

Escrevo sobre o mercado offshore, petróleo e gás, vagas de emprego, energias renováveis, mineração, economia, inovação e curiosidades, tecnologia, geopolítica, governo, entre outros temas. Buscando sempre atualizações diárias e assuntos relevantes, exponho um conteúdo rico, considerável e significativo. Para sugestões de pauta e feedbacks, faça contato no e-mail: avizzcaio12@gmail.com.

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