Modelo substitui a CRF 250F com novo motor, câmbio revisado, suspensão aprimorada e visual inspirado nas versões de competição, prometendo mais desempenho e controle para uso exclusivo em trilhas no Brasil.
A Honda CRF 300F 2026 revelou nesta segunda-feira (11) que fará sua estreia nas concessionárias em setembro, com preço sugerido de R$ 24.027 (base SP, sem frete), na cor vermelha e garantia de três meses para uso exclusivo em trilhas.
Ela substitui a 250F e estreia motor de 293,5 cm³, câmbio de seis marchas, freios a disco do tipo wave e visual alinhado à família CRF 450R/RX.
O conjunto entrega 24,6 cv a 7.500 rpm e 2,59 kgf.m a 6.000 rpm, além de melhorias de chassi e suspensão para encarar trechos técnicos com mais controle.
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Preço, data e público-alvo
A Honda CRF 300F 2026 chega em setembro de 2025 com valor público sugerido de R$ 24.027.
O modelo mantém posicionamento off-road recreativo e de treinamento, sem homologação para vias públicas, voltado a trilhas, enduro leve e uso em propriedade rural.
A garantia é de 3 meses, padrão para produtos off-road da marca no Brasil.
Motor e desempenho
A novidade adota um monocilíndrico OHC (comando simples no cabeçote), arrefecido a ar, de 293,52 cm³, com injeção eletrônica PGM-FI e partida elétrica.
Segundo a fabricante, as acelerações ficaram mais vivas em comparação à 250F, com ganhos de 11% em potência e 13,6% em torque.
A relação final recebeu pinhão de 14 dentes (antes 13) para aproveitar melhor a nova curva de força.
O radiador de óleo foi reposicionado para reduzir risco de danos e estabilizar a temperatura em uso intenso.
“Agora com seis marchas, a nova Honda CRF 300F oferece mais controle durante a pilotagem.”
“Mais força e aceleração” na faixa baixa e média de rotações são os destaques informados pela marca.
Diferenças em relação à CRF 250F
Além do salto de cilindrada, a Honda CRF 300F 2026 traz câmbio de seis velocidades, calibração de suspensão revista e melhor gerenciamento térmico.
Na prática, isso se traduz em saídas de curva mais cheias, trocas de marcha melhor escalonadas e resistência superior ao calor em trilhas longas.
Chassi, suspensão e freios
A arquitetura segue o chassi de aço do tipo twin tube, com foco em durabilidade e rigidez.
O conjunto manteve a agilidade tradicional e o peso seco de 119 kg, favorecendo mudanças rápidas de direção em terrenos soltos.
Na dianteira, há garfo telescópico de 41 mm com curso de 240 mm.
Atrás, sistema Pro-Link com 230 mm de curso e articulações em alumínio, solução que melhora progressividade e reduz massa não suspensa.
Os freios são a disco do tipo wave para melhor dissipação de calor: 240 mm com pinça dupla na frente e 220 mm com pinça simples na traseira.
As rodas raiadas usam aros 21 pol. (dianteiro) e 18 pol. (traseiro), calçadas com pneus Pirelli Scorpion XC, combinando tração em terra fofa com resistência a impactos.
Mais controle na pilotagem
Com a sexta marcha, o motor trabalha em rotações mais adequadas, o que reduz esforço em transições de piso e amplia a faixa útil nas subidas.
A revisão de geometria e de molas/amortecimento aumenta o contato do pneu com o solo, especialmente em costelas e cascalho.
Dimensões, ergonomia e tanque
A Honda CRF 300F 2026 mede 2.105 mm de comprimento, 800 mm de largura e 1.188 mm de altura.
A distância entre eixos é de 1.417 mm, a altura do assento é de 888 mm e a folga do solo é de 290 mm, medidas que favorecem a passagem por valetas e pedras.
O tanque de combustível tem 6,0 litros, suficiente para treinos e trilhas médias, considerando a proposta recreativa.
O assento estreito e comprido facilita trocar de posição rapidamente entre trechos de pé e sentado.
Visual inspirado nas CRF de competição
As aletas do tanque foram redesenhadas e os grafismos seguem a linguagem das CRF 450R e CRF 450RX, reforçando a identidade esportiva.
O pacote visual privilegia superfícies resistentes a raspadas e fácil manutenção das carenagens, úteis em quedas típicas de trilhas.
Comportamento na trilha
Com 24,6 cv e 2,59 kgf.m, a entrega favorece tração desde baixa rotação para subir morros e sair de curvas fechadas sem patinar.
A calibragem de suspensão revista trabalha para manter a frente estável em frenagens no cascalho.
Os discos wave suportam repetidas frenagens em descidas longas, reduzindo fading (perda de eficiência por aquecimento).
Ficha técnica – Honda CRF 300F 2026
Item | Especificação |
---|---|
Motor | OHC, 4 tempos, arrefecimento a ar, injeção eletrônica PGM-FI |
Cilindrada | 293,52 cm³ |
Potência | 24,6 cv a 7.500 rpm |
Torque | 2,59 kgf.m a 6.000 rpm |
Transmissão | 6 marchas |
Partida | Elétrica |
Diâmetro x Curso | 77,0 x 63,03 mm |
Taxa de compressão | 9,3:1 |
Chassi | Twin tube em aço |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico de 41 mm |
Curso dianteiro | 240 mm |
Suspensão traseira | Pro-Link com articulação em alumínio |
Curso traseiro | 230 mm |
Freio dianteiro | Disco wave de 240 mm, pinça dupla |
Freio traseiro | Disco wave de 220 mm, pinça simples |
Pneus (dianteiro) | 80/100-21 |
Pneus (traseiro) | 100/100-18 |
Roda dianteira | 21 polegadas |
Roda traseira | 18 polegadas |
Comprimento x Largura x Altura | 2.105 x 800 x 1.188 mm |
Entre-eixos | 1.417 mm |
Altura livre do solo | 290 mm |
Altura do assento | 888 mm |
Peso seco | 119 kg |
Capacidade do tanque | 6,0 litros |
Iluminação | Farol 35 W |
Lançamento e avaliação de compra
A nova CRF 300F começa a ser vendida em setembro de 2025, apenas na cor vermelha.
Para decidir, pese o salto de torque e o câmbio de seis velocidades frente à antiga 250F, além do custo de entrada e do perfil de uso.
Trata-se de uma off-road de trilha, pensada para quem quer evoluir habilidade sem partir para motos de competição pura.
Upgrade para donos da 250F
Se a prioridade é mais fôlego nas subidas e trocas de marcha mais precisas em trechos variados, o upgrade entrega ganhos objetivos de desempenho e controle.
Quem roda ocasionalmente em fazenda ou treina aos fins de semana deve sentir diferença principalmente nas retomadas e na escalada de obstáculos.
Declarações oficiais
A Honda resume os pilares do projeto com frases como “Mais força e aceleração” e “Agora com seis marchas, a nova Honda CRF 300F oferece mais controle durante a pilotagem”.
A marca também destaca que a suspensão foi redesenhada para absorver melhor os impactos e que o novo radiador de óleo melhora a refrigeração e a durabilidade do motor em uso severo.
E você, pensa em migrar para a Honda CRF 300F 2026? O que pesa mais na decisão: o motor de 293,5 cm³, o câmbio de seis marchas ou o preço de R$ 24.027?