Mercado de picapes elétricas em crescente expansão: nova Ford ranger elétrica chegará em breve ao mercado automotivo e promete ser uma rival direta da Toyota Hilux.
A Ford está se preparando para lançar a Ranger EV, uma versão elétrica de tamanho médio da atual picape. O modelo, que pode competir com a Toyota Hilux, deve entrar em produção em 2027 e será baseado em uma nova plataforma desenvolvida por uma equipe que opera de forma independente dentro da empresa, com menos burocracia e mais liberdade criativa, liderado por Alan Clarke, um ex-engenheiro da Tesla que foi essencial no desenvolvimento do Model Y, atualmente o carro mais vendido do mundo.
Entenda a iniciativa da Ford com o anúncio oficial da nova Ranger elétrica
A nova Ford Ranger elétrica será o primeiro modelo a utilizar a nova arquitetura da marca e parece que esse modelo estará no mercado de picapes elétricas junto à tradicional versão a combustão.
Todos os rumores indicam que a arquitetura utilizada será a TE1. O mercado de picapes elétricas atual passa por uma intensa guerra de preços globais, impulsionada pela supercapacidade e a chegada de aproximadamente 150 novos modelos elétricos previstos na América do Norte até o final de 2026.
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Esse cenário de competição acirrada tem levado algumas montadoras a utilizarem uma estratégia de redução de preço. Contudo, essa estratégia pode trazer riscos, como a depreciação das marcas e problemas financeiros futuros, segundo o presidente e CEO da Ford, Jim Farley.
Enquanto isso, a Ford já reduziu os preços do Mustang Mach-E 2025 e conseguiu cortar seus custos em US$ 5 mil (R$ 28.835 mil reais) por unidade nos últimos 24 meses. Com isso, a montadora espera economizar US$ 1 bilhão em veículos elétricos este ano, focando na redução de custos e na eficiência operacional.
Nova Ford Ranger elétrica pode chegar em 2027
Apesar de recente no mercado brasileiro, a Ford Ranger, rival da Toyota Hilux, já faz dois anos no mercado global e a Ford já trabalha na reestilização da geração atual, que deve estrear em meados de 2026 e 2027, quando o visual atual terá cinco anos de lançamentos.
Conforme informações, a nova Ford Ranger elétrica, rival da Toyota Hilux, deve chegar em 2027, com base em uma plataforma inédita. Ainda não se sabe se o modelo a combustão ganhará a nova base ou se será algo exclusivo para o mercado de picapes elétricas, que deve ser a alternativa mais lógica para a Ford.
O projeto da picape elétrica está atualmente em desenvolvimento pelo time “skunkworks” da Ford na Califórnia e conta com a participação de mais de 100 pessoas. Segundo Farley, foram recrutados os profissionais mais qualificados tecnicamente e criativos de dentro e de fora da Ford para impulsionar uma mudança radical na forma como a marca desenvolve um veículo elétrico.
Mercado de picapes elétricas no Brasil
Enquanto a nova Ford Ranger elétrica não chega para competir com o Toyota Hilux, o mercado conta com duas únicas picapes eletrificadas: a Ford Maverick e a BYD Shark. Ambas representam a crescente demanda por veículos sustentáveis e a transição para a eletrificação no segmento de picapes, cada uma oferecendo suas características que atendem diferentes perfis de consumidores.
A Maverick, por exemplo, combina esportividade e versatilidade, enquanto a BYD Shark foca em tecnologia e eficiência energética.
A Ford Maverick é uma picape intermediária, equipada com um motor 2.0 L EcoBoost que entrega 253 cv e 38,75 kgfm de torque acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades.
Já a BYD Shark tem um motor elétrico que proporciona uma condução silenciosa. A Shark oferece recursos tecnológicos, incluindo um sistema de entretenimento multimídia, conectividade e assistentes de direção. O design interno é espaçoso e confortável, ideal para famílias pequenas.