1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Nova Ford Ranger elétrica chega ao mercado para surpreender e desbancar a Toyota Hilux: lançamento revolucionário promete mudar o jogo no mercado de picapes elétricas
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

Nova Ford Ranger elétrica chega ao mercado para surpreender e desbancar a Toyota Hilux: lançamento revolucionário promete mudar o jogo no mercado de picapes elétricas

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/11/2024 às 11:25
Nova Ford Ranger elétrica chega ao mercado para surpreender e desbancar a Toyota Hilux: lançamento revolucionário promete mudar o jogo no mercado de picapes elétricas
Foto: Divulgação/Ford

Mercado de picapes elétricas em crescente expansão: nova Ford ranger elétrica chegará em breve ao mercado automotivo e promete ser uma rival direta da Toyota Hilux.

A Ford está se preparando para lançar a Ranger EV, uma versão elétrica de tamanho médio da atual picape. O modelo, que pode competir com a Toyota Hilux, deve entrar em produção em 2027 e será baseado em uma nova plataforma desenvolvida por uma equipe que opera de forma independente dentro da empresa, com menos burocracia e mais liberdade criativa, liderado por Alan Clarke, um ex-engenheiro da Tesla que foi essencial no desenvolvimento do Model Y, atualmente o carro mais vendido do mundo.

Entenda a iniciativa da Ford com o anúncio oficial da nova Ranger elétrica

A nova Ford Ranger elétrica será o primeiro modelo a utilizar a nova arquitetura da marca e parece que esse modelo estará no mercado de picapes elétricas junto à tradicional versão a combustão.

Todos os rumores indicam que a arquitetura utilizada será a TE1. O mercado de picapes elétricas atual passa por uma intensa guerra de preços globais, impulsionada pela supercapacidade e a chegada de aproximadamente 150 novos modelos elétricos previstos na América do Norte até o final de 2026.

Esse cenário de competição acirrada tem levado algumas montadoras a utilizarem uma estratégia de redução de preço. Contudo, essa estratégia pode trazer riscos, como a depreciação das marcas e problemas financeiros futuros, segundo o presidente e CEO da Ford, Jim Farley.

Enquanto isso, a Ford já reduziu os preços do Mustang Mach-E 2025 e conseguiu cortar seus custos em US$ 5 mil (R$ 28.835 mil reais) por unidade nos últimos 24 meses. Com isso, a montadora espera economizar US$ 1 bilhão em veículos elétricos este ano, focando na redução de custos e na eficiência operacional.

Nova Ford Ranger elétrica pode chegar em 2027

Apesar de recente no mercado brasileiro, a Ford Ranger, rival da Toyota Hilux, já faz dois anos no mercado global e a Ford já trabalha na reestilização da geração atual, que deve estrear em meados de 2026 e 2027, quando o visual atual terá cinco anos de lançamentos.

Conforme informações, a nova Ford Ranger elétrica, rival da Toyota Hilux, deve chegar em 2027, com base em uma plataforma inédita. Ainda não se sabe se o modelo a combustão ganhará a nova base ou se será algo exclusivo para o mercado de picapes elétricas, que deve ser a alternativa mais lógica para a Ford.

O projeto da picape elétrica está atualmente em desenvolvimento pelo time “skunkworks” da Ford na Califórnia e conta com a participação de mais de 100 pessoas. Segundo Farley, foram recrutados os profissionais mais qualificados tecnicamente e criativos de dentro e de fora da Ford para impulsionar uma mudança radical na forma como a marca desenvolve um veículo elétrico.

Mercado de picapes elétricas no Brasil

Enquanto a nova Ford Ranger elétrica não chega para competir com o Toyota Hilux, o mercado conta com duas únicas picapes eletrificadas: a Ford Maverick e a BYD Shark. Ambas representam a crescente demanda por veículos sustentáveis e a transição para a eletrificação no segmento de picapes, cada uma oferecendo suas características que atendem diferentes perfis de consumidores. 

A Maverick, por exemplo, combina esportividade e versatilidade, enquanto a BYD Shark foca em tecnologia e eficiência energética.

A Ford Maverick é uma picape intermediária, equipada com um motor 2.0 L EcoBoost que entrega 253 cv e 38,75 kgfm de torque acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades. 

Já a BYD Shark tem um motor elétrico que proporciona uma condução silenciosa. A Shark oferece recursos tecnológicos, incluindo um sistema de entretenimento multimídia, conectividade e assistentes de direção. O design interno é espaçoso e confortável, ideal para famílias pequenas.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x