A tão aguardada nova Honda Hornet, anunciada pela fabricante japonesa, está prestes a chegar ao Brasil e promete abalar o mercado como a substituta oficial da CB 500F. O modelo vem com um motor que entrega 48 cv de potência, trazendo inovação e desempenho para os entusiastas das duas rodas.
A Honda planeja descontinuar a CB 500F no Brasil, uma decisão já tomada em outros mercados. A substituta será a nova Honda Hornet 500, apresentada no EICMA 2023 ao lado da Hornet de 1.000 cc. Com isso, a linha “Hornet” agora conta com três modelos: a CB 750, lançada em 2022, e as novas Honda Hornet 500 e 1000, reveladas no Salão de Milão do último ano. Essa mudança promete trazer inovações e novas opções para os fãs da marca no Brasil.
Substituta da CB 500F entrega 48 cv de potência máxima
As principais mudanças na nova Honda Hornet 500 está no visual, estreando novas linhas, bem agressivas, nos mesmos moldes de suas irmãs maiores CB750 e CB1000. A substituta da CB 500F tem iluminação full-LED e estreia um farol remodelado e desenvolvido para oferecer uma melhor distribuição do feixe de luz. Contemplam seu design o pequeno para-brisa sob a lente dianteira, com abas ao lado.
Já na traseira, o destaque da nova Honda Hornet 500 vai para a rabeta afinada e a lanterna verticalizada, também com um desenho inédito. O painel também é único, com uma tela em TFT de 5 polegadas e com conectividade gerenciada por comandos no punho esquerdo. Também há conectividade com smartphones por meio do aplicativo Honda RoadSync, para IOS ou Android. O app também permite acesso com fones de ouvido dentro do capacete.
- Descubra a saúde do seu carro com o ‘Exame de Toque’ no escapamento
- Toyota abala o mercado e revela novo carro elétrico que promete autonomia impressionante de 605 km, capaz de fazer São Paulo ao Rio em uma só carga
- Novo BYD Z9 GT 2025: Wagon de 858 cavalos, 0 a 100 em 3,6 segundos e por metade do preço do concorrente!
- Novo Honda Civic Type R 2024: 297 cavalos, R$ 430 mil e 0-100 em 5,5 segundos: O esportivo MAIS insano da Honda!
A motorização da substituta da CB 500F teve sua motorização preservada. Sendo assim, a missão de empurrar a moto segue a cargo de um motor de dois cilindros em linha de 471 cm³, 48 cv de potência máxima a 8.600 rpm e 4,3 kgfm de torque a 6.500 giros.
Como novidades, a nova Honda Hornet 500 recebe uma ECU reprogramada para melhorar as respostas do acelerador, além de controle de tração como item de série.
Nova moto conta com 17,1 litros de tanque de combustível
No restante, a substituta da CB 500F traz as mesmas especificações da agora aposentada. As suspensões também não foram trocadas, isto é, seguem as mesmas, sendo um garfo dianteiro invertido Showa SFF-BP de 41 mm e monoamortecedor traseiro com pro-link, ajuste pré-carga e braço oscilante cruzado em aço. Os freios também preservam o competente pacote das antecessoras, com dois discos de 296 mm e pinças radiais Nissin na frente e disco de 240 mm com pinça simples atrás.
O banco de dois níveis da nova Honda Hornet 500 fica a 785 mm do chão. As pedaleiras em alumínio, as rodas em liga com aros de 17 polegadas mais ágeis e o guidão cônico proporcionam uma posição de pilotagem mais ereta, típica das motos de uso urbano. A altura livre do solo é de 145 mm capaz de vencer as lombadas, o tanque comporta 17,1 litros e o peso é de 188 kg.
Possível preço da substituta da CB 500F
A nova Honda Hornet 500 substituirá a CB 500F e o processo está acontecendo primeiro na Europa, onde o modelo é vendido desde o começo deste ano. O preço sugerido por lá é de 7 mil euros.
Convertendo para nossa moeda, o valor fica em torno de R$ 38 mil. Assim como acontece por aqui, esse é um preço sugerido, sem levar em conta os impostos ou taxas de frete. Por ora, ainda não há nenhuma previsão de lançamento da nova Hornet 500 no mercado brasileiro. Contudo, ela poderá ser a substituta da CB 500F no mercado já em 2025.