1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Nova Honda Biz 2025 lançada! Por menos de 13 mil reais, com motor 123 cc e fazendo 62,8 km/l modelo chega ao Brasil para tirar o reinado da Pop
Tempo de leitura 3 min de leitura

Nova Honda Biz 2025 lançada! Por menos de 13 mil reais, com motor 123 cc e fazendo 62,8 km/l modelo chega ao Brasil para tirar o reinado da Pop

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 26/08/2024 às 01:48
Nova Honda Biz 2025 lançada! Por menos de 13 mil reais, com motor 123 cc e fazendo 62,8 km/l modelo chega ao Brasil para tirar o reinado da Pop 
Foto: Divulgação

A nova Honda Biz 2025 foi anunciada com um preço inicial de menos de R$ 13 mil. O modelo da marca japonesa chega ao mercado com novos diferenciais em design, motor e no sistema de freios, prometendo atender às expectativas dos consumidores que buscam uma motocicleta prática e econômica.

A Honda Biz 125 2025 foi oficialmente lançada pela marca japonesa nesta sexta-feira (23), trazendo atualizações que prometem consolidar ainda mais sua posição como uma das motos mais vendidas do Brasil. O modelo, que já é o segundo mais popular do país, agora conta com um motor revisado, mudanças significativas no design e uma importante atualização no sistema de freios, garantindo mais segurança e eficiência.

A linha 2025 deixa de oferecer a versão 110, concentrando-se exclusivamente nas duas novas opções de 125 cilindradas, o que reforça o compromisso da Honda em oferecer qualidade e inovação no segmento de motos urbanas.

Diferença no novo motor da nova Honda Biz 2025

O preço da Biz 125 ES 2025 de entrada é de R$ 12 mil, enquanto a topo de linha EX sai por R$ 14.970. Isso significa que a ES é a substituta da antiga 110, que era vendida por R$ 11.670, assim com um acréscimo de R$ 330. Os valores são Preço Público Sugerido (PPS) pela montadora, não incluindo o frete. No caso da Biz 125 EX houve um aumento de R$ 360 na comparação com a Biz 125 2024.

O motor da nova Honda Biz 2025 não é o mesmo da versão anterior, apesar de manter configurações parecidas, como ser do tipo OHC com refrigeração a ar, sua base é nova. Está ligeiramente menor, passando de 124,9 cc para 123,9 cc. Na verdade, a base deste propulsor é a mesma que podemos ver na Pop 110 2025.

Nova Honda Biz 2025 lançada! Por menos de 13 mil reais, com motor 123 cc e fazendo 62,8 km/l modelo chega ao Brasil para tirar o reinado da Pop 
Nova Honda Biz 2025/Divulgação

Para se adequar à nova fase do Promot 5, que se inicia em 2025, a empresa não pode reaproveitar o motor anterior. O modelo acabou ganhando também um pouco mais de potência com 9,53 cavalos a 7.500 rpm – antes, eram 9,2 cavalos. Por sua vez, o torque teve uma ligeira redução e agora entrega 1,03 kgfm, enquanto a Biz 1250 entregava 1,04 kgfm.

Nova Honda Biz é econômica e veloz

Os dados são válidos tanto para o motor Flex, da Biz EX, assim como a versão apenas a gasolina da Biz ES. De acordo com a Honda, a velocidade máxima da Biz 125 ES é de 95,8 km/h, enquanto a Biz 125 EX faz 95,6 km/h (etanol) e 97,3 km/h (gasolina). O consumo urbano médio do modelo é de 62,8 km/l com autonomia de 314 km.

Para as trocas de marchas, a motocicleta segue equipada com câmbio semi-automático de 4 marchas, sem manete de embreagem. Este dispositivo é do tipo rotativo, desta forma, ao chegar na 4ª marcha é possível passar diretamente com o neutro, mas somente com a moto parada.

Segundo a empresa, não houve alteração na transmissão secundária e também no escalonamento das marchas, porém, a nova Honda Biz 2025 recebeu uma nova corrente: uma 420 no lugar da 428 com o objetivo de perder menos energia em atrito.

Nova moto da Honda não conta com pedal de freio

A nova Honda Biz 2025 não conta com pedal de freio, visto que o item foi substituído por um manete no lado esquerdo do guidão, agora responsável pela frenagem traseira. A ideia da empresa foi deixar o modelo mais semelhante às scooters, que costumeiramente possuem freios assim.

O sistema segue com CBS (freios combinados), que reparte a frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro. Para a Biz 125 ES a Honda manteve a moto apenas com freios do tipo a tambor. Na dianteira com 130 mm e na traseira também com 130 mm (20 mm a mais do que na antiga Biz).

Em termos estruturais, a empresa também fez alterações no chassi. O quadro monobloco de aço agora conta com tubo de secção quadrada. O objetivo desta alteração foi incrementar resistência e rigidez estrutural, segundo a empresa.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos